Questões de Concurso Público CRMV - SC 2026 para Advogado
Foram encontradas 40 questões
I. O aumento no preço dos óleos vegetais é explicado no texto por uma correlação entre o aumento do consumo de alimentos processados e a escassez de petróleo.
II. Existe uma interdependência entre a produção agrícola de larga escala e a estabilidade das rotas comerciais de insumos químicos (fertilizantes).
III. O alerta da ONU baseia-se na constatação de que o sistema alimentar global já está operando sob o impacto das hostilidades geopolíticas.
Pode-se afirmar que:
( ) Em A alta é atribuída, principalmente, ao aumento da demanda por biocombustíveis, o termo atribuída poderia ser substituído, sem alteração do sentido original, por imputada.
( ) Em No caso do trigo, a principal preocupação é a escassez de fertilizantes, o vocábulo escassez estabelece uma relação de antonímia direta com o termo carestia.
( ) As palavras guerra e geopolíticos integram um mesmo campo lexical, dado que compartilham o mesmo radical etimológico e semântico, contribuindo para a coesão temática do texto ao evocarem o cenário de conflitos e relações internacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. O texto apresenta um baixo nível de literariedade por ser escrito em linguagem coloquial, utilizando expressões populares para explicar conceitos complexos de mercado.
II. O texto utiliza o método indutivo, pois inicia apresentando a falta de fertilizantes no Estreito de Ormuz para somente ao final concluir que existe uma guerra no Oriente Médio.
III. A ideia central do texto reside na interconexão entre a instabilidade geopolítica no Oriente Médio e a consequente inflação e insegurança no sistema alimentar global.
Pode-se afirmar que:
12, 16, 16, 17, x, 24, y
Sabendo que x < y , qual é o valor de x + y ?
Qual foi o ganho real aproximado do investimento?
para x ≠ 3. Seja g(x) a extensão contínua de f(x) em x = 3.
Qual é o valor de g'(3)?
I. Praticar atos profissionais que caracterizem: imperícia, imprudência e negligência.
II. Atribuir seus erros a terceiros e a circunstâncias ocasionais que possam ser evitadas, mesmo quando solicitadas pelo cliente.
III. Buscar se isentar de responsabilidade por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.
IV. Deixar de esclarecer ao cliente sobre as consequências socioeconômicas, ambientais e de saúde pública provenientes das suas orientações e atividades técnicas.
Assinale a alternativa correta:
I. Cumprir, exclusivamente, estágio.
I. Exercer a profissão em período inferior a 120 dias, nos termos do art.12 da resolução citada.
III. Ministrar palestras, cursos e similares.
IV. Frequentar, exclusivamente, cursos de pósgraduação, em qualquer nível, em estabelecimento situado na jurisdição de outro CRMV.
Assinale a alternativa correta:
A comunicação dos atos processuais será efetivada, sucessiva e exclusivamente por meio eletrônico, por ofício expedido mediante correspondência com Aviso de Recebimento, pessoalmente, ou publicação no Diário Oficial da União (DOU) nos casos definidos no Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs.
Assinale a assertiva INCORRETA de acordo com o texto a seguir. A comunicação dos atos processuais por publicação no Diário Oficial da União (DOU) deverá conter, para intimações ao denunciante:
I. Requerer remuneração justa e digna por suas atividades profissionais.
II. Indicar aos usuários de suas atividades, as tecnologias mais apropriadas econômica e socialmente.
III. Recusar o exercício profissional quando as condições de trabalho atenderem às necessidades técnicas mínimas, podendo prejudicar o animal, o homem e/ou o meio ambiente.
IV. Dirigir suas críticas relativas às normas, regras ou leis às instituições públicas ou privadas, tendo como premissa que os valores sociais são imutáveis e que as regras deles decorrentes necessitam de constante revisão para o prejuízo da população.
Assinale a alternativa correta:
I. Correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA, para títulos federais, acumulada mensalmente, até o último dia do mês anterior ao do pagamento;
II. Multa, de acordo com as Resoluções que disciplinam o pagamento das anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas;
III. Juros de mora de 1% (um por cento) ao mês;
IV. Correção monetária e juros de mora que serão calculados antes do acréscimo do valor da multa.
Assinale a alternativa correta:
I. Planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos.
II. Participar dos exames a que os mesmos hajam de ser submetidos, para o efeito de sua inscrição nas Sociedades de Registro Genealógico.
III. Promover e aplicar medidas de fomento à produção dos animais domésticos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelarem mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos.
IV. Exercer a supervisão técnica das exposições oficiais a que eles concorrem, bem como a das estações experimentais destinadas à sua criação.
Assinale a alternativa correta: