Questões de Concurso Público Prefeitura de Senador Canedo - GO 2026 para Assistente Educacional
Foram encontradas 13 questões


PAULINO, Rosana. Pretuguês. Disponível em: https://www.rosanapaulino.com.br/blank-5. Acesso em: 1 dez. 2025.
A imagem apresenta a silhueta de uma pessoa negra emitindo formas gráficas estilizadas, acompanhada da palavra “PRETUGUÊS”, grafada em destaque. Considerando aspectos da gramática normativa e dos processos de formação de palavras, a construção lexical exibida na imagem caracteriza
Quem fala
Está de malas prontas?
Aproveite bastante
Leia jornais; não ouça rádio de jeito nenhum
Tudo de bom
Não volte nunca
ALVIM, Francisco. Quem fala. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque. 26 poetas hoje. 6. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007. p.18.
O verso “Leia jornais; não ouça rádio de jeito nenhum” apresenta dois enunciados justapostos. Considerando o encadeamento sintático dessa construção, a relação estabelecida entre “Leia jornais” e “não ouça rádio de jeito nenhum”
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2002.
A definição de Libras no texto destaca