Questões de Concurso Público SED-SC 2024 para Professor - Geografia
Foram encontradas 38 questões
Analise a imagem a seguir:

Fonte: https://catec.sed.sc.gov.br/
O CaTec é um programa da Secretaria de Estado da Educação (SED) que amplia a oferta de vagas em cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, "esperamos chegar em 2026 com mais 100 mil jovens que fazem o Ensino Médio, também fazendo o Ensino Técnico". Isso posto, analise as afirmações a seguir:
I.Os cursos técnicos do CaTec têm duração de três anos, com carga horária mínima de 800 horas. Os estudantes matriculados recebem alimentação e aqueles com direito ao transporte escolar são beneficiados.
ll.Os cursos são disponibilizados conforme a demanda de cada região, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional.
lll.As aulas são oferecidas em Escolas Estaduais de Ensino Médio, autorizadas pelo Ministério da Educação, pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Conselho Estadual de Educação.
É correto o que se afirma em:
I.O repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica, no ano de 2024, é uma das iniciativas que compõem as ações articuladas pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) cujo objetivo é universalizar a conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo nos estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica.
ISSO PORQUE
II.A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
ALÉM DISSO
III.O Programa de Inovação Educação Conectada foi elaborado com dimensões que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação, as quais são: compra massiva de equipamentos, gamificação universal, conectividade como indicador de sucesso, formação de alunos em programação e robótica, integração de sistemas de vigilância e monitoramento e engajamento comunitário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
l. Embora a IAGen possa ampliar as capacidades humanas na conclusão de certas tarefas o controle democrático das empresas promotoras da IAGen é limitado. Isso levanta a questão da regulamentação, especialmente no que diz respeito ao acesso e uso de dados domésticos, incluindo dados de instituições locais e indivíduos, bem como dados gerados no território dos países.
PORTANTO
ll.É necessária uma legislação apropriada para que as agências governamentais locais possam obter algum controle sobre as ondas crescentes de IAGen, garantindo sua governança como um bem público.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Analise a imagem a seguir:

Fonte: SED/SC, 2024.
Em março, a Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS), lançou a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, que visa conscientizar alunos da Rede Estadual sobre o tema por meio de diversas ações pedagógicas. Para a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, esse tema, como política pública de Estado, precisa sempre ser discutido e estar no currículo de maneira interdisciplinar. Já, a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, reforçando a importância da conscientização das crianças no enfrentamento de situações de violência contra a mulher, complementou que "essa semana contribui para mostrar aos catarinenses que as mulheres têm o direito de viver sem violência, ter autonomia e suas escolhas respeitadas". Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir:
I.A ação promovida pela SED, em parceria como a SAS, subsidia o cumprimento da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu a obrigatoriedade de inclusão de conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
lI.A Lei do Minuto Seguinte, citada na imagem, refere-se ao atendimento obrigatório, integral, multidisciplinar e imediato de pessoas em situação de violência sexual em todos os hospitais integrantes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
III.O caderno "Política de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na escola", publicado pela SED, traz as seguintes definições organizadas por Charlot (2002): violências à escola são aquelas que se produzem dentro do espaço escolar, sem ligação com a natureza e às atividades da instituição escolar. Violências da escola ligam-se à natureza e às atividades da instituição escolar e as violências, na escola, são uma violência institucional, simbólica, que os próprios jovens suportam através da maneira como a instituição e seus agentes os tratam.
É correto o que se afirma, em:
(Elaborado com base em MIZUKAMI, M. G.M. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo:EPU, 1986).
Considerando o exposto, assinale a alternativa que corretamente relaciona as principais teorias educacionais que permearam ou permeiam a educação brasileira; o papel que a escola, o professor e o estudante tiveram ou têm segundo essas teorias e a maneira como elas percebiam ou percebem o processo de ensino e aprendizagem:
( ) Um dos questionamentos, levantados pela Pedagogia das Competências em relação à tradição escolar brasileira, tem relação com a transmissão passiva ou inculcação de conteúdos escolares que, por muito tempo, nela predominou, levando a um ensino descontextualizado de conteúdos que pouco (ou nada) faziam sentido para o estudante, provocando desinteresse e desmotivação.
( ) As metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem por competências e habilidades envolvem sempre a participação ativa dos estudantes e do professor no processo de ensino e aprendizagem, a partir do uso de metodologias ativas, as quais priorizem a interação, a resolução coletiva de problemas significativos, a colaboração e a análise da realidade.
