Questões de Concurso Público Prefeitura de Joaçaba - SC 2023 para Professor de Educação Física
Foram encontradas 14 questões
Considerando o exposto, o procedimento mais adequado para a concepção do método de ensino global é
Nesse sentido, podemos afirmar que são unidades temáticas da Educação Física escolar abordadas na BNCC:
Considerando as características e a constituição dessas abordagens pedagógicas, avalie as afirmações a seguir.
I. A abordagem crítico-emancipatória propõe a libertação do aluno de uma visão unicamente individualista, competitiva e autoritária do esporte como conteúdo das aulas.
II. A abordagem psicomotora tem a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como base teórica, com foco em oferecer experiências de movimentos adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento.
III. A abordagem desenvolvimentista considera o jogo o principal modo de ensinar, um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende, valorizando o processo de aprendizagem e não mais a execução de um gesto técnico isolado.
IV. Abordagem crítico-superadora contrapõe a ideia da aptidão física como objetivo final da Educação Física escolar. Nela a cultura corporal expressa-se em temas ou formas de atividades como jogos, esporte, ginástica, dança e outras.
É correto o que se afirma em
Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento, e a Educação Física articula-se com a Área de
De acordo com o Código de Ética, o exercício profissional em Educação Física deverá pautar-se em princípios como:
I. O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo.
II. II - A responsabilidade ambiental.
III. A ausência de discriminação ou preconceito de qualquer natureza.
IV. O respeito à ética nas diversas atividades profissionais.
V. A valorização da identidade pessoal no campo da atividade física.
É correto apenas o que se afirma em
VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2. ed. Fortaleza :EdUECE, 2015.
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.
A respeito da Educação Especial, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas e classes especiais.
II. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394 de 1996, a Educação Especial é considerada uma etapa da educação básica e, como parte integrante da educação regular, deve ser prevista no projeto político pedagógico da unidade escolar.
III. Os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, cabendo às escolas organizar-se para seu atendimento, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos.
IV. Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais: o pleno acesso e efetiva participação dos estudantes no ensino regular, a oferta do atendimento educacional especializado e o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas.
Está correto o que se afirma em:
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. Cortez, 2002, p. 7-8 (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O currículo é o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.
PORQUE
II. O educador é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Ele ocorre em três dimensões que estão interrelacionadas: Planejamento do sistema educacional, Planejamento Escolar e Planejamento do Ensino.
CASTRO, A.M.D.A. Planejamento educacional. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
Sobre o planejamento do ensino, avalie as afirmações a seguir:
I. É realizado no âmbito da unidade escolar, caracteriza-se como o ato de organizar as atividades de ensino e de aprendizagem, determinada por uma intencionalidade educativa, envolvendo objetivos, valores, atitudes, conteúdos e o modo de agir dos educadores.
II. Ocorre em nível micro, voltado especificamente às atividades a serem desenvolvidas pelos professores e alunos no cotidiano escolar, tendo em vista a aquisição do conhecimento.Deve partir da realidade concreta, tanto dos sujeitos quanto do objeto do conhecimento e do contexto em que se dá a ação pedagógica.
III. Deve se concretizar pela elaboração do Projeto Político Pedagógico e constar de diferentes momentos do planejamento: a definição de um marco referencial, a elaboração de um diagnóstico e a proposição de uma programação com vistas à realização de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e participativa.
IV. Acontece em nível macro. Trata-se de uma intervenção do Estado visando à implantação de uma determinada política educacional, estabelecida com a finalidade de possibilitar que o sistema educacional cumpra as funções que lhe são próprias em determinado momento histórico.
V. Como se trata da organização do trabalho pedagógico propriamente dito, implica definir os objetivos considerando a elaboração e a produção do conhecimento e prever conteúdos que devem estar intimamente relacionados à experiência de vida dos alunos.
É correto apenas o que se afirma em
Segundo a Lei do Novo Fundeb, são condicionalidades para o recebimento do VAAR:
I. Provimento do cargo ou função de gestor escolar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho.
II. Participação de pelo menos 80% (cinquenta por cento) dos estudantes de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada rede de ensino por meio dos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica.
III. Redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais medidas nos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica, respeitadas as especificidades da educação escolar indígena e suas realidades.
IV. Referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular,aprovados nos termos do respectivo sistema de ensino.
V. Transferência da gestão das escolas de Ensino Fundamental aos governos municipais, proporcionando alto grau de autonomia para os municípios planejarem e implementarem suas políticas educacionais.
Estão corretas apenas as assertivas
Sobre a BNCC, assinale a alternativa correta.
O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
KISHIMOTO, TizukoMorchida. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
Sobre o ato de brincar e a brincadeira, é incorreto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
FERREIRA, Tarciana Cecília de Souza; SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira. A Teoria Histórico-Cultural e a educação escolar numa perspectiva humanizadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2022.
Considerando as informações do texto, essas contribuições são de qual teórico?