Questões de Concurso Público Prefeitura de Bagé - RS 2024 para Engenheiro de Segurança do Trabalho
Foram encontradas 50 questões
I. A autora constrói sua reflexão a partir de uma série de dúvidas para as quais “não dá para saber” a resposta.
II. O questionamento central da autora é saber como a menina pela qual passou na rua se sente ao agir de forma transgressora.
III. Todos os exemplos empregados pela autora para construir sua reflexão são retirados de fatos cotidianos de sua vida pessoal.
Quais estão corretas?
I. Na situação em que ocorre no texto, trata-se de um adjetivo que apresenta flexão de gênero.
II. A palavra é polissílaba e paroxítona.
III. Um antônimo possível desse vocábulo é “incomum”.
Quais estão corretas?
“Não dá para saber o que as pessoas mais ousadas pensam sobre __ opinião alheia: não se importam ou se importam muito?”
Analise as assertivas abaixo a respeito da palavra sublinhada no trecho a seguir, retirado do texto, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
“...tinha o tom grave do interlocutor ao escrevê-la como pareceu”.
( ) Trata-se de pronome pessoal que deve ser grafado com “l” e ligado à forma verbal por hífen, uma vez que a forma verbal apresenta terminação em “r”.
( ) O pronome pessoal exerce a função sintática de objeto direto da forma verbal que o antecede.
( ) O referente do pronome pessoal é a palavra “mensagem” (l. 09).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O espaço deve ser preenchido pela palavra “mal-estar”, assim grafada, com hífen.
II. O seu antônimo, a expressão “bem estar”, deve ser grafada sem hífen e com as duas palavras separadas por espaço.
III. Outro exemplo de palavra formada pelo emprego do prefixo “mal” e que deve ser grafada com hífen é mal-visto.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que indica o número correto de pronomes presentes no trecho a seguir, retirado do texto:
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
I. O pronome possessivo “delas” (l. 03) tem como referente a expressão “cabelos esvoaçantes na cor lilás”.
II. O substantivo “filósofo” (l. 24) tem como referente o nome próprio “Schopenhauer” (l. 21).
III. O pronome demonstrativo “essas” (l. 29) refere-se às suposições que serão feitas depois dele.
Quais estão corretas?
“A (1) menina passa por mim na Rua Borges de Medeiros toda vestida de preto, com cabelos esvoaçantes (2) na cor lilás (3) e coturnos adornados (4) por asas (5) de morcego”.
Assinale a alternativa que indica a função sintática da palavra sublinhada no trecho retirado do texto a seguir:
“...se a pedra empurrada morro acima, repetidamente, vai um dia virar poesia...”
I. Proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência.
II. Fundar e organizar cemitérios ou dar em concessão a entidades idôneas sob sua fiscalização, e dispor sobre serviços funerários.
III. Promover incentivos, inclusive fiscais, ao aproveitamento dos recursos naturais, à ciência, à tecnologia e à cultura.
Quais estão corretas?
( ) Os Vereadores são invioláveis pelas suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato, em todo o Estado.
( ) É vedado ao Vereador, desde a posse, ser proprietário, controlador ou diretor de empresa que goze favor decorrente de contrato com pessoa jurídica do Direito Público Municipal, ou nela exercer função remunerada.
( ) Perde o mandato o Vereador que perder os direitos políticos e quando o decretar a Justiça Eleitoral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Casado ou viúvo que tiver o menor número de filhos.
II. Casado, desde que o cônjuge não exerça atividade remunerada.
III. Solteiro que morar sozinho.
Quais estão corretas?
I. Valorização pela atribuição de maior peso.
II. Suprimida, quando se trata de cargo para cujo provimento seja exigida a conclusão de curso universitário de grau superior.
III. Substituída pela aprovação em curso especialmente promovido pelo órgão competente, cuja admissão se subordine à prova de suficiência constituindo grau de prova a média final obtida pelo funcionário no curso.
Quais estão corretas?