( ) A BNCC e o Currículo Base do Território Catarinense, de forma solidária, apontam que o objetivo da escola, na contemporaneidade, é desenvolver competências que permitam ao sujeito alcançar sucesso pessoal e profissional ao longo da vida, tanto em sua realidade cotidiana como na esfera do trabalho, da arte, da ciência entre outras. Assim, cabe à escola fomentar a pedagogia do aprender a aprender, valorizando o processo contínuo de aprendizagem, em detrimento da transmissão de conteúdos fixos e isolados. Por isso, as metodologias mobilizadas pelo professor precisam envolver a pesquisa, a problematização da realidade, a construção de hipóteses, a análise crítica de resultados, a mobilização de saberes teóricos e práticos, atitudes e valores, bem como a resolução de problemas.
( ) Um dos problemas do trabalho com a Pedagogia das Competências é que ela se centra na percepção de que a vida é fragmentada e, por isso, a abordagem escolar também deve ser fragmentada em disciplinas escolares ou componentes curriculares, cada qual abarcando conteúdos específicos, que precisam ser pensados de forma isolada, para facilitar a aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Primeira coluna: descrição
1.É um tipo de avaliação que tem como objetivo compreender/averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes.
2.É um tipo de avaliação centrada na compreensão e análise do processo de construção do conhecimento, de forma a se perceber de onde parte cada estudante e os conhecimentos que vai construindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem para que o professor possa realizar redirecionamentos e replanejamentos na intenção de melhor colaborar com o processo de ensino e aprendizagem.
3.É um tipo de avaliação que tem como objetivo mensurar as habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante ao final de uma dada etapa do processo educativo (bimestre, trimestre, semestre etc.), podendo o seu resultado servir de comparação com períodos anteriores e, sobretudo, permitindo que se perceba o quanto o estudante se aproximou ou não dos objetivos de aprendizagem planejados para aquele ciclo de aprendizagem, ou, ainda, se os superou.
4.É um tipo de avaliação que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas, bem como o redirecionamento de práticas pedagógicas no âmbito de uma turma, uma unidade escolar, um município ou toda uma região.
5.É um tipo de avaliação que envolve o processo contínuo por meio do qual a Unidade Escolar busca se autoavaliar, conhecer a sua própria realidade, refletir e se comprometer junto à comunidade. A partir dela, são elaborados planos de ação que possam promover a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Segunda coluna: tipo de avaliação
( )Avaliação institucional externa.
( )Avaliação institucional interna.
( )Avaliação formativa.
( )Avaliação diagnóstica.
( )Avaliação somativa.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.A Aprendizagem Cooperativa se apresenta como uma alternativa à abordagem individual (ou individualista) e à lógica competitiva que, tradicionalmente, esteve presente na escola. Nesse contexto, ela é uma estratégia de ensino que encontra base nas discussões sobre interação social e envolve o desenvolvimento de atividades, em pequenos grupos, para promover o trabalho em conjunto, para que os estudantes desenvolvam sua própria aprendizagem, ao mesmo tempo em que se desenvolve a aprendizagem dos demais colegas. Assim, a responsabilidade pela resolução de problemas, atividades e desafios propostos é, ao mesmo tempo, individual e coletiva; todos precisam cooperar, explicar e negociar pontos de vista, compartilhar informações e encorajar uns aos outros para que sejam bem-sucedidos na resolução das atividades.
ll.O uso de Metodologias Participativas, para a promoção do ensino e da aprendizagem, se fundamenta na interação, no diálogo e nos processos de troca (de conhecimentos, experiências, vivências, impressões, sentimentos, etc.). para a resolução colaborativa de problemas/desafios e para a construção coletiva de conhecimentos, envolvendo processos, atividades e metodologias que promovam a participação efetiva e ativa dos estudantes e a comunicação entre os estudantes e seus pares, entre os estudantes e os professores, bem como entre os estudantes e outros interlocutores que sejam chamados ao diálogo, no processo de ensino e aprendizagem.
III.As Metodologias Interativas se colocam em oposição radical à Aprendizagem Cooperativa e às Metodologias Participativas, porque envolvem somente a interação entre os estudantes e o professor em uma relação verticalizada e a partir de uma lógica transmissiva, em que cabe ao professor transmitir ou transferir - por meio de interações que envolvem unicamente a aula expositiva-dialogada - os conhecimentos, mesmo que de forma descontextualizada, que se acumularam ao longo da história da civilização.
IV.As Metodologias Ativas envolvem a interação, a participação e a cooperação, mas, sobretudo, a participação ativa (como o próprio nome sugere) dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, pelo qual passam a ser também responsáveis. Nesse contexto, o professor que propõe atividades orienta a construção do conhecimento, guia a reflexão coletiva, estimula o diálogo e o engajamento dos estudantes, propõe questionamentos - enfim, atua como um mediador mais experiente, interessado e implicado no processo de ensinar e aprender.
