Questões de Concurso Público Prefeitura de Santarém - PA 2024 para Professor de Ensino da Arte - Edital n° 1

Foram encontradas 2 questões

Q3544542 Pedagogia
Para José Carlos LIBÂNEO (Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 216), “a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem”. Ciente de que a avaliação da aprendizagem se subdivide em pelo menos três modalidades (diagnóstica, formativa e somativa), julgue as assertivas a seguir, assinalandoas com V, se forem verdadeiras, ou F, se falsas:
( ) Como o próprio nome indica, a avaliação somativa se limita a fazer o somatório ou balanço dos resultados escolares cumulativos ao longo do período.
( ) Também chamada de avaliação processual, a avaliação diagnóstica é realizada no transcurso do período letivo, de forma contínua, visando acompanhar os alunos na consecução dos objetivos propostos
( ) A avaliação diagnóstica é de natureza preventiva: faz uma radiografia da situação inicial de um determinado processo didático, enfocando causas, efeitos e condições. Para tanto, verifica prérequisitos.
( ) A avaliação formativa visa selecionar, classificar, promover os alunos aptos para a série seguinte ou, pelo contrário, reter os considerados inaptos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3544548 Pedagogia
Etapa crucial no desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, o planejamento de ensino legítimo envolve a organização de diversos elementos didáticos voltados para a consecução dos objetivos educacionais. Para que a abordagem adotada nesse ato planejatório atenda de forma equilibrada e plena tanto as necessidades dos alunos quanto os objetivos curriculares do curso, é preciso que o planejamento de ensino: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E