Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2026 para Enfermeiro

Foram encontradas 24 questões

Q3849170 Enfermagem
Cuidar de quem cuida


         Responder a uma pergunta várias vezes, lidar com uma crise de agressividade e insistir para que o ente querido se alimente ou tome banho. Esses são alguns dos desafios enfrentados por brasileiros que assumem a tarefa de cuidar de um familiar idoso com demência. Na sua maioria, são mulheres, mas há também homens, filhos e filhas ou netos e netas, que se dedicam àqueles que precisam de ajuda, compreensão e afeto.

     Não raro, o peso dessa rotina implica angústia, estresse e depressão, com o adoecimento de toda a família. Para atenuar esse sofrimento, o Ministério da Saúde traz a boa notícia de que está desenvolvendo um protocolo de terapia em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. Batizado de Estratégias para Cuidadores em Demência (Escada), o projeto-piloto é uma adaptação do protocolo britânico Start. Ou seja, foi testado e aprovado.

      O Hospital Oswaldo Cruz treina agentes comunitários que replicam o protocolo junto dos cuidadores, que passam por oito sessões, com suporte psicológico, nas quais aprendem técnicas de manejo do estresse. O projeto está em andamento em Vitória (ES), Manaus (AM), Chapecó (SC), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Guarapuava (PR) e Benevides (PA).

     Os cuidadores são estimulados a refletir sobre o que é a demência e como a sobrecarga do cuidado pode impactar a sua saúde; a reconhecer os padrões de comportamento do idoso e o seu próprio comportamento para evitar gatilhos e reações negativas ou impulsivas; a fortalecer a comunicação com a pessoa com demência e com outros membros da família; a evitar a solidão; a resgatar pequenos prazeres; e a planejar o futuro. Não menos importante, há técnicas de relaxamento, com exercícios de respiração, meditação e alongamento.

       O autocuidado, enfim, entrou na agenda do Sistema Único de Saúde (SUS). Já não era sem tempo, haja vista que, segundo o Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (Re)Conhecimento e Projeções Futuras, divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro do ano passado, 8,5% da população com 60 anos ou mais convive com a demência. São nada menos do que 1,8 milhão de brasileiros idosos nessa condição. Para piorar, projetam-se 5,7 milhões de pessoas com demência na terceira idade até 2050.

    Tais números mostram que o projeto Escada é mais do que bem-vindo. Com o avanço da expectativa de vida do brasileiro, essa é uma política pública necessária. Oxalá seu teste seja um sucesso e, em breve, essa iniciativa seja replicada por todo o SUS, em todo o país. Só assim serão garantidas saúde mental e qualidade de vida àqueles que cuidam dos seus e precisam cuidar de si mesmos.


(Editorial, Disponível em: https://www.estadao.com.br/opiniao, 02.11.2025. Adaptado)
Analisando-se os dados apresentados no texto, conclui-se corretamente que a quantidade de idosos com demência no Brasil é
Alternativas
Q3849187 Enfermagem
Uma mulher de 62 anos de idade, usuária do SUS, sofre um acidente vascular cerebral (AVC) e é internada em um hospital, do qual recebe alta com uma leve sequela motora, necessitando de um programa de fisioterapia e reabilitação.
Nesse caso, é correto afirmar que
Alternativas
Q3849197 Enfermagem
Considerando o Processo de Enfermagem (PE) e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Atenção Primária à Saúde (APS), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849198 Enfermagem
Considerando os processos de trabalho da equipe de enfermagem na Atenção Básica, assinale a alternativa correta sobre a supervisão do trabalho de técnicos e auxiliares de enfermagem.
Alternativas
Q3849199 Enfermagem
Assinale a alternativa que corretamente descreve o papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS) e o trabalho em equipe.
Alternativas
Q3849200 Enfermagem
Sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é correto afirmar que
Alternativas
Q3849201 Enfermagem
 Sobre a cadeia de frio e a conservação de imunobiológicos na sala de vacinação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849202 Enfermagem

Sobre a saúde da criança na Atenção Primária, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Q3849203 Enfermagem
Considere a atenção pré-natal de baixo risco na APS e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849204 Enfermagem
Sobre a atenção ao adulto e à pessoa idosa com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) na APS, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849205 Enfermagem
Considerando a assistência de enfermagem em saúde mental na Atenção Primária, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849206 Enfermagem
Sobre a assistência de enfermagem a pessoas com feridas crônicas e ostomias de eliminação na APS, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849207 Enfermagem
No que diz respeito aos cuidados paliativos desenvolvidos na Atenção Primária à Saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849208 Enfermagem
Em relação ao Programa Saúde na Escola (PSE) e às ações da equipe de enfermagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849209 Enfermagem
Considere os procedimentos de classificação de risco e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849210 Enfermagem
Sobre o suporte básico de vida (SBV) em adultos, em ambiente extra-hospitalar, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849211 Enfermagem
Sobre os cuidados de enfermagem em situações de emergência respiratória em crianças, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849212 Enfermagem
 A.B.S, 39 anos, sexo feminino, comparece ao pronto atendimento com queixa de dor torácica. Ao realizar o acolhimento, o enfermeiro, entre outras ações, buscou caracterizar a dor referida pela paciente e condições de risco para realização de classificação e encaminhamento para procedimentos estabelecidos pela instituição. Considerando dor torácica e classificação de risco, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849213 Enfermagem
T.C.D., homem, motorista de moto, chega acompanhado de familiar ao serviço de saúde de emergência com suspeita de trauma cranioencefálico após acidente por colisão com outro veículo e queda. Chega confuso, refere dor, e possui sangramento na região temporal. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3849214 Enfermagem
Em relação à assistência de enfermagem em casos de intoxicações exógenas (medicamentosas, alimentares ou por produtos químicos), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: E
5: D
6: C
7: A
8: B
9: B
10: D
11: E
12: A
13: C
14: B
15: D
16: E
17: A
18: A
19: C
20: B