Questões de Concurso Público Prefeitura de Astolfo Dutra - MG 2023 para Professor de Educação Infantil e Fundamental (1º ao 5º) – Professor I

Foram encontradas 3 questões

Q2370264 Pedagogia
No cotidiano escolar, as relações de poder podem se manifestar de diferentes formas. A compreensão deste espaço como lócus de dominação no qual os indivíduos estão submetidos a formas coercitivas de poder impõe ao professor uma ética e profissionalismo especial. Se o cotidiano escolar faz com que a escola promova a disciplinarização dos estudantes, no sentido de torná-los dóceis e, assim, produtivos, atuando como um lócus de controle total, é possível que tenhamos professores que:

I. Utilizem punições diversas e humilhantes como forma de controle dos alunos, acreditando que o medo é necessário para manter a ordem e a disciplina na sala de aula, ignorando a importância do diálogo e da resolução de conflitos. 
II. Planejem intervir em situações de bullying e relatar destacando a importância de promover um ambiente seguro e respeitoso para todos os alunos, o que pode contribuir para a resolução dos problemas, o bem-estar e o desempenho dos alunos. 
III. Adotem uma postura autoritária, impondo suas opiniões e decisões sem permitir espaço para a participação ativa e a expressão das ideias dos alunos, desvalorizando a construção coletiva do conhecimento. 
IV. Demonstrem favoritismo em relação a alguns alunos, sobretudo os de melhor desempenho, concedendo-lhes privilégios e tratamento diferenciado, gerando desigualdade e prejudicando a igualdade de oportunidades. 

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2370265 Pedagogia
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão participativo na sociedade em que vive. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura; da escrita; da ciência das artes; e, das letras – sem estas aprendizagens dificilmente o aluno poderá exercer os seus direitos de cidadania. A função social da escola é muito relativa e complexa, pois há várias formas de pensar a educação. Na perspectiva neoliberal, a escola:

I. Assume um caráter instrumental, focalizando na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, priorizando o desenvolvimento de habilidades técnicas e adaptativas, de acordo com as demandas do setor produtivo.
II. Valoriza a diversidade cultural e promove a valorização da diversidade, buscando a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, através de práticas de respeito e valorização da diversidade cultural e étnico-racial. 
III. É o lugar de criação de capital humano, pensado como tal, que irá alimentar um sistema produtivo baseado na concorrência generalizada. Trata-se de uma estratégia que visa modificar a sociedade e transformar o “humano” enquanto tal. 
IV. Tem como alicerce a eficiência, o desempenho, a rentabilidade. E, portanto, cada indivíduo deve se ver, rapidamente e desde cedo, como um empreendedor, um gestor de si mesmo; portanto, que cada um se considere um capital. 

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2370268 Pedagogia
As tendências pedagógicas são correntes teóricas e práticas que influenciam a forma como a educação é concebida e implantada nas escolas. Estas tendências refletem diferentes perspectivas sobre o processo de ensino e aprendizagem, o papel do professor e do aluno, bem como a função da escola na formação dos indivíduos. Tendo em vista que, no Brasil, as tendências pedagógicas na prática escolar vêm sofrendo mudanças e muitos desafios podemos afirmar que:  
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B