Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Nutrição

Foram encontradas 5 questões

Q2085081 Nutrição
Síndrome metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Não existe um único critério aceito universalmente para definí-la. Os dois mais aceitos são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do National Cholesterol Education Program (NCEP) – americano. Analise a seguir os resultados da avaliação antropométrica, bioquímica e da pressão arterial de três pacientes hospitalizados: 
Imagem associada para resolução da questão

Considerando os critérios do NCEP ATP III, quem seria diagnosticado com síndrome metabólica?
Alternativas
Q2085091 Nutrição
Anemia na gestação se associa à maior taxa de morbimortalidade materna e perinatal, com maior risco de aborto, prematuridade, baixo peso ao nascer e recém-nascidos com reservas de ferro abaixo do normal e, portanto, com maior risco para desenvolver anemia já nos primeiros meses de vida. Sobre os parâmetros de avaliação da anemia nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. O diagnóstico de anemia baseado na concentração de hemoglobina apresenta algumas limitações: é viável apenas para identificar a anemia, que é o estágio mais avançado da deficiência; além disso, não identifica o tipo de anemia existente.
II. O ferro sérico reflete o equilíbrio entre a entrada e a saída do mineral na circulação. É um indicador bastante instável, podendo sua concentração ser alterada pela presença de processos infecciosos e até mesmo em função dos horários em que ocorre a coleta de sangue, em virtude do ritmo circadiano.
III. A ferritina sérica é um parâmetro que possui a vantagem de avaliar não só a deficiência de ferro, mas também o seu excesso no organismo. Entretanto, é um indicador que possui baixa especificidade, ou seja, um valor normal não exclui a deficiência em ferro.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2085102 Nutrição
A pancreatite aguda é das patologias mais temíveis no ambiente da terapia intensiva, devido à sua alta morbimortalidade. A mortalidade nos casos leves está abaixo de 1%, enquanto nos casos graves pode passar dos 30%. Pode estar associada a complicações locais (coleção líquida peripancreática, necrose pancreática, abscesso, pseudocisto) e/ou sistêmicas (disfunção orgânica). Sobre essa patologia e a terapia nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. A pancreatite aguda é caracterizada por intensa reposta inflamatória sistêmica e hipermetabolismo, criando um estado de grande catabolismo. O aumento do catabolismo proteico se caracteriza por uma inabilidade da glicose exógena em inibir a gliconeogênese, aumento do gasto energético, aumento da resistência à insulina e aumento da dependência da oxidação dos ácidos graxos para provimento de substrato energético.
II. Na pancreatite aguda leve, o repouso do trato digestório, por 2 a 5 dias, habitualmente é o suficiente para que haja resolução da dor abdominal e diminuição das enzimas pancreáticas. A terapia nutricional deve ser iniciada se não há possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 5-7 dias.
III. Na pancreatite aguda grave, se recomenda o uso de nutrição enteral precoce. Sugere-se começar com uma fórmula monomérica ou oligomérica, a uma velocidade bem baixa, de 10 a 15 mL/h e progredir o volume e o tipo de fórmula, para uma fórmula polimérica, de acordo com a tolerância digestiva do paciente.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2085104 Nutrição
Um exemplo clássico de um Erro Inato do Metabolismo (EIM) é a fenilcetonúria, que resulta de uma mutação no gene codificador para a enzima fenilalanina hidroxilase, gerando sua deficiência ou inatividade, conduzindo a uma incapacidade para converter a fenilalanina em tirosina. Sobre a fisiopatologia e tratamento de tal patologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O paciente não tratado precocemente apresenta retardo mental, hiperatividade, microcefalia, atraso de desenvolvimento, convulsões, eczemas, distúrbio de comportamento e outros sintomas.
( ) A dieta consiste em oferecer alimentos com baixo teor de fenilalanina;porém, em quantidades suficiente, por se tratar de um aminoácido condicionalmente essencial. Retira- -se da dieta alimentos ricos em proteína de origem animal e vegetal.
( ) A dieta deve ser suplementada com produtos especiais Medical Foods ou fórmula metabólica, que consistem em uma mistura de aminoácidos isentos de fenilalanina, utilizados para suprir a necessidade proteica da dieta, sendo a principal fonte de nitrogênio, fornecendo, aproximadamente, 75% da proteína dietética.
( ) A recomendação de proteína é maior quando aminoácidos são a principal fonte proteica em razão da rápida absorção, do rápido catabolismo e da possível diminuição na absorção. Dessa forma, na dieta para fenilcetonúricos, a recomendação proteica excede as Ingestões Diárias Recomendada (DRI).
A sequência está correta em
Alternativas
Q2085105 Nutrição
A terapia nutricional é um dos componentes fundamentais da abordagem terapêutica do portador de diabetes mellitus(DM). O plano alimentar, juntamente com a atividade física e as medicações antidiabéticas, se constituem nos pilares do tratamento. O papel do profissional de nutrição é dos mais relevantes no acompanhamento do indivíduo diabético em qualquer faixa etária e com as mais vaiadas complicações. A dislipidemia está geralmente associada ao distúrbio do metabolismo da glicose. Tanto a hiperglicemia quanto a dislipidemia devem ser adequadamente tratadas no paciente diabético para se minimizar o risco de doença cardiovascular. Sobre a terapia nutricional do diabetes mellitus tipo 2, de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022), assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: A