Questões de Concurso Público FATMA 2008 para Sociólogo
Foram encontradas 46 questões
Analise as afirmativas, abaixo.
I Os ambientalistas hoje estão mudando o seu conceito em relação às usinas nucleares.
II As reformulações nas termoelétricas poderão possibilitar a dissipação da poluição, evitando-se assim a edificação de novas fontes como as energias solar e eólica.
III O crescimento tecnológico, bem como a nanotecnologia, possibilitou a reciclagem do lixo atômico.
IV A poluição de setor energético tem com fonte primordial as usinas termoelétricas.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com o texto, marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Hoje, século XXI, devido ao grande avanço biotecnológico, está completamente descartada a hipótese de voltar a ocorrer o grande incidente que ocorreu em 1987, conhecido como o desastre de Chernobyl.
( ) Há potências que já reutilizam com eficácia o urânio, por meio de reciclagem.
( ) A renovação das termoelétricas de carvão, além de propiciar uma melhor qualidade para o setor energético, poderá poupar novas construções desse tipo de usina.
( ) Os defensores do meio ambiente repudiaram as usinas nucleares por uma média de dois decênios, devido aos gases altamente poluentes, radioativos, que eram por elas lançados no meio ambiente.
( ) A energia gerada no Brasil, em quase sua totalidade, provém das hidrelétricas, que contribuem para diminuir o impacto negativo no meio ambiente.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta, em relação ao texto.
As usinas nucleares, que por quase 20 anos foram demonizadas pelos ambientalistas, começaram a ser novamente vistas com bons olhos pelos governos... (linhas 8-9)
Considerando o contexto, o emprego da forma verbal destacada, no período acima, assinala um fato:
Crase é a fusão de duas vogais iguais. Levando-se em conta esse conceito, assinale a alternativa em que não ocorre erro, quanto ao emprego do sinal indicativo de crase
Analise os termos destacados nas orações abaixo.
I ... uma boa idéia é renovar as velhas usinas. (linhas 1-2)
II ... fazendo com que a poluição não vá para a atmosfera. (linhas 6-7)
III As termoelétricas de carvão, que são as maiores responsáveis pela poluição do setor energético... (linhas 2-3)
IV ... e outro que basicamente posiciona as chaminés voltadas para depósitos de água subterrâneos,... (linhas 5-6)
V ... que por quase 20 anos foram demonizadas pelos ambientalistas,... (linha 8)
Os termos destacados classificam-se, respectivamente, como:
No período As termoelétricas de carvão, que são as maiores responsáveis pela poluição do setor energético, podem ser reformuladas (linhas 2-3), a oração destacada é classificada como:
Analise as palavras destacadas, nas orações abaixo.
I - A que me protegeu foi uma verdadeira amiga.
II - Enquanto as fontes de energia 100% limpas não forem ativadas, estaremos à mercê de catástrofes.
III - como a que atingiu a cidade de Chernobyl.
IV - Em relação às usinas nucleares, por quase 20 anos os ambientalistas as demonizaram.
V - O Brasil, que gera mais de 70% da sua energia a partir de hidrelétricas, pode melhorar ainda mais suas fontes de energia.
Os termos destacados classificam-se, respectivamente, como:
O produto do 1º termo pelo 9º termo de uma Progressão Geométrica (PG) é 320. O 2º termo dessa PG é 4. O 8º termo da PG val
No quadrado ABCD da figura apresentada abaixo, o ponto E é médio do segmento Os valores da tangente e do seno de
θ , respectivamente, são:
Assinale a alternativa correta, em relação aos portos de Santa Catarina.
Na história econômica de Santa Catarina, a presença do Estado, principalmente a partir da década de 1950, foi fundamental e inquestionável. Como instrumento governamental de uma política econômica, os planos de governo foram adotados em Santa Catarina a partir de 1956. Assim, relacione a primeira coluna (Governadores) com a segunda coluna (seus respectivos planos de governo).
( 1 ) Irineu Bornhausen (1951-1956) ( ) Rumo à Nova Sociedade Catarinense
( 2 ) Ivo Silveira (1966-1970) ( ) Governo de Santa Catarina
( 3 ) Antônio Carlos Konder Reis (1975-1979) ( ) Plameg I
( 4 ) Jorge Konder Bornhausen (1979-1983) ( ) Carta dos Catarinense
( 5 ) Esperidião Amim (1983-1987) ( ) Governar é Encurtar Distância.
( 6 ) Pedro Ivo/Casildo Maldaner (1987-1991) ( ) Plano Sim
( 7 ) Vilson Kleinübing (1991-1994) ( ) Plano de Ação
( 8 ) Paulo Afonso Vieira (1995-1998) ( ) POE Plano de Obras e Equipamentos
Assinale a alternativa que contenha a seqüência correta da 2a coluna.
Assinale a alternativa incorreto.
Assinale a alternativa correta, considerando os conceitos de Correio eletrônico e do Outlook Express 6.0.
Assinale a opção incorreta, com relação às características do Office 2003.
Um aspecto importante na operação de microcomputadores é o cuidado na proteção contra infecções por vírus de computador.
Com relação a esse assunto, analise as afirmativas.
I O uso de programas de computador denominados antivírus pode reduzir as chances de ocorrência de infecção por vírus de computador.
II A difusão de vírus de computador acontece exclusivamente através da internet. Computadores desconectados da rede, portanto, estão a salvo de infecções por vírus.
III Muitos programas antivírus instalam programas residentes na memória do computador; têm a capacidade de monitorar o sistema e alertar sobre eventos que indiquem risco de infecção.
IV Grande parte dos problemas de segurança envolvendo e-mails está relacionada aos conteúdos das mensagens, que normalmente abusam das técnicas de engenharia social, ou de características de determinados programas leitores de e-mails, que permitem abrir arquivos ou executar programas anexados às mensagens, automaticamente.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, observe as afirmações abaixo.
I - Todos os funcionários devem observar rigorosamente o seu horário de trabalho, previamente estabelecido.
II - A marcação do cartão de ponto pode ser feita pelo colega de trabalho, em caso de atraso do funcionário.
III - As faltas ao serviço, por motivos particulares, não serão justificadas para qualquer efeito, computando-se como ausência o sábado e domingo, ou feriado, quando intercalados (Art. 93).
IV - À funcionária lactante é assegurado, sem qualquer prejuízo, o direito de ausentar-se do serviço pelo espaço de até 02 (duas) horas por dia, independentemente da carga horária a que estiver sujeita, até que o filho complete 06 (seis) meses de idade.
V - Sem prejuízo dos seus direitos, o funcionário poderá faltar ao serviço 08 (oito) dias consecutivos, por motivo do seu casamento, nascimento do filho ou falecimento do cônjuge ou da pessoa com quem vive, e de parentes até segundo grau.
Assinale a alternativa correta.
Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, de acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado.
( ) A readaptação implica em mudança de cargo e terá prazo certo de duração, conforme recomendação do órgão médico oficial.
( ) Considera-se trabalho noturno, para os fins deste Estatuto, o prestado entre 22 (vinte e duas) horas e 06 (seis) horas do dia seguinte (Art. 89).
( ) O treinamento constitui atividade inerente aos cargos públicos estaduais.
( ) A estabilidade diz respeito ao serviço público e ao cargo.
( ) Fica impedido o funcionário licenciado para tratamento de saúde de exercer atividades remuneradas, sob pena de cassação de licença.
( ) Remuneração é a retribuição mensal paga ao funcionário pelo exercício do cargo, correspondente apenas ao vencimento e não às vantagens pecuniárias.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.