Questões de Concurso Público Prefeitura de Serraria - PB 2026 para Odontólogo (Todos os Cargos)
Foram encontradas 2 questões
I. A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade, instituindo os Conselhos e Conferências de Saúde como instâncias colegiadas.
II. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda, entre outros, ao princípio da universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
III. Os Conselhos de Saúde são instâncias colegiadas, permanentes e deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo (União, Estados, DF e Municípios), fundamentados na Lei nº 8.142/1990.
IV. A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única e exercida em cada esfera de governo por órgãos específicos.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:
I. Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço em caso de necessidade.
II. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras, para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.
III. Quando houver alguma dificuldade temporária para atender às pessoas, não é responsabilidade da direção e da equipe do serviço acolher, prestar informações claras ou encaminhá-las, podendo o atendimento ser negado ou realizado com distinções e privilégios.
É CORRETO o que se afirma em