Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Nutrição

Foram encontradas 7 questões

Q2085080 Nutrição
As pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores, de acordo com a Portaria nº 193, de 05 de dezembro de 2006. A fim de analisar e confeccionar relatório sobre o cardápio elaborado por uma empresa que objetiva fornecer refeições de acordo com os parâmetros do PAT, foram encontrados os seguintes resultados:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a situação hipotética, qual será a observação no relatório?
Alternativas
Q2085084 Nutrição
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído pela Lei nº 6.321/1976, tem por objetivo a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores, visando à promoção de sua saúde e prevenção das doenças profissionais. Poderão participar, como pessoa jurídica beneficiária do PAT, as pessoas jurídicas de direito público e privado e os empregadores que possuam Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) ou Cadastro Nacional de Obras (CNO). De acordo com a Portaria nº 672/2021, que disciplina procedimentos, programas e condições de segurança e saúde no trabalho e dá outras providências, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para fins de execução do PAT, a pessoa jurídica beneficiária poderá: manter serviço próprio de refeições; distribuir alimentos; ou, firmar contrato com entidades de alimentação coletiva, registradas no PAT.
( ) A pessoa jurídica beneficiária, na execução do PAT, deverá: realizar sua inscrição no PAT por meio do portal gov.br para usufruir dos correspondentes benefícios fiscais; garantir que o benefício possua o mesmo valor para todos os seus trabalhadores.
( ) As empresas fornecedoras de alimentação coletiva deverão possuir profissional legalmente habilitado em nutrição como responsável técnico pela execução do PAT, o qual deverá se cadastrar e atuará mediante Anotação de Responsabilidade Técnica.
( ) É vedado à pessoa jurídica beneficiária utilizar o PAT, sob qualquer forma, como premiação, sendo permitido suspender o benefício do PAT a título de punição ao trabalhador, desde que por tempo determinado.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2085085 Nutrição
O cardápio é a ferramenta que inicia todo o processo produtivo e deve ser criteriosamente elaborado, pois é por meio dele que irá definir: a lista de compras do restaurante; os equipamentos de cozinha necessários; a quantidade e variedade de funcionários que irão trabalhar na cozinha; a estrutura física da cozinha; a periodicidade de compras; dentre tantos outros aspectos. Considere uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), que diariamente atende 600 comensais no almoço e 200 no jantar, estando previsto no cardápio bife de boi frito; a porção a ser oferecida é de 80 g para cada comensal; o valor do quilo do coxão mole no fornecedor da unidade é de R$ 35,00; o fator de correção dessa carne é de 1,1 e o fator de cocção é de 0,8; qual valor a ser gasto para comprar toda a carne para o dia? 
Alternativas
Q2085098 Nutrição
Para avaliação das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e elaboração de relatórios técnicos é necessário conhecimento da Resolução – RDC nº 275/2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Sobre os requisitos para elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os POPs devem ser aprovados, datados e assinados pelo menos pelo responsável técnico do estabelecimento, firmando o compromisso de implementação, monitoramento, avaliação, registro e manutenção dos mesmos.
( ) A frequência das operações e o nome, o cargo e/ou a função dos responsáveis por sua execução devem estar especificados em cada POP.
( ) Os POPs podem ser apresentados como anexo do Manual de Boas Práticas de Fabricação do estabelecimento.
( ) Deve-se prever registros periódicos suficientes para documentar a execução e o monitoramento dos POPs, bem como a adoção de medidas corretivas.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2085101 Nutrição
A Resolução nº 216/2004 dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, aplicando aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissárias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatessens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres. Sobre as boas práticas para serviços de alimentação, analise as afirmativas a seguir.
I. As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento.
II. As portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes. As portas internas devem ser dotadas de fechamento automático. As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas removíveis para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas.
III. As caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, apresentar adequado estado de conservação e funcionamento. As caixas de gordura poderão estar localizadas dentro da área de preparação desde que devidamente controlado seu nível e sejam periodicamente higienizadas.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: B