Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Artes

Foram encontradas 40 questões

Q2715952 Direito Administrativo

Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale abaixo a alternativa CORRETA sobre o Processo Administrativo Disciplinar:

Alternativas
Q2715953 Direito Constitucional

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:


( ) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, bem como o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo.

( ) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

( ) Dentre as atribuições do Conselho Tutelar está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente e requisitar, quando necessário, certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente.

( ) Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar serão exigidos reconhecida idoneidade moral, idade superior a 18 (dezoito) anos e residir no Município.

Alternativas
Q2715954 Legislação Federal

Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:


I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.

II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.

IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.

V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:

Alternativas
Q2715955 Direito Administrativo

Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as seguintes afirmativas sobre nomeação, posse e exercício:


I. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da nomeação.

IV. O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal.

V. A nomeação em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são CORRETAS:

Alternativas
Q2715956 Legislação Federal

O corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS é constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição, classificados nos seguintes regimes:


( ) regular – alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio, nos cursos de graduação e pós-graduação.

( ) temporário – alunos matriculados especificamente em disciplinas isoladas em cursos de graduação e pós-graduação.

( ) especial – alunos matriculados em cursos de extensão e educação continuada.


Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Q2715957 Legislação Federal

Com base nas disposições constantes na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2715958 Pedagogia

Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo, dos parênteses, segundo a Organização Didática (OD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS:


1. Poderão ser oferecidos somente na modalidade presencial;

2. Poderão ser oferecidos somente na modalidade de educação a distância;

3. Poderão ser oferecidos na modalidade presencial ou de educação a distância.


( ) Cursos Técnicos Integrados de nível médio;

( ) Cursos Técnicos Integrados à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio;

( ) Cursos Técnicos de nível médio subsequente;

( ) Cursos Técnicos de nível médio na modalidade de concomitância externa.


Alternativas
Q2715959 Ética na Administração Pública

Sobre as Regras Deontológicas contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2715960 Administração Pública

Os servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, aprovados no estágio probatório do respectivo cargo, que atenderem os seguintes requisitos de titulação, farão jus a processo de aceleração da promoção:


I. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista.

II. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação do diploma de graduação somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – I.

III. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.

IV. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de certificado de pós-graduação lato sensu somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – II.

V. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – III.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Q2715961 Legislação Federal

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:


I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.

II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.

III. A defesa da interculturalidade.

IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746677 Artes Visuais

Sobre a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) A Proposta Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade. A Pós-Modernidade em Arte/Educação caracterizou-se pela entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula junto com a já conquistada expressividade.

( ) John Dewey foi o principal inspirador para Ana Mae Barbosa criar a Proposta Triangular.

( ) A Proposta Triangular é baseada na leitura de imagens, contextualização e prática artística.

( ) A Proposta Triangular teve forte influência do pensamento de Paulo Freire.

( ) O foco da Proposta Triangular é o fazer artístico.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746678 Artes Visuais

O Renascimento propaga a ênfase no estudo do mundo tangível, do conhecimento obtido gradualmente a partir da observação e experimentação científica. A partir do século XVIII, artistas de diferentes nações embarcam em expedições à América Latina com o intuito de registrar a geografia dos territórios explorados, a fauna, a flora e a vida humana.

(ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify, 1997)


I. A função atribuída aos artistas-cronistas viajantes tinha o intuito de mapear os recursos dos territórios a fim de possibilitar seu comércio.

II. O registro dos hábitos humanos ficou conhecido como costumbrismo.

III. Alexander von Humboldt, Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas figuram entre os principais nomes de artistas viajantes que atuaram na América Latina.

IV. O rigor Neoclássico vigente nas Academias de Arte não interferiu na produção dos artistas cronistas viajantes.

Assinale quais dessas afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746679 Artes Visuais

As influências dos estilos modernos europeus foram absorvidas e reformuladas pelos artistas latinos com forte influência do cenário político e das culturas indígenas. A __________ teve grande impacto sobre os pintores __________, como __________. Já o uruguaio __________, apesar de adotar estilo internacionalista influenciado pelo __________, revela seu fascínio pelas culturas __________.


