Questões de Concurso Público Prefeitura de Ipuaçu - SC 2026 para Assistente de Secretaria Escolar Indígena - Edital nº 3
Foram encontradas 5 questões
I.A participação do Assistente de Secretaria Escolar Indígena na construção do PPP decorre do caráter coletivo do documento e da indissociabilidade entre dimensões pedagógica e administrativa.
II.O servidor técnico-administrativo deve limitar-se à execução de rotinas burocráticas, não sendo legítima sua intervenção em processos de planejamento pedagógico.
III.A contribuição do Assistente pode envolver levantamento de informações, sistematização de dados e apoio à execução das ações previstas no PPP.
IV.A participação na construção do PPP é facultativa aos servidores não docentes, por se tratar de documento essencialmente pedagógico.
Assinale a alternativa correta.
Durante o período de rematrícula, observou-se que:
• algumas famílias preferem atendimento coletivo, com explicações gerais realizadas em reuniões comunitárias;
• outras necessitam de atendimento individualizado, especialmente para esclarecimento sobre histórico escolar, transferência e adaptação curricular;
• há responsáveis que apresentam dificuldades de leitura em português, exigindo formas alternativas de comunicação;
•lideranças indígenas solicitaram que os atendimentos respeitassem os costumes culturais e os tempos comunitários de decisão.
Considerando as atribuições do Assistente de Secretaria Escolar Indígena e os princípios da educação escolar indígena, analise as afirmativas a seguir:
I.O atendimento coletivo é adequado para transmitir informações gerais à comunidade, devendo utilizar linguagem acessível e, sempre que possível, mediação cultural e linguística.
II.O atendimento individualizado deve considerar as especificidades culturais, linguísticas e sociais de cada família, garantindo acolhimento e compreensão das demandas apresentadas.
III.Estratégias de atendimento na secretaria escolar indígena devem promover diálogo intercultural, respeito às lideranças locais e participação comunitária nos processos escolares.
Assinale a alternativa correta: