Questões de Concurso Público IF-BA 2016 para Assistente de Alunos

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Assistente de Alunos |
Q714177 Pedagogia
Considerando os Princípios e Fins da Educação Nacional, uma escola pública deve preocupar-se em ministrar o ensino em um ambiente que promova a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Para isso, o ensino será ministrado com base no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Por pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, entende-se ser
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Assistente de Alunos |
Q714178 Pedagogia
Na educação trabalhamos com pessoas e, por consequência, precisamos lidar com diferentes formas de ver as situações, com diferentes expectativas de solução de problemas, com formas de expressão de ideias peculiares aos grupos sociais. Existem muitos estudos, pesquisas, teorias sobre as relações humanas que podem ajudar no trabalho com estas diferenças. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, atentando para este fato, prevê, ao definir diretrizes para os profissionais da educação, que “a formação de profissionais da educação, de modo a atender os diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como um de seus fundamentos” (Art. 61):
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Assistente de Alunos |
Q714186 Pedagogia

Trabalhar com adolescentes exige preparo e amadurecimento. A adolescência é marcada por uma fase importante no desenvolvimento da pessoa, o corpo muda muito rápido e as angústias e inseguranças decorrentes tanto dessas mudanças afetam o adolescente e, assim, as pessoas que convivem com ele. É necessário respeito e conhecimento sobre esta fase para que o clima de convivência seja o melhor possível. Pode-se afirmar, sobre esta fase, que:

I. Na adolescência, a intensidade dos hormônios masculinos e femininos provoca maior sensibilidade quanto aos desejos sexuais que se intensificam.

II. Do ponto de vista da sociabilidade, o grupo social (amigos e amigas) passa a ter, para a/o adolescente, um valor muito importante, pois é necessário, enquanto um sujeito que está amadurecendo, partilhar marcas de identidade (roupas, comportamento social, etc.) e conquistar o respeito dos pares em idade.

III. O rápido desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo alavanca o desenvolvimento intelectual permitindo generalizações rápidas, por sua vez, as capacidades de reflexão e generalização provocam uma percepção do mundo mais independente e questionadora.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Assistente de Alunos |
Q714188 Pedagogia

As instituições educativas podem contribuir com a prevenção ao uso de drogas: para isto, utilizam-se dois conceitos importantes, o conhecimento de fatores de risco e o desenvolvimento de atividades de prevenção. A própria escola pode gerar fatores risco, quando promove que:

I. o ambiente escolar não oportunize a participação em jogos, atividades físicas e artísticas que contribuam para um pleno desenvolvimento da pessoa;

II. o ambiente escolar não oportunize o sucesso escolar, gerando falta de vínculo com aprendizagens significativas e, por consequência, mais desigualdade social e frustração entre aqueles que participam de grupos sociais desvalorizados pela escola;

III. no ambiente escolar não circule informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Assistente de Alunos |
Q714189 Pedagogia

Identificado o uso de drogas lícitas (álcool ou cigarro) ou ilícitas (maconha, cocaína, crack), por um estudante, são atitudes profissionais que devem ser EVITADAS:

I. a utilização de discursos excessivamente moralistas ou permissivos, com respostas prontas ou conclusões que excluem o usuário de participação ativa na conversa;

II. aconselhamento por meio de diálogo franco, objetivo, personalizado, valorizando a busca conjunta de soluções;

III. demonstrar compaixão pelo usuário, identificando-se com as fragilidades do usuário e minimizando o problema.

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: D