Questões de Concurso Público SED-SC 2024 para Supervisor Escolar
Foram encontradas 35 questões
I. A Alimentação Escolar visa garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e à Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), respeitando as escolhas e perspectivas individuais de alimentação.
II. O gestor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável por programas e ações que visam à melhoria da educação básica pública no Brasil.
III. A educação alimentar e nutricional é uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está contemplada no currículo em Santa Catarina.
I. A adoção de metodologias, programas e ações voltados para a superação e a transformação das condições de vida nos meios rural, pesqueiro, comunidades indígenas e remanescentes de quilombo, proporcionando a estas a autossustentação e autodeterminação.
II. A organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola ou pesqueiro e às condições climáticas.
III. O assessoramento técnico das secretarias municipais e estadual de educação para garantir a participação das comunidades na definição dos padrões arquitetônicos adequados às suas realidades socioculturais e ambientais.
É correto o que se afirma em:
I. As normas pedagógicas, tendo como norteamento o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2016/2025.
II. Os ordenamentos da Secretaria Escolar, no tocante a registros escolares, acervo, matrícula, rematrícula, expedição de documentos, prestação de informações e outros.
III. As ações de formação continuada dos professores.
É correto o que se afirma em:
Fonte: Censo 2022, IBGE.
Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) No Censo de 2022, em comparação ao Censo de 2010, houve um aumento na taxa de alfabetização no país.
( )Conforme dados do Censo 2022, houve uma queda na taxa de analfabetismo do país e ela ocorreu em todas as faixas etárias, excetuando-se os grupos de idade de 15 a 19 anos.
( ) Por unidade da federação, as maiores taxas de alfabetização foram registradas em Santa Catarina.
( ) Dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, São João do Oeste, no extremo oeste catarinense, é a cidade com a menor taxa de analfabetismo do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A integração curricular envolve a reorganização dos currículos de modo que as diversas áreas do conhecimento sejam interligadas, promovendo uma aprendizagem conectada com as demandas sociais, econômicas e tecnológicas contemporâneas.
Il. As características principais da integração curricular incluem a ênfase na conexão entre saberes, o fomento à aplicação prática do conhecimento e a valorização das experiências de aprendizagem que são significativas à escola.
III. A integração curricular nas práticas educativas é um conceito novo, que tem raízes nos movimentos tradicionalistas de educação que surgiram no início do século XXI, que advogavam por uma educação conectada e menos fragmentada.
É correto o que se afirma em:
Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Há evidências sólidas e imparciais do impacto da tecnologia educacional.
( ) O direito à educação, cada vez mais, é sinônimo de direito à conectividade adequada; no entanto, há desigualdade no acesso.
( ) A tecnologia precisa ser avançada para ser efetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. O "Educação na Palma da Mão" é um sistema de inteligência de dados e suas informações subsidiam as tomadas de decisão, bem como o planejamento estratégico da SED. A ferramenta tornou-se referência em âmbito nacional, inclusive para o Ministério da Educação (MEC).
ALÉM DISSO
II. O "Educação na Palma da Mão" inclui vários painéis que tornam as informações sobre a educação catarinense mais dinâmicas, detalhadas e transparentes, agrupando uma grande quantidade de dados para consulta personalizada a partir dos filtros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Sua existência está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. É constituído pelos responsáveis, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretor de escola, devendo, cada escola, estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição de seus membros. Cabe a ele zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Tem funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.
