Questões de Concurso Público Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL 2026 para Professor do 1º ao 5º Ano

Foram encontradas 12 questões

Q4175262 Pedagogia
Um dos agentes das ações do apoio financeiro suplementar definidas pelo artigo n° 9 da Resolução CD/FNDE nº 17/2013 é: 
Alternativas
Q4175264 Pedagogia
De acordo com as Competências Gerais da Educação Básica, definidas pela BNCC, a diretriz pedagógica que orienta o estudante a

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho.

tem como objetivo central permitir que ele faça escolhas alinhadas:
Alternativas
Q4175265 Pedagogia
Com base no artigo n° 26 da Lei n° 9.394/96, os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum. Nesse sentido, o ensino da arte é um componente curricular obrigatório da educação básica, considerando especialmente:
Alternativas
Q4175266 Pedagogia
Os jesuítas, integrantes da Companhia de Jesus, chegaram ao Brasil em 1549 e monopolizaram a educação colonial até a sua expulsão pelo Marquês de Pombal em 1759. O Ratio Studiorum era o código de educação da ordem e se caracterizava por:
Alternativas
Q4175267 Pedagogia
Em 1932, em meio às transformações políticas e sociais da Era Vargas, o célebre Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi lançado. Sobre esse documento é CORRETO afirmar que:

I - Defendia a criação de uma escola pública, laica, gratuita, obrigatória e coeducacional, para homens e mulheres, sob a responsabilidade direta do Estado.
II - O fechamento das universidades e o foco exclusivo no ensino técnico-profissionalizante para atender às demandas imediatas do processo de industrialização que vivia o Brasil.
III - Foi elaborado por um grupo de 26 intelectuais e educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho.

Dos itens acima:
Alternativas
Q4175268 Pedagogia
Na proposta construtivista, a maneira como o professor compreende e intervém diante do "erro" visa:
Alternativas
Q4175269 Pedagogia
Leia o trecho abaixo e responda:

Docentes e discentes se constituem, se criam e recriam mutuamente, numa invenção de si que é também uma invenção do outro. […] Estamos, pois, nos domínios da alteridade. […] Presente no humano e na vida em comum, estamos nos domínios do social, da cultura, da polis. Estamos no domínio do político. Uma vez originada em interações sociais presentes no cenário da vida em comum, a condição docente é, também, da ordem do político.

A dimensão política da prática pedagógica e a constituição da identidade docente estão fundamentalmente alicerçadas:
Alternativas
Q4175270 Pedagogia

Considere a frase abaixo para responder a presente questão.



"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática."



Considerando a concepção de formação docente expressa no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta uma asserção CORRETA sobre a constituição da identidade profissional do professor. 

Alternativas
Q4175271 Pedagogia
O Plano de Ensino é um documento fundamental no contexto educacional. Este Plano define:
Alternativas
Q4175274 Pedagogia
Considerando o texto constitucional, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4176412 Pedagogia
No contexto contemporâneo do ensino de matemática destaca-se a Resolução de Problemas. Do ponto de vista metodológico, para que uma atividade com essa abordagem seja potente e inovadora, o problema deve ser concebido pelo professor como:

I- Um exercício de aplicação direta e imediata de uma fórmula ou operação que o professor acabou de demonstrar detalhadamente no quadro-negro.

II- O ponto de partida para a construção de um novo conceito matemático, funcionando como uma situação-problema que desafia o aluno a criar estratégias próprias, mobilizar conhecimentos prévios e debater hipóteses antes da formalização do algoritmo pelo docente.

III- Uma sequência de comandos lógicos unificados que os alunos devem resolver de forma estritamente individual e silenciosa, sendo proibida qualquer interação ou troca de experiências com os pares.

Dos itens acima: 
Alternativas
Q4176418 Pedagogia
Considere o trecho abaixo para responder a presente questão:

A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico.

Assinale a alternativa que indica corretamente como o PPP deve ser compreendido e articulado no cotidiano escolar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: B
6: C
7: D
8: B
9: A
10: B
11: D
12: A