Questões de Concurso Público Prefeitura de Brusque - SC 2023 para Professor de Ciências (1º ao 9º ano)
Foram encontradas 9 questões
Em uma escola, uma professora foi recém contratada para lecionar Geografia. Sempre que a nova professora está na sala dos professores, no momento de intervalo, um professor veterano na escola começa a fazer comentários sarcásticos e humilhantes direcionados a ela. Incomodada com a situação, a professora procurou a diretora escolar para relatar a situação.
Com base no caso narrado, a professora recém contratada deve relatar à diretora escolar que está sofrendo:
I- Para trabalhar no ensino de Ciências, deve-se levar em conta o percurso do estudante, sua faixa etária, o saber socialmente construído, a sistematização do conhecimento produzido historicamente nas agências sociais (famílias, grupos de amigos, escola, aldeias, quilombos etc.), corroborando a alfabetização e o letramento científico.
II- Além disso, no que se refere, em especial, aos conteúdos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental, os tópicos disciplinares precisam estar em sintonia com os problemas concretos, próximos da realidade dos estudantes do território catarinense. Seguindo, dessa forma, o embasamento teórico-prático em legislação a nível estadual, desvinculado do panorama nacional, no caso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A partir da análise dessas asserções, é possível afirmar que: