Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaru - RO 2019 para Fiscal de Saúde

Foram encontradas 19 questões

Q1651179 Saúde Pública
Ao buscar o serviço de saúde em uma unidade de pronto atendimento, o usuário do SUS, após a abertura da sua ficha, será direcionado ao processo de triagem feito pelo profissional enfermeiro, que nada mais é do que uma classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Em razão desse princípio, por exemplo, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, como um resfriado, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital. O princípio ao qual o texto se refere é o da:
Alternativas
Q1651180 Saúde Pública
Considere o seguinte quadro clínico: doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde um processo inaparente até formas graves, com alta letalidade. Geração de infecção humana através da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. A penetração do microrganismo ocorre através da pele com presença de lesões, da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através da mucosa. Uma das formas de medidas de prevenção está relacionada a fonte de infecção, tais como controle de roedores. O quadro se refere a:
Alternativas
Q1651181 Saúde Pública
As ações para a vigilância epidemiológica das infecções virais necessitam de constante integração com a Atenção Primária e demais profissionais da saúde, tais como fiscais sanitários, visando a troca de informações e a execução efetiva das ações propostas. Podem ser citados vários exemplos de zoonoses virais, uma delas, se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem por cães e gatos em áreas urbanas e por animais aéreos e terrestres em áreas rurais. Na zona rural, a doença afeta animais de produção, como bovinos, equinos e outros. Estamos falando da zoonose viral conhecida como:
Alternativas
Q1651182 Saúde Pública
O combate ao Aedes aegypti no Brasil foi institucionalizado de forma sistematizada a partir do século XIX. Em consequência da necessidade de implantação do Programa de Erradicação do Aedes aegypti no Brasil, foi criado o Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) contendo instruções para o pessoal de combate ao vetor Aedes aegypti. Segundo o Manual em sua terceira edição de 2001, todos os depósitos, tanques, pneus, cisternas entre outros, que contenham água podem servir como criadouro ou foco desse mosquito, por isso devem cuidadosamente ser:
A. inspecionados. B. tratados. C. eliminados.
( ) aquele que foi inutilizado como criadouro. ( ) aquele que foi aplicado larvicida ou adulticida. ( ) aquele que contém água parada, onde o agente de saúde utiliza o auxílio de luz ou pesca-larva para examiná-lo.
A sequência correta que define cada uma das três ações citadas acima, realizadas pelos agentes de saúde junto aos postos, conforme o manual do MS é:
Alternativas
Q1651183 Saúde Pública
De acordo com Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS), a respeito da biologia do vetor Aedes aegypti, julgue as afirmações a seguir.
I. Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, a qual envolve cinco fases diferentes. II. A fase pupa é o período de alimentação e crescimento, já a fase larvária é quando ocorre a metamorfose do estágio larval para o adulto. III. Os ovos do Aedes aegypti são depositados pela fêmea individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. IV. A capacidade de resistência dos ovos de Aedes aegypti à dessecação é um sério obstáculo para sua erradicação.
Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A