Questões de Concurso Público CRN - 1ª Região (GO) 2014 para Nutricionista Fiscal

Foram encontradas 3 questões

Q454266 Nutrição
A Resolução ANVISA RDC no 216/2004 é o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Estabelece procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico- sanitárias do alimento preparado. Os seguintes incisos relatam algumas práticas de manipulação de alimentos.

I. Os manipuladores não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer, manipular dinheiro ou praticar outros atos que possam contaminar o alimento, durante o desempenho das atividades.

II. O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser o proprietário ou funcionário designado, devidamente capacitado, sem prejuízo dos casos em que há previsão legal para responsabilidade técnica.

III. Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas: procedimento adotado com o objetivo de prevenir, reduzir a um nível aceitável ou eliminar um agente físico, químico ou biológico que comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

IV. Medida de controle: sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, ou o acesso de problemas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

V. Saneantes: procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções seqüenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.

VI. Serviço de alimentação: estabelecimento onde o alimento é manipulado, preparado, armazenado e/ou exposto à venda, podendo ou não ser consumido no local.

Estão de acordo com a Resolução apenas os incisos:
Alternativas
Q454272 Nutrição
As Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF) são indispensáveis para garantir as condições higiênico- sanitárias dos alimentos preparados e evitar as doenças transmitidas pelos alimentos. Sobre as BPF de alimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. Deve ser realizada manutenção periódica dos equipamentos e utensílios, além da calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo o registro da realização dessas operações.

II. A área de preparação dos alimentos deve ser higienizada quantas vezes for necessário e, imediatamente, após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes e pela suspensão de partículas. Os desodorizantes em quaisquer das formas somente poderão ser utilizados no término do trabalho.

III. As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser submetidos à inspeção e aprovados na recepção. As embalagens primárias das matérias-primas e dos ingredientes devem estar íntegras, e as temperaturas de conservação devem ser verificadas nas etapas de recepção e de armazenamento.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q454273 Nutrição
A RDC n°275, de 21 de outubro de 2002, da ANVISA, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das boas práticas de fabricação de alimentos. Foi elaborado considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando à proteção e à saúde da população. POPs são os procedimentos descritos de forma objetiva para estabelecer instruções seqüenciais para a realização das operações rotineiras e específicas de produção, armazenamento e transporte de alimentos. São itens que necessitam do desenvolvimento, implementação e manutenção de POPs, exceto:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B