Questões de Concurso Público UNIFASE - RJ 2023 para Residência em Enfermagem Obstétrica

Foram encontradas 12 questões

Q2050698 Não definido
Sobre segurança do paciente é correto afirmar que o evento adverso é o incidente que: 
Alternativas
Q2050705 Não definido
A base de dados que sustenta a elaboração do Sistema de Informação da Associação Brasileira de Enfermagem (SiABEn), é organizada de acordo com as seguintes necessidades: 
Alternativas
Q2050708 Não definido
É importante destacar que com a Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, as ações e políticas para o enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres ganham novos contornos no Brasil. A partir dessa Lei, a violência doméstica contra as mulheres é tipificada e passa ser tratada como crime. Em que ano a Lei Maria da Penha foi promulgada: 
Alternativas
Q2050709 Não definido
O Acolhimento e classificação de risco obstétrico é um dispositivo de organização dos fluxos, com base em critérios que visam priorizar o atendimento às pacientes que apresentam sinais e sintomas de maior gravidade e ordenar toda a demanda. Ele se inicia no momento da chegada da mulher, com a identificação da situação/queixa ou evento apresentado por ela. Consiste numa análise sucinta e sistematizada, que permite identificar situações que ameaçam a vida. Nesse contexto uma gestante que chega no acolhimento com rebaixamento do nível de consciência ou alteração do estado mental são classificadas como?
Alternativas
Q2050719 Não definido
Calcula-se a data provável do parto levando-se em consideração a duração média da gestação normal (280 dias ou 40 semanas, a partir da data da última menstruação), mediante a utilização de calendário. Utilizando a Regra de Näegele, qual a data provável do parto de uma gestante que apresente a data da última menstruação dia 26/08/2022: 
Alternativas
Q2050721 Não definido
A hiperglicemia na gestação deve ser investigada no início e na metade dela. O diagnóstico na gravidez, e o consequente controle dos níveis glicêmicos, reduz as complicações para a mãe e seu filho. Faz parte da rotina de exames do segundo trimestre o Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) com 75g. Neste exame, a gestante ingere via oral um líquido composto por 75g de glicose e é avaliado os valores de glicemia em jejum, glicemia após 1 hora de ingestão e glicemia após 2 horas de ingestão. São considerados valores limites de normalidades do TOTG respectivamente: 
Alternativas
Q2050722 Não definido
Para a prevenção de hemorragia pós-parto é necessário que o profissional identifique possíveis fatores de riscos, podendo ser eles anteparto e intraparto. Tal avaliação deve ser realizada através de uma anamnese bem detalhada, que inclua histórico de morbidades, uso de medicamentos e antecedentes ginecoobstétricos. Essa abordagem deve ser realizada durante todo o pré-natal e pelo menos durante a admissão da paciente e trabalho de parto. São considerados fatores de risco para hemorragia pós-parto anteparto: 
Alternativas
Q2050729 Não definido
Quando a data da última menstruação não for conhecida, a idade gestacional e a data provável do parto serão, inicialmente, determinadas por aproximação, basicamente pela medida da altura do fundo do útero e pelo toque vaginal, além da informação sobre a data de início dos movimentos fetais, que habitualmente ocorrem entre 18 e 20 semanas. Uma gestante que encontra-se com a altura do fundo do útero entre a sínfise púbica e a cicatriz umbilical possivelmente estará grávida de: 
Alternativas
Q2050732 Não definido
O Método Canguru possui três etapas de aplicabilidade até que os recém-nascidos sejam avaliados e encaminhados para acompanhamento em ambulatórios de seguimento ou de reabilitação. Na segunda etapa, o recém-nascido permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. A presença e a participação do pai nos cuidados devem ser estimuladas. São critérios de elegibilidade para esta etapa: 
Alternativas
Q2050736 Não definido
As doenças adquiridas pelo recém-nascido por transmissão vertical são: 
Alternativas
Q2050737 Não definido
A causa mais frequente de hemorragia pós-parto é:
Alternativas
Q2050740 Não definido
Paciente de 40 anos, procura a unidade básica de saúde para atendimento de planejamento familiar. Ao ser atendida relata ser fumante, diabética e ter hipertensão arterial, solicita ajuda na escolha do método anticoncepcional. Nesta situação clínica, contraindica-se:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: A
5: D
6: A
7: D
8: C
9: A
10: D
11: C
12: D