II. É o órgão que possibilita a avaliação global do aluno e o levantamento das suas dificuldades; a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e no estabelecimento de ações para a superação das dificuldades; a avaliação do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido pela escola na implementação das ações propostas e verificação dos resultados; a definição de critérios para a avaliação e sua revisão, quando necessária; e a avaliação da prática docente.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente nomeia os órgãos mencionados:
"Uma educação, que tem como elemento central o estudante e a qual é norteada pelo compromisso com a formação integral e efetiva dos estudantes e com o currículo do Território Catarinense, precisa envolver um movimento contínuo de observação dos diferentes contextos que se apresentam no espaço da sala de aula, o que ocorre de forma contínua e leva em conta a análise cuidadosa do resultado de avaliações, da motivação e do engajamento dos estudantes e das dúvidas que manifestam (e daquelas que, por vezes, não revelam ter, mas que buscamos pesquisar e entender); afinal, se não percebemos onde estão as dificuldades dos estudantes, como podemos buscar mediar a sua superação a partir de realinhamentos das atividades propostas e planejadas? O ensino e a aprendizagem precisam ser sempre vistos como um processo complexo e multifacetado, que se estabelece entre sujeitos vivos, que precisam estar envolvidos em um processo significativo que está sempre em movimento. Um dos papéis fundamentais da supervisão escolar é orientar os professores nesse movimento fundamental que aqui mencionamos, o qual entendemos como:___________ " (SED, 2019).
O texto apresentado se refere e pode ser completado pela expressão:
I. (___________) envolve e exige verificar o grau de alcance dos objetivos propostos, ou seja, o que os alunos efetivamente aprenderam. Serve de feedback para o professor e para os estudantes, permitindo a revisão e o aprimoramento do ensino.
II. (___________) envolve a elaboração do plano de ensino propriamente dito, tendo-se clareza dos objetivos gerais e específicos de cada componente curricular presentes no currículo. Envolve a reflexão: sobre as particularidades de cada turma; sobre conhecimentos, processos e estratégias didáticas; sobre o uso de recursos materiais e tecnológicos e sobre conceitos e conhecimentos a serem mobilizados.
III. (____________) consiste em identificar as particularidades de cada aluno e o que já aprenderam, bem como de que maneira suas necessidades de aprendizagem se articulam ao que já foi ensinado/aprendido durante uma dada etapa do processo.
IV. (_____________) compreende a etapa em que se coloca em Prática o que foi planejado com intencionalidade pedagógica, podendo envolver eventuais replanejamentos a partir das demandas que sejam verificadas ao longo do processo.
Assinale a alternativa que nomeia e ordena corretamente as etapas mencionadas do planejamento do ensino:
Primeira coluna: conceitos
1. PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola
2. Grêmio estudantil
3. PPP - Projeto Político Pedagógico
4. Conselho escolar
Segunda coluna: definições dos conceitos apresentados
( ) Documento norteador da prática educativa no âmbito da escola, o qual para ser elaborado demanda a organização e realização de um processo democrático.
( ) Importante espaço de tomada democrática de decisões no âmbito escolar, do qual participam diretores, professores, supervisores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da escola.
( ) Têm uma função muito importante na formação do jovem, possibilitando-lhes a participação nas decisões. Esse órgão e as ações que mobiliza podem vir a favorecer a sua própria integração e atendimento de suas necessidades, aproximando as atividades da escola de acordo com os interesses do educando.
( ) Programa que consiste na destinação anual de recursos financeiros, em caráter suplementar, repassados às entidades participantes, cujas finalidades consistem em contribuir para: o provimento das necessidades prioritárias das unidades escolares beneficiárias e que concorram para a garantia de seu funcionamento; a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; e o incentivo à autogestão escolar e ao exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I. Cabe à unidade escolar proceder à devida análise da documentação escolar dos alunos recepcionados e, havendo dúvidas, estas deverão ser esclarecidas junto à instituição expedidora ou com o órgão de supervisão do respectivo sistema de ensino.
II. O prazo máximo concedido aos estabelecimentos de ensino para expedição e entrega dos documentos formais e definitivos de transferência de aluno e documentos de conclusão de curso é de até (60) sessenta dias, contados a partir do conselho de classe.
III. A escrituração e o arquivamento dos documentos escolares deverão assegurar, em qualquer tempo, a verificação de identidade do aluno, a regularidade, a legalidade de seus estudos e a autenticidade de sua vida escolar, cabendo à unidade escolar proceder à devida análise da documentação escolar dos alunos recepcionados. Havendo dúvidas sobre ela, estas deverão ser esclarecidas junto à instituição expedidora ou ao órgão de supervisão do respectivo sistema de ensino.