É correto o que se afirma em:
I.Contornos continentais que se encaixam; conjunto de estruturas geológicas e rochas semelhantes em certos continentes, mas não em outros; mesmas espécies fósseis em continentes separados por oceanos.
II.Anomalias magnéticas das rochas iguais nos dois lados da dorsal meso-oceânica; idade das rochas do fundo oceânico cada vez mais antigas a partir da dorsal meso-oceânica até próximo dos continentes.
IlI.Presença de terremotos por causa de grandes falhamentos nas dorsais meso-oceânicas; localização dos vulcões e sismos na fronteira das placas tectônicas.
É correto o que se afirma em:
I.Quando ocorre uma movimentação na litosfera, são geradas vibrações sísmicas que se propagam em todas as direções na forma de ondas e a velocidade com que essas ondas se propagam depende da densidade do material pelo qual transpassam.
ll.Quanto maior a velocidade de propagação de uma onda sísmica, menor é a densidade do material.
lll.As diferentes camadas internas da Terra se devem devido às diferenças de densidade dos materiais.
É correto o que se afirma em:
I.Ciclo hidrológico.
II.Ciclo hidrogeográfico.
III.Ciclo hidrogravitacional.
É correto o que se afirma em:
Comentando os dados do último Censo (2022), o geógrafo Marcos Castro de Lima (UFAM) afirmou: "Manaus é uma metrópole que tem um alto volume migratório, em grande medida pelo seu parque industrial onde um volume mui to grande de empresas está instalado. A cidade tem uma população bastante cosmopolita, pois atrai não só pessoas do interior do Amazonas, como também pessoas que vieram de outros estados e de outros países."1
A respeito das características de Manaus e seus índices no Censo (2022), é correto afirmar:
I.A capital amazonense exerce uma forte capacidade de atração demográfica (o que o crescimento populacional no último Censo reforça}, tendo Manaus ultrapassado mais de 2 milhões de habitantes. Entretanto, a concentração da população do estado do Amazonas na capital é enorme e contrastante, pois o segundo maior município em população do estado não atingiu nem 200 mil habitantes no último Censo de 2022.
ll.A taxa de crescimento populacional de Manaus é explicada, entre outros motivos, pela migração (como um atrativo de novos moradores) e pela natalidade acima da média do país. A Zona Franca de Manaus pode ser considerada um polo industrial que, pela localização de indústrias e benefícios fiscais, acaba exercendo papel de recrutamento de mão-de-obra, portanto, influenciando na atração de novos moradores.
IlI.A capital amazonense poderia ser um exemplo de grande metrópole exercendo comandando na rede urbana, já que as demais cidades do estado amazonas, muito menores, sequer atingiram no último Censo, 200 mil habitantes. Esse seria o caso, como nominado na Geografia Urbana de: região macrocéfala, tal a influência e peso da cidade de Manaus, que ultrapassou 2 milhões de moradores.
IV.O tamanho populacional de Manaus pode ser explicado como resultado de quando existia a Zona Franca de Manaus, pois esta exercia uma atração demográfica pela presença de parque industrial e o automático recrutamento de mão de obra. Mesmo que não exista mais a Zona Franca de Manaus, a capital amazonense ainda repercute índices de crescimento demográfico registrados em regiões industriais do País.
É correto o que se afirma em:
A respeito da compreensão e do conceito de espaço rural, assinale a alternativa correta:
I.O avanço das indústrias 4.0, caracterizadas pelo uso de inteligência artificial, automação e digitalização, tem facilitado a descentralização da produção industrial, permitindo que fábricas sejam instaladas em regiões mais afastadas dos grandes centros, sem comprometer a eficiência produtiva.
II.A digitalização e a automação nas indústrias diminuem a necessidade de mão de obra intensiva e a dependência de clusters industriais tradicionais, ao mesmo tempo em que a proximidade de mercados consumidores ainda desempenha um papel relevante em decisões de localização.
IlI. O fenômeno do "reshoring", que descreve o retorno de atividades produtivas para países desenvolvidos, tem sido impulsionado pela automação avançada, eliminando as vantagens dos baixos custos de mão de obra em países em desenvolvimento, impactando a geografia da produção industrial.
IV. As cidades globais, como São Paulo e Nova York, continuam a atuar como polos de concentração industrial, uma vez que a infraestrutura de transporte e comunicações nessas áreas ainda é fundamental para a eficiência produtiva e logística.
É correto o que se afirma em: