Mulher de 60 anos, portadora de insuficiência cardíac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q507815 Medicina
Mulher de 60 anos, portadora de insuficiência cardíaca classe funcional III, apesar do tratamento medicamentoso otimizado, apresenta eletrocardiograma que mostra ritmo sinusal e um bloqueio de ramo esquerdo, com intervalo QRS com duração de 150 ms , e ecocardiograma com disfunção sistólica grave (fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 25%). Foi então indicado o implante de marcapasso bivent r icular ( ressincronizador ) . Em relação a esse caso clínico, leia as afirmativas a seguir :

I. Os estudos mostram que o implante do marcapasso biventricular proporciona melhora nos sintomas e na capacidade funcional, mas não melhora a taxa de reinternação hospitalar nem a sobrevida.
II. O tratamento medicamentoso otimizado refere-se ao uso dos medicamentos que são efetivos no tratamento da insuficiência cardíaca, empregados nas doses alvos ou nas doses toleradas, respeitando-se as contraindicações.
III. O marcapasso deve ser programado em modo VVI neste caso, para permitir a estimulação simultânea dos dois ventrículos.
IV. O implante do eletrodo ventricular esquerdo é habitualmente realizado por via endocárdica, através do acesso ao seio coronário, e posicionado em uma veia cardíaca.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas