Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2022 para Administrador - Reaplicação - Edital nº 002
Foram encontradas 50 questões
Primeira coluna: Forma verbal
(1) vende (2) estava (3) repetiriam (4) agravará (5) foi
Segunda Coluna: Tempo verbal
(_) Pretérito Imperfeito (_) Presente (_) Pretérito Perfeito (_) Futuro do Presente (_) Futuro do Pretérito
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
(_) A guerra na Ucrânia fez as exportações brasileiras quase dobrarem em menos de um mês.
(_) Os prejuízos decorrentes da guerra apenas serão sentidos durante os próximos cinco anos.
(_) Rússia e Ucrânia são responsáveis por boa parte das exportações globais relativas a fertilizantes e trigo, respectivamente, mas isso não deve ter como consequência a escassez de produtos no mercado brasileiro.
(_) As sanções sofridas pela Rússia têm impacto direto na agricultura brasileira.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
I- Os elevados salários dos servidores públicos, em comparação aos dos trabalhadores do setor privado, ocorrem pela homogeneidade na distribuição do prêmio salarial do funcionalismo público.
II- Nas últimas décadas, o crescimento do quantitativo de funcionários públicos está associado às esferas municipal e estadual, devido à expansão de serviços públicos, como educação e saúde.
III- A simples redução do gasto com o funcionalismo público é essencial para o equacionamento das contas públicas e deve ser o principal elemento norteador de uma reforma administrativa, pois não limita a capacidade do Estado de promover o desenvolvimento e reduzir a desigualdade.
É correto o que se afirma em:
I- Localiza-se no Rio de Janeiro.
II- É uma das mais importantes instituições de preservação do audiovisual brasileiro.
III- Possui um dos maiores acervos da América do Sul.
É correto o que se afirma em:
I. auxílio-transporte II. auxílio-moradia III. auxílio-alimentação IV. auxílio-escolar V. auxílio-emergência
É correto o que se afirma em:
I- orçamento anual, diretrizes orçamentárias e plano plurianual.
II- autorização para referendo e convocação de plebiscito.
III- criação de cargos, empregos e funções na Administração Pública direta e autárquica do Município, ou aumento de sua remuneração.
IV- o regime jurídico dos servidores públicos municipais.
É correto o que se afirma em:
I. tombar, registrar, inventariar, proteger e concentrar bens móveis, imóveis e semoventes.
II. propor modelos de apuração de custos, padronizar serviços e descrições de produtos para racionalização dos recursos, manter informações sobre preços e apurar em conjunto com os setores da Administração Direta e Indireta os custos das operações.
III. coordenar o serviço de atendimento ao público, de forma articulada com os demais órgãos e entidades do Município.
IV. efetuar e manter atualizado o cadastro imobiliário para fins de cobrança do IPTU e do ITBI.
V. zelar pela adequada utilização de recursos energéticos nos bens imóveis municipais.
É correto o que se afirma em: