Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Medicina: Medicina do Trabalho

Foram encontradas 19 questões

Q2080796 Medicina
Homem, 65 anos, hipertenso, diabético e tabagista, refere que há, aproximadamente, uma hora iniciou com quadro de dor torácica, de forte intensidade, em pontada e de maneira abrupta, com irradiação para o dorso. Nega apresentações dos mesmos sintomas anteriormente e associação do quadro com esforço físico. Ao exame: frequência cardíaca: 122 bpm; frequência respiratória 20 irm; temperatura 36,8° C; pressão arterial em membro superior direito: 176 x 94 mmHg; em membro superior esquerdo 146 x 92 mmHg. Saturação de Oxigênio 94 % em aa. Neurológico: vigíl, pupilas isofotorreagentes, ausência de deficits focais e sinais meníngeos. Ausculta cardíaca: ritmo regular em dois tempos; bulhas hipofonéticas; sem sopros. Ausculta respiratória: murmúrio vesicular reduzido globalmente; ausência de ruídos adventícios. Abdômen: plano; flácido; indolor a palpação; e, ausência de massas palpáveis. Membros inferiores: panturrilhas livres; sem edemas. ECG: Ritmo sinusal; presença de sinais de sobrecarga de ventrículo esquerdo; ausência de alterações em segmento ST. Considerando o caso clínico hipotético, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2080797 Medicina
Considere um indivíduo do sexo masculino que trabalha como vigilante e se apresenta à consulta com queixa de dor intensa na perna direita ao ficar de pé, como exigido no trabalho, e cede ao ficar sentado. Paciente submetido a inúmeros exames de imagem de coluna e membro inferior direito que não constataram alterações. Visando avaliar tal queixa subjetiva, o médico realiza um teste em que conta as pulsações radiais do paciente em repouso sentado e avalia se há aumento nas pulsações com o paciente de pé, apoiado na perna direita.O sinal pesquisado pelo examinador é o sinal de: 
Alternativas
Q2080798 Medicina
Um estudo buscou estimar a prevalência de perda auditiva induzida pelo ruído e sua associação com tempo de serviço em trabalhadores de uma indústria metalúrgica. Cada um dos 2.000 trabalhadores realizou audiometria ao longo de um ano de estudo e foram classificados quanto ao tempo de serviço em três categorias: 0 a 10 anos; 11 a 20 anos; e, 21 ou mais anos de serviço na empresa. Os achados audiométricos foram classificados em três grupos: audiometria normal; audiometria sugestiva de PAIR; e, audiometria alterada não sugestiva de PAIR. A tabela a seguir mostra os resultados, em valores absolutos, encontrados no estudo:
Imagem associada para resolução da questão

Com base no desenho deste estudo e em seus conhecimentos sobre a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tipo de estudo não permite estabelecer uma relação de causalidade entre tempo de serviço e perda auditiva induzida por ruído.
( ) Considera-se que 30% dos trabalhadores possuem curva audiométrica em rampa descendente com limiares auditivos superiores a 25 dB(NA) nas frequências agudas, na via aérea e na via óssea (perda do tipo sensorioneural) sugestiva de PAIR.
( ) A incidência de perda auditiva induzida pelo ruído é de 37,5 casos ao ano para cada 100 trabalhadores com 21 anos ou mais de serviço na empresa.
( ) O ruído é considerado um agente físico de risco à saúde.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2080799 Medicina
Considere as seguintes situações envolvendo profissionais com exposição a material biológico:
I. Médico com história de exposição percutânea por agulha durante cirurgia. Procurou atendimento cinco dias após o acidente, logo ao saber que status sorológico da pessoa-fonte era positivo para HIV.
II. Segurança com história de ter sido vítima, há um dia, de mordedura humana com presença de sangue. O status sorológico de pessoa-fonte não é conhecido.
III. Técnico de laboratório atendido duas horas após exposição de pele não íntegra a urina de paciente sabidamente portador do vírus HIV.
Sabendo-se que em todos os três casos os profissionais ao momento do atendimento tem status sorológico não-reagente para HIV, qual das seguintes situações está indicada profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV?
Alternativas
Q2080800 Medicina
Mulher, 50 anos, costureira, é avaliada em consulta médica devido dor em punho e polegar de mão direita há um mês, período que coincide com intensificação do trabalho para cumprimento de metas estabelecidas pela empresa. Ao examinar a paciente, o médico nota que ela refere dor na região do processo estiloide no rádio distal ao ser realizado um desvio ulnar da mão com o polegar aduzido e fletido. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: C