IV. Todos os documentos expedidos pela unidade escolar devem ser assinados pelo supervisor escolar.
É correto o que se afirma em:
Analise as afirmativas a seguir e aponte as que corretamente se referem ao Censo Escolar:
I. Na primeira etapa (matrícula inicial) do Censo Escolar, são coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional e tecnológica, com base na realidade das escolas na data de referência do Censo Escolar.
II. A segunda etapa do Censo Escolar (situação do aluno) tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento escolar, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na primeira etapa de coleta. Para fornecer informações sobre rendimento do aluno no Sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado. Há também outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o seu movimento, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
III. O Sistema Educacenso é um sistema baixado no computador da secretaria de cada escola e que permite apenas o registro das informações do Censo Escolar. O processamento das informações é feito pelo cadastrador dos dados, que precisa cruzar os dados dos formulários preenchidos pela escola, com aqueles preenchidos pelos estudantes e suas famílias.
IV.O período de coleta dos dados do Censo Escolar é definido por meio de Portaria de cronograma e o início da coleta ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, instituído como o Dia Nacional do Censo Escolar.
É correto o que se afirma em:
Primeira coluna: Tipos de liderança
1. Liderança autocrática
2. Liderança democrática
3. Liderança liberal
4. Liderança situacional
Segunda coluna: Definição dos tipos de liderança
( ) Este tipo de liderança parte do princípio de que a equipe deve ter total liberdade para decidir por si mesma quais são as melhores estratégias a serem implementadas para o trabalho pedagógico, com o mínimo de orientação; assim, aqui, o gestor escolar atua como um facilitador. Pode ser bem sucedida quando há equipes muito comprometidas, experientes e conscientes do trabalho a ser realizado, porém a escola é sempre um espaço heterogêneo, no qual dialogam profissionais diversos, em que é fundamental seguir-se documentos norteadores e realizar-se um trabalho articulado.
( ) Este tipo de liderança é marcado por uma forte centralização das decisões sobre a gestão pedagógica e administrativa na mão do gestor escolar, que aponta os caminhos a seguir em todas as situações, sem, às vezes, ouvir as equipes de trabalho. Esse tipo de liderança marcou a história da escola e, muitas vezes, é responsável pela desmotivação das equipes, que pouco participam das decisões.
( ) Este tipo de liderança é adaptável e assume diferentes formas, postura e papéis de acordo com as experiências vividas, o grau de amadurecimento da equipe e o desafio que se apresenta.
( ) Neste tipo de liderança, o gestor escolar mantém as responsabilidade próprias do cargo que ocupa, no entanto, ele o faz ouvindo a equipe, recolhendo diferentes informações, trazendo a comunidade escolar para participar das decisões, as quais devem sempre levar em conta a dimensão coletiva da escola e nas quais as necessidades da coletividade devem sempre estar acima do interesse individual.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
É uma abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. É uma abordagem pedagógica por meio da qual se permite que o estudante aprenda, fazendo conexões entre ideias e conceitos, transitando por diferentes fronteiras disciplinares - um exemplo dela é o trabalho por meio de projetos. Os estudantes, que aprendem dessa forma, são capazes de aplicar o conhecimento adquirido em uma disciplina a outra disciplina diferente, como forma de aprofundar a experiência de aprendizagem. Além disso, essa abordagem fomenta habilidades de pensamento crítico, que são usadas e desenvolvidas à medida que os estudantes comparam e contrastam conceitos, ao mesmo tempo em que refletem sobre possíveis soluções para problemas presentes na realidade cotidiana, para cuja resolução é preciso mobilizar conhecimentos de diferentes áreas.
O texto faz referência à:
"Eu me dei conta de que fazia mais sentido verificar as dificuldades dos alunos no meio do caminho, em diferentes momentos e de formas diversas, do que deixar para o final do bimestre, quando não dá mais para voltar atrás ou mesmo oferecer outras ferramentas para eles mostrarem o que sabem" (Disponível em: https://novaescola.org.br/).
