Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibatiba - ES 2023 para Secretário Escolar

Foram encontradas 15 questões

Q3045032 Pedagogia
O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo MEC/INEP/DEEB em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais. Seu objetivo é:


I. coletar os dados necessários para o repasse de recursos dos programas federais.

II. atualizar as informações educacionais para subsidiar o processo de avaliação da Educação Básica realizada pelo Inep.

III. melhorar a rede física de creches e pré-escolas e a formação de professores para a educação infantil.

IV. reunir informações para a elaboração de análises e descrições do Sistema Educacional Brasileiro.

V. universalizar a alfabetização e a ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais.


Está correto o que se afirma na alternativa: 
Alternativas
Q3045033 Pedagogia
Na realização do procedimento pedagógico, adaptação de estudos, o secretário escolar deverá realizar o ajustamento e o acompanhamento do novo currículo e da nova matriz curricular. Para a realização da adaptação de estudos, o secretário escolar deve: 
Alternativas
Q3045034 Pedagogia
O Secretario Escolar, profissional responsável por atuar na gestão de documentos escolares, deve operacionalizar os processos de transferência de aluno, frequência, registros do histórico escolar de acordo com as normas estabelecidas na Lei Federal nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa Lei, estabelece que, na Educação Básica:

I. a escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

II. a transferência automática do aluno deve adequar-se às peculiaridades locais, possibilitando a redução da carga horária prevista na lei.

III. o controle de frequência fica a cargo da escola, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

IV. a escola realiza a expedição de históricos escolares e declarações de conclusão de série.

V. os diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis serão expedidos pela Secretaria Municipal de Educação.


Está correto o que se afirma na alternativa:
Alternativas
Q3045035 Pedagogia
A matrícula constitui o ato formal por meio do qual se efetiva o vínculo do estudante com a instituição de ensino, conferindo-lhe a condição de aluno. De acordo com a Lei Federal nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a matrícula: 
Alternativas
Q3045036 Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, menciona a palavra “Regimento” quando dispõe sobre a Educação Básica, nos artigos 23 e 24. Nesse contexto, o Regimento Escolar, é o documento que:



I. sistematiza a organização do conhecimento no currículo, expressando os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos de cada disciplina.


II. apresenta uma estrutura de organização, atribuições e competências dos diversos órgãos e dos profissionais que os integram.


III. norteia o trabalho educativo proposto pela instituição de ensino como um todo trazendo, no seu marco operacional, a Proposta Pedagógica Curricular.


IV. regula as concepções de educação, os princípios constitucionais, a legislação educacional e as normas estabelecidas pelo sistema de ensino local.



Está correto o que se afirma na alternativa:

Alternativas
Q3045387 Pedagogia
EDUCAÇÃO: COMO SE ADAPTAR AO NOVO MUNDO QUINTA-FEIRA, 16 FEVEREIRO, 2023

(...) Essa nova realidade deve ser enfrentada pelos gestores da educação. Para o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, “Todo o processo de formação e toda atividade escolar passam pelo protagonismo, agora, do aluno. Dessa forma, algumas disciplinas podem deixar de existir, assim como algumas profissões.” Ele afirma que isso acontece há décadas e, atualmente, pode estar mais frequente.

(Fonte: https://esbrasil.com.br/educacao-como-adaptar-novo-mundo/)

Relacionando a notícia acima aos quatro pilares para a educação do século XXI, um dos objetivos a se alcançar pelos alunos é: 
Alternativas
Q3045388 Pedagogia
Segundo os quatro pilares para a educação do século XXI, “conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do seu próprio destino” (DELORS, 1996) está relacionado a qual dos pilares de conhecimento abaixo?
Alternativas
Q3045389 Pedagogia
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Museu_ Afro_Brasil_%2811%29.jpg)


O professor, ao planejar uma visita ao Museu Afro Brasil e propiciar momentos em que os alunos sejam estimulados a internalizar a aprendizagem advinda das referências culturais e aplicá-la em suas realidades, permitindo que construam sua própria identidade e estabelecendo uma sensação de pertencimento com alguma comunidade, está trabalhando a seguinte competência geral da BNCC:
Alternativas
Q3045390 Pedagogia
As competências gerais da Educação Básica propostas pela Base Nacional Comum Curricular articulam-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores. A competência geral 09 aborda o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, fazendo-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. Para uma sala do 2º ano do ensino fundamental de 25 alunos, sendo dois com deficiência intelectual e um cego, a atividade que contempla melhor essa competência é:
Alternativas
Q3045391 Pedagogia
Leia as características abaixo.

I- Aluno passivo e dependente. II- Professor cuidador e orientador. III- Reflexão e problematização da realidade. IV- Trabalho individual.

Sobre metodologias ativas de ensino, estão corretas as características contidas em: 
Alternativas
Q3045392 Pedagogia
Nas metodologias ativas, a ênfase está: 
Alternativas
Q3045393 Pedagogia
As narrativas a seguir demonstram as significações dos participantes de uma pesquisa acerca do que é avaliação.


- avaliação é para saber se o assunto dado foi aprendido, se os alunos estão devagar com as aprendizagens (Estudante Nanda – 9º ano “B”).

- a avaliação é para pesquisar sobre tal conteúdo que está sendo ensinado, se o aluno conseguiu entender (Estudante Fred – 9º ano “B”).

- é avaliar a aprendizagem, é avaliar não só o que o aluno aprendeu, é avaliar o que você passou, se você conseguiu chegar ao objetivo (Professora Eduarda – História).

- compreendo a avaliação como um feedback. Saber o que está acontecendo, saber que o aluno está aprendendo e porque não está aprendendo (Professora Natália – Ciências).


(Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/30435-Texto%20do%20artigo131798-1-10-20201130.pdf)


O processo avaliativo descrito pelos estudantes e professores acima indicam a avaliação numa perspectiva:
Alternativas
Q3045394 Pedagogia
A recuperação durante o processo avaliativo é um processo bastante delicado e com uma visão geralmente equivocada, visto que muitas vezes é considerado como um momento que reflete o “erro”, não sendo bem-visto no processo avaliativo. Sobre esse aspecto da avaliação, a professora S.M. afirmou que “as recuperações são feitas a partir de cada bimestre relacionando os conteúdos referentes as duas últimas avaliações”. É possível perceber que a avaliação realizada pela professora não é feita durante o processo, mas no final, bem como a recuperação. Sobre isso, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q3045395 Pedagogia
As práticas de avaliação da aprendizagem escolar, ainda predominantes em nosso meio, se dão a partir de um modelo teórico tradicional e refletem uma pedagogia a serviço de um modelo dominante identificado como liberal conservador. Este modelo produziu três pedagogias distintas, mas com um objetivo em comum: a manutenção das condições sociais. As pedagogias resultantes desse modelo são: 
Alternativas
Q3045396 Pedagogia
Observe o relato desses alunos:

“A gente tinha uma avaliação de cada matéria por bimestre, então eram quatro avaliações de uma mesma matéria por ano. Ou seja, se a gente fosse mal, já era, não tinha chance de recuperar. Só no bimestre que vem.”

“O ruim desse professor é que ele sempre entregava as provas um dia antes da prova de recuperação e aí, sempre pegava a gente de surpresa [...] a gente queria saber onde a gente tinha errado, entende? O gabarito era só o resultado. Se a gente visse a prova um tempo antes, podia tirar nossas dúvidas. Só que ele não tava nem aí.”

Essa prática evidencia uma avaliação:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: D
6: A
7: B
8: C
9: D
10: C
11: E
12: A
13: B
14: C
15: D