O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões FUNRIO - 2016 - IF-PA - Assistente de Laboratório

Foram encontradas 70 questões

Q655158 Português
“Num certo domingo de tarde, eu estava lendo o livro de crônicas Aruanda, escrito pela eterna Eneida de Moraes e, no capítulo intitulado Pé de Cachimbo, a paraense discorre sobre o dia de domingo, os sabores e dissabores desse dia tão único – seja para o bem, seja para o mal. Decidi, então, escrever um pouco sobre os domingos na capital paraense, relembrando um pouco a minha infância, época em que eu achava que esse dia era o mais chato da semana. Hoje vejo que ele é um momento especial para os que moram em Belém, pois os costumes que existem nesse dia são únicos, unicamente amazônicos, paraenses e belenenses.” (Rudá Frias, “Crônicas da Cidade Morena”)
Uma das razões para o cronista mudar de opinião sobre os domingos na capital paraense foi
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q655159 Português
“Em busca do título do returno do Campeonato Paraense, as equipes finalistas não descansam nem no feriado. Quem dá provas disso é o Cametá, que ontem treinou em dois períodos, para fazer os últimos ajustes antes de seguir hoje rumo a Belém, onde embarca amanhã até Santarém, local do jogo único deste domingo, contra o São Francisco, no estádio Barbalhão.” (DIÁRIO DO PARÁ, 22 de abril de 2016)
Considerando exclusivamente as informações da notícia acima, é possível concluir que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q655160 Português
“Praias quase vazias, faixas de areia com poucas mesas e cadeiras e com o tempo nublado. Assim foi o dia em Mosqueiro, ontem. Os comerciantes mais otimistas, que apostavam que muita gente conseguiria enforcar a sexta-feira e aproveitar o feriado prolongado para ir à praia, ficaram decepcionados com o movimento abaixo do esperado. Para os banhistas que não gostam de muito agito, o cenário foi perfeito. Ainda assim, os barraqueiros e ambulantes se preparam para um fluxo maior de clientes hoje e amanhã.”
(O LIBERAL, 23 de abril de 2016)
Se a palavra “banhistas” estivesse seguida de uma vírgula, qual seria a consequência para o significado da frase?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q655161 Português
“Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para acompanhar, hoje, a procissão em homenagem a São Jorge, no bairro da Marambaia, em Belém. A manifestação de fé encerrará a festividade dedicada ao santo, iniciada no último dia 14. De acordo com a tradição católica, São Jorge foi um santo romano, nascido na Turquia e que passou a ser perseguido pelo imperador até ser morto, por se posicionar contrário às perseguições do Império Romano.” (DIÁRIO DO PARÁ, 23 de abril de 2016)
A oração que termina o parágrafo acima é classificada sintaticamente como
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q655162 Português
De acordo com as regras ortográficas em vigor, a única dupla de palavras corretamente hifenizadas é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: C