Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2026 para Especialista em Serviços na Educação - Psicólogo
Foram encontradas 24 questões
I. Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais que lhe dão suporte;
II. Embora a atuação da Psicologia Escolar ocorra no âmbito das políticas públicas educacionais, o profissional da psicologia tem independência para atuar de maneira clínica e diagnóstica na escola;
III. Faz-se necessário assumir uma postura neutra diante dos conflitos escolares;
IV. Analisar as políticas públicas para a educação é problematizar os princípios, os valores e as condições institucionais presentes no cotidiano da escola em que participam todos os envolvidos na comunidade escolar.
Assinale qual sequência de respostas é CORRETA:
I. O psiquismo é produto das ideias, que constituem os conteúdos da consciência humana.
II. As objetivações da cultura humana são a fonte das capacidades psíquicas.
III. O desenvolvimento psíquico é resultado da apropriação de signos culturais.
IV. O desenvolvimento do psiquismo decorre da maturação de estruturas mentais.
V. O psiquismo é unidade material/ideal que se desenvolve socialmente, à base da qual se forma a imagem subjetiva da realidade objetiva.
VI. O psiquismo é constituído pelas características biológicas asseguradas pela evolução natural da espécie, transmitidas por hereditariedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A aprendizagem é necessária para que se desenvolvam nas crianças as características humanas formadas historicamente.
II. A aprendizagem produz desenvolvimento e, por este motivo, os professores devem dirigir o ensino para as funções psicológicas superiores que se encontram em desenvolvimento.
III. Para que um aluno aprenda é necessário que as funções psico-intelectuais necessárias à compreensão dos conteúdos estejam completamente amadurecidas.
IV. O ensino só provoca desenvolvimento quando é capaz de produzir aprendizagem de conteúdos cuja complexidade demanda capacidades e processos, os quais ainda não estão inteiramente formados no psiquismo dos estudantes.
V. A aprendizagem dos alunos depende de sua maturidade psicológica.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Uma conversão de fenômenos de origem social e política em questões biológicas e individuais.
II. Um passo importante para a realização de diagnósticos mais precisos de determinados sintomas associados a transtornos de origem neurológica.
III. Uma nova ferramenta que pode auxiliar professores e profissionais da saúde a planejarem tratamentos direcionados a estudantes que apresentam transtornos em áreas que se constituem em pré-requisitos para a aprendizagem.
IV. Um processo de transformação de comportamentos e aprendizagens consideradas inadequadas e insatisfatórias em sintomas de doenças e transtornos.
V. Um procedimento necessário para o encaminhamento de alunos para tratamentos adequados.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A orientação à queixa escolar compreende a realização de uma anamnese sobre o histórico da criança e sua família.
II. A orientação à queixa escolar tem como objeto a rede de relações existente entre crianças/adolescentes, sua escola e família.
III. A orientação à queixa escolar busca dar o suporte necessário para que crianças e adolescentes possam superar suas dificuldades escolares por meio de atendimento psicológico.
IV. A orientação à queixa escolar é uma abordagem focal e breve.
V. A orientação à queixa escolar tem como foco principal acolher e problematizar as versões de crianças e famílias sobre as dificuldades no processo de escolarização.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O bullying compreende o abuso de poder físico ou psicológico entre pares, envolvendo dominação e prepotência, por um lado, e submissão, humilhação, conformismo e sentimentos de impotência, raiva e medo, por outro.
II. São considerados comportamentos de bullying aqueles que envolvem violência física como bater, empurrar, beliscar, morder, etc.
III. O cyberbullying é uma modalidade de bullying virtual, quando se faz uso repetitivo de tecnologias para ofender, hostilizar e ameaçar alguém.
IV. Os comportamentos de bullying fazem parte de determinadas fases de desenvolvimento, especialmente na pré-adolescência e adolescência.
V. O bullying tem como causa central traços de personalidade autoritária e agressiva daqueles que o praticam.
Assinale a alternativa CORRETA.
Observe a charge a seguir:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=750845588383580&id=638530232948450&set=a.639276699540470&utm_source=chatgpt.com
A charge apresenta uma situação em que um homem questiona como deve se referir a uma pessoa que utiliza cadeira de rodas, utilizando termos pejorativos ou generalizantes. A resposta — “Meu nome é Alberto!” — evidencia a crítica à redução da identidade da pessoa à sua deficiência.
À luz da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, instituída pelo Decreto nº 12.686/2025, a charge permite compreender que, no contexto escolar, a inclusão pressupõe: