Questões de Concurso Público SANEPAR 2024 para Profissional - Engenheiro Químico
Foram encontradas 22 questões
I. Não é necessário utilizar a mesma pipeta para soluções diferentes.
II. É necessário adicionar sempre água ao ácido lentamente para diluir um ácido concentrado.
III. Cápsula e cadinhos de porcelana não podem ser aquecidos ao rubro, e o resfriamento deve ser rápido.
IV. Não se deve aquecer bruscamente nenhum sólido ou líquido.
I. A difusão é devido ao gradiente de concentração entre regiões.
II. A difusão pode ocorrer somente em gases.
III. A taxa de difusão é mais elevada nos gases do que nos líquidos ou sólidos.
IV. É descrita pela primeira e segunda lei de Fick.
A desidrogenação catalítica do etano produz eteno de acordo com a reação química a seguir:
C2H6 → C2H4 + H2
A conversão de etano por passe no reator é de 50%. Se o produto efluente do processo contém 8% molar de etano, a conversão global de etano, em porcentagem, é aproximadamente igual a
Em relação à equação de estado de Van der Waals, apresentada a seguir, assinale a alternativa INCORRETA.

Sendo: P a pressão, V o volume molar e T a temperatura absoluta. As constantes a e b têm valores que dependem da substância estudada, e R é a constante universal dos gases.
( ) Quando o ar úmido está saturado com vapor d’água, a pressão parcial do vapor d’água é igual à pressão de vapor da água na temperatura da mistura.
( ) A porcentagem de saturação absoluta é sempre menor que a porcentagem de saturação relativa.
( ) A umidade do ar é definida como a razão mássica/molar entre o vapor d’água e o ar seco (sem vapor d’água).
( ) Funções de excesso são propriedades termodinâmicas das soluções que excedem aquelas de solução ideal.
( ) Para a termodinâmica do equilíbrio de fases, a função de excesso parcial molar mais útil é a energia livre em excesso, que está ligada diretamente ao coeficiente de atividade.
( ) Funções de excesso podem ser positivas ou negativas, representando desvios positivos ou negativos em relação ao comportamento da solução ideal.
O modelo Universal quasi-chemical (UNIQUAC) consiste em duas partes: uma parte _____________, que descreve as contribuições entrópicas dos componentes, e uma parte _____________, que expressa as forças intermoleculares que são responsáveis pela _____________ de mistura.