Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana do Manhuaçu - MG 2025 para Monitor Pedagógico

Foram encontradas 19 questões

Q3568455 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. A BNCC tem como um de seus principais objetivos: 
Alternativas
Q3568457 Pedagogia
Os ditados populares são expressões curtas e marcantes que refletem a sabedoria popular, muitas vezes transmitindo valores e ensinamentos sobre o comportamento humano. Alguns desses ditados carregam princípios éticos e qualidades essenciais que podem ser aplicados positivamente no ambiente de trabalho. Esse é o caso dos ditados abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q3568468 Pedagogia
Conforme o Parecer CNE/CP nº 3/2004, a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica representa uma mudança relevante nas políticas e práticas educacionais, ao promover a valorização da diversidade étnico-racial e a revisão das relações pedagógicas e sociais nas escolas. Sobre os desdobramentos dessa inclusão, analisar os itens.

I. A medida visa não apenas à inclusão de novos conteúdos, mas também à reformulação das práticas pedagógicas e à problematização das relações étnico-raciais presentes no ambiente escolar.
II. O objetivo central da política é substituir a perspectiva eurocêntrica tradicional por uma narrativa exclusivamente africana, a fim de atender aos princípios de justiça histórica.
III. A valorização das culturas afro-brasileira e africana no currículo deve ser compreendida como parte de um projeto democrático de educação que envolve todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3568469 Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, sobre o Ensino Fundamental, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



(_) Tem 9 anos de duração.


(_) A matrícula é obrigatória a partir dos 10 anos de idade.


(_) Compreende duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais e anos finais. 

Alternativas
Q3568471 Pedagogia

Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 − Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estado tem o dever de assegurar à criança e ao adolescente:



I. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.


II. Atendimento no Ensino Fundamental, através de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.


III. Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.



Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q3568472 Pedagogia
No que diz respeito à educação básica, com base na Lei nº 9.394/1996 − Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3568473 Pedagogia

Segundo a Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


A população negra tem _______ participar de atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer _________ a seus interesses e condições, de modo a contribuir para o patrimônio cultural de sua comunidade e da sociedade brasileira. 

Alternativas
Q3568474 Pedagogia

Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.


( ) A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. 

Alternativas
Q3568475 Pedagogia

O planejamento é o ato pelo qual decidimos o que construir. Sendo assim, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


O planejamento será um ato político-social, na medida em que está comprometido com as finalidades sociais e políticas; _______________, na medida em que não se pode planejar sem um conhecimento da realidade; _______________, na medida em que o planejamento exige uma definição de meios eficientes para se obter os resultados. 

Alternativas
Q3568476 Pedagogia
Em relação à organização do currículo na Educação Básica, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3568477 Pedagogia

A respeito da transição escolar, no que tange à adaptação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) A adaptação escolar é o processo pelo qual uma criança se ajusta à nova rotina, ao ambiente e aos desafios da escola.


( ) Geralmente, a adaptação escolar pode ser acompanhada de sentimentos de ansiedade, nervosismo e insegurança, tanto por parte das crianças quanto dos pais.


( ) A adaptação da criança nas escolas de Educação Infantil depende apenas da gestão escolar. A família não deve participar desse processo, pois a criança precisa se identificar com a escola e, tendo contato e parceria com a família, essa transição acaba sendo ainda mais longa.  

Alternativas
Q3568478 Pedagogia
De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, a capacidade de construir conhecimentos ocorre através da adaptação ao meio ambiente, e essa adaptação é resultado de um processo chamado equilibração. Esse processo envolve dois subprocessos fundamentais, chamados de: 
Alternativas
Q3568479 Pedagogia

A gestão escolar é uma ação de práxis educacional que assume três concepções de organização: a técnico-científica, a democrática-participativa e a autogestionária. Sobre a concepção autogestionária, analisar os itens.



I. Baseia-se na racionalização do trabalho e na eficiência dos serviços escolares.


II. Tem como princípio os métodos da administração empresarial.


III. Baseia-se na responsabilidade coletiva e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.



Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q3568480 Pedagogia
A aprendizagem significativa diferencia-se da aprendizagem mecânica porque: 
Alternativas
Q3568481 Pedagogia
O cyberbullying é considerado uma forma grave de bullying porque:
Alternativas
Q3568483 Pedagogia

No que se refere à inclusão educacional, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


O currículo deve ser _________ e adaptado para atender às diversas formas de aprendizagem, _____________ o ritmo e as habilidades de cada aluno.

Alternativas
Q3568484 Pedagogia
As competências gerais da Educação Básica têm como objetivo principal: 
Alternativas
Q3568485 Pedagogia

Considerando as diferenças entre o abandono escolar e a evasão escolar, analisar os itens.



I. Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza abandono escolar.


II. Ambos os termos significam a mesma coisa e podem ser usados como sinônimos.


III. O abandono ocorre somente por reprovação escolar.



Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: B
6: C
7: B
8: A
9: B
10: D
11: C
12: A
13: A
14: B
15: D
16: C
17: B
18: C
19: A