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE todas as lacunas, na ordem do texto acima:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746680 Artes Visuais

De acordo com Juliana Ferrazzo (2011), a prática do artesanato para os Kaingang é uma alternativa de renda e uma manifestação de sua história, cultura, identidade e marcas clânicas. Muitas vezes, em datas festivas, viajam para comercializar os objetos produzidos nas comunidades.

(FERRAZZO, Juliana C. Fabricação de artesanatos na aldeia kaingang capinzal/RS. Trabalho de conclusão de graduação. Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.)

Sobre a produção estética Kaingang, podemos afirmar que estão CORRETAS as afirmações:

I. As formas artesanais redondas e baixas relacionam-se aos Kairú, enquanto as compridas são produzidas pelos Kamé.

II. O ensino às crianças das atividades relacionadas ao artesanato transmite-se pela oralidade e pela observação e participação ativa em sua construção e comércio.

III. A confecção de cestos utiliza exclusivamente taquaras, que geralmente são tingidas.

IV. As comunidades mantêm a produção de técnicas tradicionais, extraindo todos os recursos de que necessitam de seus territórios.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746681 Artes Visuais

Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, responda à questão.

TEXTO 1

Imagem associada para resolução da questão

Lojas Africanas, 2013.

Leandro Machado (Porto Alegre/RS, 1970)

Serigrafia sobre camiseta

100 x 45 cm

Coleção do artista

Disponível em: <http://cargocollective.com/leandromachado/LojasAfricanas-African-Stores>. Acesso em: 03 out. 2016.



TEXTO 2

Imagem associada para resolução da questão

Livro, 2011.

Leandro Machado (Porto Alegre/RS, 1970)

Marcador permanente sobre livro didático

28,5 x 22,6 x 1,4 cm

Coleção do artista

Disponível em <http://cargocollective.com/leandromachado/EscritosWritten>. Acesso em: 03 out. 2016


TEXTO 3

Mariano Carneiro da Cunha, no tópico “A emergência de artistas e temas negros a partir das décadas de 1930 e 40”, constante no texto "Arte afro-brasileira", publicado originalmente no livro História geral da arte no Brasil, organizado por Walter Zanini (1983), propõe outro campo de abrangência para o termo afro-brasileiro, que é independente da afrodescendência: "Dos artistas cobertos em geral por essa definição muitos são brancos, outros mestiços e relativamente poucos são negros. Poderíamos subdividi-los portanto em quatro grupos, ou seja: aqueles que só utilizam temas negros incidentalmente; os que o fazem de modo sistemático e consciente; os artistas que se servem não apenas de temas como também de soluções plásticas negras espontâneas, e, não raro, inconscientemente; finalmente os artistas rituais. Os três primeiros grupos definiriam o termo afrobrasileiro em seu sentido lato e o último grupo em sentido estrito". (CUNHA, 1983 citado por CONDURO, 2009, p. 36- 37)


"Salvo engano, é com essa subdivisão proposta por Mariano Carneiro da Cunha que se explicita e cristaliza historiograficamente a concepção inclusiva da arte afro-brasileira, que já era praticada anteriormente, ultrapassando a ideia de raça como elemento determinante dessa vertente artística”. CONDURU, Roberto. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo. Revista do Arquivo Nacional, v. 22, nº 2, 2009, p. 36. Disponível em . Acesso: em 03 de out. 2016.

A partir das referências apresentadas acima, analise as afirmativas, identificando com "V" as VERDADEIRAS e com "F" as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.

( ) Segundo o TEXTO 3, a obra de Leandro Machado pode ser classificada como afrobrasileira.

( ) Dos quatro grupos apresentados no TEXTO 3, pode-se incluir Leandro Machado no grupo dos que utilizam temas negros “de modo sistemático e consciente".

( ) Ainda que o artista fosse branco, os trabalhos de Machado (TEXTOS 1 e 2) poderiam ser classificados como arte afro-brasileira.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746682 Artes Visuais

“A galeria é construída de acordo com preceitos tão rigorosos quanto os da construção de uma igreja medieval. O mundo exterior não deve entrar, de modo que as janelas geralmente são lacradas. As paredes são pintadas de branco. O teto torna-se a fonte de luz. O chão de madeira é polido, para que você provoque estalidos austeros ao andar, ou acarpetado, para que você ande sem ruído". (O’DOHERTY, Brian. No interior do Cubo Branco - a ideologia do espaço na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 4)

Das afirmativas abaixo sobre a concepção moderna de espaço expositivo, qual está INCORRETA?

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746683 Artes Visuais

Após o Estado Novo, observa-se um movimento nacional de valorização do argumento da arte como forma de liberação emocional, resultando na criação de ateliers ou escolinhas de arte cujo método consistia em:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746684 Artes Visuais

“A arte conceitual cresceu num espaço criado pela vanguarda, e o utilizou para estruturar uma crítica aos pressupostos do modernismo artístico, em particular ao seu foco exclusivamente dirigido ao estético e às reivindicações de autonomia da arte”. (WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. p. 28)


Segundo o autor, a arte conceitual implicava em levantar questões referentes ao propósito da arte frente à história da modernidade.


Podemos afirmar que estão CORRETAS as afirmações:

I. O objeto minimalista dispensa a habilidade do artista, inserindo a possibilidade de qualquer materialidade ou ação apresentar-se como arte.

II. A influência dadaísta não atinge a arte conceitual, pois suas provocações mantiveram-se centradas na subversão por meio de objetos que preservam certo caráter estético.

III. Enquanto a arte acadêmica relaciona-se prioritariamente com as narrativas literárias, a arte moderna procura as sensações. Mas a arte conceitual centrou-se nas ideias.

IV. São propostas relações conceituais entre os objetos físicos e suas formas de apresentação e representação.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746685 Artes Visuais

Durante o governo militar, a Reforma Educacional de 1971 acarretou para o ensino da Arte as seguintes medidas:

I. Adoção da polivalência.

II. Reconhecimento das linguagens específicas da Arte.

III. Criação dos cursos de Licenciatura Curta em Educação Artística, com 2 anos de duração.

IV. Criação dos cursos de Licenciatura Plena em Educação Artística, com duração de 4 anos.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746686 Artes Visuais

Jorge Coli, no livro O que é arte, falando sobre a obra “A fonte”, de Marcel Duchamp, diz: “o mictório que, pela sua função receptora de excremento, evoca o lado animal, orgânico e portanto menos ‘nobre’ do homem, está nos antípodas da concepção de arte como instrumento de elevação do espírito: é antiarte por excelência. Convertido em peça de museu, assume o papel de objeto de contemplação, passa a provocar ‘sentimentos’ no espectador [...]. Qualquer objeto aceito como arte, torna-se artístico”. (COLI, Jorge. O que é Arte?. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. p. 68)

Acerca dessa afirmação e em consonância com a intenção do artista ao enviar o objeto para o espaço de arte, assinale a alternativa CORRETA.


I. A atitude de Duchamp pretendia desqualificar os espaços de arte, pois se estes aceitassem um objeto tão desprezível como sendo uma obra, estariam eles mesmos admitindo sua impossibilidade de determinar o que fosse arte.

II. Duchamp pretendia promover uma crítica à atitude solene e "culta" que nossa civilização confere ao contato com o objeto artístico. Ele almejava denunciar o aspecto convencional da atribuição do estatuto de arte pelos instrumentos da cultura e criar uma antiarte.

III. O poder dos instrumentos culturais acabou por absorver os objetos de Duchamp, que deveriam ser apenas testemunhos de um gesto de questionamento, mas que, conservados em museu, adquirem efetivamente o estatuto de arte. A negação da arte, a crítica radical, tornam-se "meios" de produção artística.

IV. Ao aceitar o objeto de Duchamp, o espaço de arte obriga-se a aceitar o que quer que lhe seja enviado, sem critérios seletivos. Essa antiarte se desenrola numa desvalorização generalizada das pessoas pela arte contemporânea.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: C
6: D
7: A
8: E
9: D
10: B
11: D
12: A
13: E
14: B
15: E
16: C
17: A
18: C
19: D
20: B