Questões de Concurso Público Prefeitura de Maripá - PR 2024 para Veterinário

Foram encontradas 14 questões

Q3308560 Veterinária
No Decreto nº 9.013/2017 — RIISPOA, são adotados os seguintes conceitos:

I. Animais silvestres: todos aqueles pertencentes às espécies da fauna silvestre, nativa, migratória e quaisquer outras aquáticas ou terrestres, cujo ciclo de vida ocorra, no todo ou em parte, dentro dos limites do território brasileiro ou das águas jurisdicionais brasileiras.
II. Espécies de caça: aquelas definidas por norma do órgão público federal competente.
III. Higienização: remoção física de resíduos orgânicos, inorgânicos ou de outro material indesejável das superfícies das instalações, dos equipamentos e dos utensílios.
IV. Limpeza: procedimento que consiste na execução de duas etapas distintas, limpeza e sanitização.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3308568 Veterinária
Considerando-se a Portaria SVS/MS nº 1.428/1993 – Regulamento Técnico para Inspeção Alimentos, BPP e PIQ’s, a respeito do conteúdo e do que os padrões de Identidade e Qualidade para Produtos na Área de alimentos deverão conter, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Designação. (2) Classificação. (3) Descrição do processo tecnológico. 

( ) Compreende a diferenciação entre grupos de características idênticas em função das suas particularidades, previamente definidas, com base em conceitos técnicos ou comerciais.
( ) É a denominação do produto e deverá estar associada à classificação/categoria a qual pertence.
( ) Compreende informações sobre a tecnologia empregada nas etapas da cadeia alimentar destacando principalmente os Pontos Críticos de Controle. 
Alternativas
Q3308573 Veterinária
Com base no que dispõe o Código de Ética, é dever do médico veterinário, EXCETO:
Alternativas
Q3308575 Veterinária
Sobre as medidas preventivas para se ter uma boa sanidade nos apiários, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Fazer a seleção de abelhas rainhas fora da propriedade ou região, para que ocorra a introdução de um novo material genético para aumentar a produção.
( ) Manter as colônias bem nutridas, com boa quantidade de crias e abelhas em todas as épocas do ano, atentando-se principalmente nas épocas de escassez de floradas e fornecendo, se necessário, alimento energético e proteico.
( ) Ao instalar as caixas, deixá-las levemente inclinadas para trás, a fim de se evitar o acúmulo de água no fundo da caixa.
Alternativas
Q3308577 Veterinária
Para indução da anestesia em equinos, a cetamina é o agente de indução anestésica preferido. O uso de relaxantes musculares de ação central melhora significativamente a qualidade da indução nos equinos. Uma opção de relaxantes musculares que pode ser associada com a cetamina é: 
Alternativas
Q3308579 Veterinária
O ciclo reprodutivo relaciona-se com vários fenômenos: puberdade e maturidade sexual, estação de monta, ciclo estral, atividade sexual pós-parto e envelhecimento. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3308580 Veterinária
Na ordenha de uma vaca leiteira, para ser eficiente, é necessário que ocorra um processo fisiológico chamado de ejeção do leite, mais popularmente conhecida como descida do leite. A ejeção do leite é estimulada por qual dos hormônios abaixo? 
Alternativas
Q3308581 Veterinária
O hiperadrenocorticismo em cães, também conhecido como doença de Cushing, é uma condição clínica caracterizada por: 
Alternativas
Q3308583 Veterinária
É muito importante que a reposição do rebanho aconteça anualmente em uma granja produtora de leite, pois é onde se tem a possibilidade de descartar animais problema e se dá a oportunidade de que novos animais com alto potencial produtivo entrem no rebanho. É interessante que os animais de reposição sejam oriundos do próprio rebanho já existente na granja, pois já receberam a imunidade das doenças que previamente circulam por lá. Em relação aos primeiros cuidados com as bezerras, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Nas primeiras ______ horas após o nascimento da bezerra, é necessário fornecer ___ do peso vivo de _______, para que ela receba através dele a imunidade necessária para que possa sobreviver e ter uma vida longeva. Há também a necessidade de cura do _________ com iodo 10%, pois é uma potencial porta de entrada para doenças, pois ali estão localizados vasos sanguíneos que foram muito importantes para o suprimento de nutrientes e oxigênio enquanto a bezerra estava dentro do útero da vaca.
Alternativas
Q3308585 Veterinária
Considerando-se Anatomia e Fisiologia Veterinária, sobre o sistema nervoso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A medula oblonga e a ponte em conjunto formam as regiões caudais do tronco encefálico, e internamente não há divisão distinta entre eles. Externamente, a ponte corresponde em extensão ao grande grupo transverso de axônios que circundam suas faces ventral e lateral, e continua até o cerebelo como pedúnculos cerebelares médios.
( ) O cerebelo é uma massa multifissurada, mais ou menos globular, localizada acima da ponte e da medula oblonga e ligada ao tronco encefálico por três pedúnculos de cada lado.
Alternativas
Q3308586 Veterinária
Os protocolos à base de progesterona (P4) e estradiol (E2) utilizam como base o uso de um dispositivo de liberação de progesterona e a aplicação de E2 no início do protocolo (D0), sendo mais utilizado o benzoato de estradiol, devido à sua eficiência e ao seu baixo custo. A associação destes fármacos em qualquer fase do ciclo estral promove a: 
Alternativas
Q3308587 Veterinária
Considerando-se os anti-inflamatórios usados em equinos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Os corticosteroides agem na _________ e impedem a degradação dos fosfolipídios de membrana em ácido araquidônico, o precursor das prostaglandinas e dos leucotrienos inflamatórios. De modo geral, os antiinflamatórios não esteroides (AINEs) são os fármacos mais usados em equinos. Os AINEs bloqueiam a ciclo-oxigenase (COX), a enzima que produz _________ a partir do ácido araquidônico. Há pelo menos duas isoformas de ciclooxigenase, sendo a COX-1 considerada constitutivamente expressa na maioria dos tecidos corpóreos e apresenta importante papel na manutenção do fluxo sanguíneo renal, na proteção da mucosa gástrica e na facilitação da agregação plaquetária. A isoforma COX-2 tem maior atuação no desenvolvimento da inflamação e da dor e, tradicionalmente, os efeitos terapêuticos dos AINEs são atribuídos à inibição de COX-2. 
Alternativas
Q3308589 Veterinária
Na Piscicultura, se é realmente necessária uma intervenção medicamentosa, deve-se estar atento ao controle do destino dos efluentes e ao impacto que ele possa causar ao ambiente de cultivo ou ao meio ambiente de modo geral. Sobre o uso de medicamentos na Piscicultura, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. 
( ) Causar dano ao tecido do animal tratado. ( ) Apresentar degradação rápida. ( ) Não oferecer perigo a humanos e animais. ( ) Deixar resíduo na água, no substrato ou no tecido do animal tratado.
Alternativas
Q3308591 Veterinária
Sobre a etiologia da cetose, analisar os itens.

I. É comum em bovinos adultos com inapetência prolongada (>2 dias) ou naqueles tratados com mais de uma injeção de corticosteroide com atividade mineralocorticoide. Isso acontece porque a atividade mineralocorticoide exacerba as perdas renal e gastrintestinal de potássio, caracterizando, assim, a toxemia da prenhez nos ruminantes.
II. Os casos de cetose que ocorrem próximo à época de produção máxima de leite, geralmente entre 4 e 6 semanas após o parto, podem estar mais relacionados com animais subnutridos que apresentam deficiência metabólica de precursores gliconeogênicos do que com a excessiva mobilização de gordura.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: B
6: A
7: B
8: C
9: C
10: A
11: D
12: D
13: D
14: B