Questões de Concurso Público Prefeitura de Bagé - RS 2020 para Antropólogo
Foram encontradas 9 questões
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Antropólogo |
Q1761467
Antropologia
Antropologicamente, o conceito de etnocentrismo está ligado à valorização única de
uma cultura. Esse conceito está relacionado ao:
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Antropólogo |
Q1761468
Antropologia
Sobre o método de análise comparativa na antropologia, método de forte cunho
vivenciado nos primeiros estudos antropológicos, no século XIV, e com fortes traços do colonialismo
europeu, é correto afirmar que:
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Antropólogo |
Q1761469
Antropologia
Os estudos das religiões ganharam campo e espaço central na antropologia por serem
um fenômeno muito comum, vivenciado em diversas culturas, ao qual a antropologia tem se dedicado,
mas sem o objetivo de decifrar seus símbolos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a
posição mais defendida entre os teóricos que estudam as religiões.
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Antropólogo |
Q1761470
Antropologia
Segundo os estudos antropológicos, existem dois tipos de antropólogos sociais: o
primeiro escreveu The Golden Bough. Um grande escritor, mas que não viveu a experiência
antropológica de campo em relação aos povos ditos e lidos na época como “primitivos”, apenas
escreveu sobre. Em seus estudos, buscava as verdades acerca da natureza da psicologia humana,
utilizando uma metodologia comparativa das culturas. O segundo realizou uma pesquisa durante
quatro anos em uma pequena aldeia na Melanésia. Em seus estudos, tinha como objetivo apresentar
o funcionamento do sistema social local, pois tinha um enorme interesse nas diferenças culturais.
Assinale a alternativa que apresenta o primeiro e o segundo escritor, respectivamente.
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Antropólogo |
Q1761471
Antropologia
Com base no trecho de Lévi-Strauss (1996) abaixo, analise as assertivas a seguir.
“O mundo começou sem o homem e se concluirá sem ele. As instituições, os usos e os costumes, que terei passado a minha vida a inventariar e a compreender, são uma eflorescência passageira de uma criação em relação à qual não existe qualquer significado, exceto talvez permitir que a humanidade possa desempenhar seu papel”.
I. Toda a vida intelectual do autor foi consagrada em relação ao desenvolvimento de temas como parentesco, mitos e totemismo. II. Segundo a obra de Lévi-Strauss, a Antropologia passa a ser concebida em estruturas de códigos, de um sistema de signos de valores. III. Clifford Geertz escreveu a obra Tristes Trópicos como um livro que desconstrói as fronteiras e as intelectualidades da ficção e da etnologia. IV. O conceito de “sociedades frias”, proposto por Lévi-Strauss, refere-se àquelas sociedades que não valorizam a história e que pensam a história como a reprodução de uma forma idêntica. As “sociedades quentes” são as que veem a história como motor explicativo. Ele enfatizou, no entanto, que não há sociedades absolutamente “frias” ou “quentes”.
Quais estão corretas?
“O mundo começou sem o homem e se concluirá sem ele. As instituições, os usos e os costumes, que terei passado a minha vida a inventariar e a compreender, são uma eflorescência passageira de uma criação em relação à qual não existe qualquer significado, exceto talvez permitir que a humanidade possa desempenhar seu papel”.
I. Toda a vida intelectual do autor foi consagrada em relação ao desenvolvimento de temas como parentesco, mitos e totemismo. II. Segundo a obra de Lévi-Strauss, a Antropologia passa a ser concebida em estruturas de códigos, de um sistema de signos de valores. III. Clifford Geertz escreveu a obra Tristes Trópicos como um livro que desconstrói as fronteiras e as intelectualidades da ficção e da etnologia. IV. O conceito de “sociedades frias”, proposto por Lévi-Strauss, refere-se àquelas sociedades que não valorizam a história e que pensam a história como a reprodução de uma forma idêntica. As “sociedades quentes” são as que veem a história como motor explicativo. Ele enfatizou, no entanto, que não há sociedades absolutamente “frias” ou “quentes”.
Quais estão corretas?