Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapevi - SP 2019 para Agente de Inclusão Escolar

Foram encontradas 14 questões

Q1028404 Pedagogia
Na educação infantil, educar e cuidar são compreendidos como práticas distintas que, no fazer pedagógico, devem estar integradas, sob a responsabilidade do educador, visando ao desenvolvimento das capacidades das crianças. Nesse sentido, cuidar significa
Alternativas
Q1028405 Pedagogia
A organização dos espaços, dos mobiliários e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Nesse sentido, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1028406 Pedagogia
O preparo e a oferta de refeições em ambientes coletivos, como as escolas, demandam técnicas específicas. Sendo assim, é recomendável
Alternativas
Q1028407 Pedagogia
Mariana é professora e desenvolveu com sua turma uma atividade em que as crianças deveriam lembrar-se dos papéis assumidos por elas e pelos colegas, dos materiais e brinquedos usados, assim como do enredo e da sequência de ações que praticam, com o objetivo de ajudá-las a organizar seus pensamentos e emoções, criando condições para um melhor desenvolvimento. Atividades como esta devem ser permanentes e classificadas como
Alternativas
Q1028408 Pedagogia

Todos os profissionais de uma instituição escolar precisam ter conhecimentos sobre os diversos tipos de deficiência que acometem as pessoas, a fim de terem condições satisfatórias para atuar com essas pessoas, inclusive as crianças. Com base nesse trecho, considere as situações de uma escola infantil do município de Itapevi para responder à questão.


Situação 1: Aline é uma aluna de 4 anos e cega. Durante as refeições, na escola, Maria, a agente de inclusão escolar, acompanha Aline a sentar-se à mesa com os demais colegas. Aline escolhe os alimentos que quer comer e coloca-os no prato, dependendo de Maria apenas para indicar quais alimentos estão sendo servidos naquele dia. Ao terminar, deposita os resíduos do prato na lixeira, sempre com a supervisão de Maria.

Situação 2: Lucas, aluno de 5 anos e surdo, é acompanhado em suas atividades de sala de aula por Odete, a agente de inclusão escolar. Essa criança ainda não teve contato com Libras e não faz leitura labial. Preocupada com a independência da criança, Odete espera que Lucas entenda as orientações orais da professora, dentro do contexto dos fatos e, para não desfocá-lo, não faz uso de recursos visuais.

Situação 3: Beatriz é uma aluna de 7 anos e cadeirante. Durante o recreio, ela observa as demais crianças brincarem no pátio e Selma, a agente de inclusão escolar, permanece ao seu lado, oferecendo-lhe materiais para pintura e desenho, pois, para Selma, a aluna não pode participar das brincadeiras junto aos seus colegas em decorrência de estar na cadeira de rodas.


Com base nos procedimentos mais adequados para atuar com pessoas com deficiência, identifique a(s) agente(s) que apresentou(apresentaram) a atitude correta com relação à criança com deficiência.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C
5: C