Este excerto justifica a preocupação da professora em utilizar, no cotidiano escolar, a:
I. "[O trabalho do supervisor escolar] vai muito além de um trabalho meramente técnico-pedagógico, como é entendido com frequência, uma vez que implica uma ação planejada e organizada a partir de objetivos muito claros, assumidos por todo o pessoal escolar, com vistas ao fortalecimento do grupo e ao seu posicionamento responsável frente ao trabalho educativo" (adaptado de Alonso, 2003, p. 175).
II. "TO supervisor escolar] é o agente responsável por uma prática democrática, envolvendo professores, alunos e comunidade. Contribui com o processo de ensino-aprendizagem e assessora a equipe no campo das variáveis psicossociais e político-administrativas, que interferem nas relações interpessoais diretamente dentro da escola" (Adaptado de Rosa; Santana, 2013, p. 52).
III. "[O trabalho do supervisor escolar envolve] cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola; inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Orientar alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouvir reclamações e analisar fatos. Prestar apoio às atividades acadêmicas; controlar as atividades livres dos alunos, orientar entrada e saída de alunos, fiscalizar espaços de recreação, definir limites nas atividades livres”
(adaptado //efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.conservatoriodetatui.org.br/download/90796103_aact_download.pdf).
Coaduna(m) com a percepção contemporânea do papel do supervisor escolar:
Diante desse cenário, considere a seguinte situação hipotética:
Uma escola da rede pública de ensino decide implementar um SIGE com o intuito de aprimorar a gestão pedagógica e administrativa. O Supervisor Escolar, reconhecendo a importância de uma implementação bem-sucedida, propõe a criação de um plano estratégico que contemple as seguintes etapas: Diagnóstico, Planejamento, Implementação, Monitoramento e Avaliação e Cultura de Dados.
Considerando a situação hipotética apresentada e o papel do Supervisor Escolar na implementação de um SIGE, avalie as seguintes afirmações:
I. A etapa de Diagnóstico deve ser abrangente, considerando não apenas a infraestrutura tecnológica, mas também as necessidades, as expectativas e as capacidades dos diferentes atores envolvidos na comunidade escolar.
II. O Planejamento deve ser um processo colaborativo, envolvendo a participação de gestores, professores, alunos e pais, a fim de garantir que o SIGE atenda às demandas e potencialidades da escola.
III. Durante a Implementação, o treinamento dos usuários deve se limitar aos aspectos técnicos do sistema, sem a necessidade de abordar questões pedagógicas ou culturais, pois o software é intuitivo e de fácil adaptação.
IV. O Monitoramento e a Avaliação devem se concentrar exclusivamente na análise quantitativa dos dados gerados pelo SIGE, como número de acessos e tempo de utilização, uma vez que esses indicadores são suficientes para medir o sucesso da implementação.
V. A promoção de uma Cultura de Dados requer um processo contínuo de formação e desenvolvimento profissional que capacite os educadores a interpretar e utilizar os dados de forma crítica e reflexiva para a melhoria da prática pedagógica.
É correto o que se afirma em:
I. No âmbito da formação continuada dos professores, é fundamental que o supervisor escolar tenha consciência da importância de impor ao docente as condutas que compreenda como mais adequadas, tendo em vista os documentos norteadores da educação, exigindo que as metodologias que recomenda sejam seguidas à risca.
Il. Deve o supervisor estimular a criação de grupos fixos de trabalho, entre os docentes, reunidos conforme suas afinidades pessoais e particulares, para que debatam as questões administrativas, pedagógicas e educacionais, evitando o intercâmbio de ideias com outros grupos, de forma a garantir que a cultura e os conhecimentos de cada grupo de trabalho possa se manter igual ao longo do tempo.
III. É fundamental que o supervisor escolar mantenha um clima de abertura, cordialidade e encorajamento, fortalecendo o sentimento grupal e trabalhando com os professores a partir da partilha de ideias, do trabalho em equipe, da troca de experiências e da reflexão sobre a prática.
IV. Cabe ao supervisor escolar sugerir, trazer contribuições, mostrar caminhos e alternativas para a prática pedagógica do professor, preocupando-se sempre com a renovação da escola e das práticas pedagógicas.
É correto o que se afirma em: