Questões de Concurso Público IF-PI 2022 para Professor - Arte, Edital nº 73
Foram encontradas 14 questões
I - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecem ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. II - Fica vedado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. III - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de vários direitos, como a educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 3 (três) anos de idade. IV - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. V - Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Desse modo, o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
(BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB.9394/1996 Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 04/07/2022.).
O § 2º desse artigo da LDB refere-se ao ensino da arte, atualizado pela última vez em 2017. Marque a alternativa que possui a redação CORRETA deste parágrafo.
Pedagogia Tradicional
A Tendência Tradicional surge no século XIX, transitando pelo século XX até os dias atuais. Sustenta que o homem é um ser livre a partir do momento que obtém conhecimento no espaço escolar, tendo a oportunidade de sistematizar um ambiente social mais democrático. No Brasil, a linha tradicional esteve vigente desde o século XIX, quando prevalecia uma corrente estética baseada na imitação, com exibição de modelos. Isto levou ao estabelecimento de um modelo de perfeição, onde a intenção era obter trabalhos artísticos a partir da reprodução fi el do mundo natural. Segundo Rui Barbosa, em 1883, no país, o ensino do desenho, no primário, era vinculado ao desenvolvimento industrial, com caráter utilitário, na intenção de treinar a pessoa para o ofício.
(ARAÚJO, Juliana. O uso de crenças modernistas nas aulas de arte x necessidades pós-modernas para o ensino de arte. Monografia (Especialização em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. p. 15.)
Marque a alternativa CORRETA que caracteriza as aulas de Arte, de acordo com o Método Tradicional.
A Pedagogia Tecnicista surgiu na segunda metade do Século XX, nos EUA, e no Brasil em 1960, com predomínio em 1978. As Leis 5540/68 (Ensino Universitário) e 5692/71(ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do Modelo Tecnicista. Segundo Rodrigues (2005, p.27) no Brasil, ela é implementada a partir do governo militar, através dos acordos MEC-USAID. A USAID (United states Agency for International Development), empresa de consultoria norte-americana que fez inúmeras pesquisas sobre a educação no Brasil, as quais acabam na implementação dessa tendência, através das leis citadas no parágrafo anteriormente.
(CAMPOS, Cristiane. A Tendência Tecnicista e o Ensino da Arte. Disponível em:https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/ seminario8/_fi les/HGqmRDqk.pdf. Acessado em: 09/07/2022.)
Sobre a Pedagogia Tecnicista no ensino da Arte, analise as proposições a seguir e depois marque a alternativa que contém apenas itens VERDADEIROS.
I. Professor e aluno ocupam posição secundária, o principal elemento era o sistema técnico.
II. Recursos tecnológicos e audiovisuais são considerados irrelevantes.
III. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692, no ano de 1971, a Educação Artística foi introduzida no currículo escolar de 1º e 2º graus.
IV. A Educação Artística é considerada apenas uma atividade educativa e não uma disciplina.
O preenchimento CORRETO da lacuna acima é:
Apresentação: Partindo da trajetória de Frans Krajcberg, apresentaremos, nesta sequência de atividades, como a relação entre os conhecimentos e experiências pessoais podem estimular a pesquisa, a reflexão e a criação artística. Ao estudar a poética de Frans Krajcberg, a escolha dos materiais e as simbologias de sua produção, a turma terá a oportunidade de expandir conhecimentos para além da arte contemporânea.
Objetivos: Conhecer a biografia do artista Frans Krajcberg; Relacionar as disciplinas da base curricular com o processo de criação artística; Desenvolver um trabalho de pesquisa; produzir esculturas inspiradas nas obras do artista; Fabricar tintas com pigmentos naturais.
Áreas do conhecimento abordadas: Artes visuais, geografia, história, língua portuguesa, biologia, química e física.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a referida proposta didático-pedagógica, avalie as habilidades abaixo que melhor contemplam as competências específicas a serem aprofundadas na área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio.
1. Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. (EM13LGG101).
2. Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais). (EM13LGG203).
3. Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EM13LGG402).
4. Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. (EM13LGG301).
5. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (EM13LGG704).
Marque a alternativa CORRETA que descreve as habilidades de acordo com o exposto na BNCC:
O pensamento Decolonial problematiza, em grande medida, os modelos neoliberais, pois estes não tratam de ordens de natureza econômica e financeira somente, mas de um projeto de civilização baseado em um novo tipo de mercantilismo escravagista. Busca, desse modo, uma cultura regida pelas histórias locais, pela desubalternização do conhecimento local e por uma descolonização epistemológica de corpos e mentes como crítica radical aos projetos globais.
(FLETCHER, John. Historiografi a dos decolonialismos para o ensino/ aprendizagem em artes visuais. Arteriais - Revista do Programa de PósGradução em Artes, [S.l.], p. 209, abr. 2019. ISSN 2446-5356. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2022.)
Sobre o campo teórico e prático do ensino/ aprendizagem, em uma perspectiva decolonial em Artes Visuais, analise as proposições a seguir e, em seguida, marque a alternativa que possui apenas itens VERDADEIROS.
I. A atual perspectiva realista-progressista, com grande ênfase nas pesquisas do educador Paulo Freire, nome ligado ao debate decolonial, é uma emergência e uma realidade hoje defendida por acadêmicos e profissionais.
II. Busca alternativas de superar um pensamento idealista, muitas vezes, amparado por uma agenda teórica estrangeira que não é adequada a condições particulares de países com níveis de desigualdade alarmantes que nem o Brasil.
III. Preza por condições favoráveis de ensino, em que professores e alunos são desafiados por situações problemas para compreender e solucionar, sabendo que a escola é o único segmento da sociedade responsável pelo processo de ampliação da conscientização política de cidadãos.
I. A Tendência Liberal se desenvolveu no Brasil entre os anos 1960 e 1970. Enfatiza o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Prepara o indivíduo para adaptar-se às normas vigentes em uma sociedade de classes, propagando a ideia de igualdade de oportunidades, sem levar em consideração as desigualdades sociais.
II. A Tendência Liberal manifesta-se nos movimentos pedagógicos, que apontam para uma análise crítica das realidades sociais e uma educação conscientizadora.
III. Na Pedagogia Tecnicista, o professor tende a ser responsável por seu planejamento. A dinâmica do ensino e da aprendizagem não é questionada, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso.
IV. Na Tendência Realista Progressista, a educação escolar deve assumir, por meio do ensino e da aprendizagem do conhecimento acumulado pela humanidade, a responsabilidade instrumental para que ele exerça uma cidadania consciente crítica e participante.
O texto acima refere-se à: