Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Etnografia. Radcliffe-Brown e Lévi-Strauss - Estruturalismo. Linguagem e cultura. Etnolinguística


QUESTÕES PARA PRATICAR

(12 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q645909
Aplicada em: 2015
Banca: IBFC
Órgão: SEE-MG

Uma reflexão sobre a ética e a religiosidade poderia ser feita de maneira antropológica e sociológica: para conhecer a diversidade de valores presentes na sociedade brasileira. No entanto, por se tratar o Ensino Religioso de uma referência curricular nacional que objetiva o exercício da cidadania, é imperativa a remissão à referência nacional brasileira: a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988. Nela, encontram-se elementos que identificam questões morais. Por exemplo, o art. 1° traz, entre outros, como fundamentos da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. O pluralismo político, embora se refira a um nível específico (a política), também pressupõe um valor moral: os seres humanos têm direito de ter suas opiniões, de expressá-las, de organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Analise as afirmativas seguintes:

I. No art. 5°, vê-se que é um princípio constitucional o repúdio ao racismo, repúdio esse coerente com o valor dignidade humana, que limita ações e discursos, que limita a liberdade às suas expressões e, justamente, garante a referida dignidade.

II. É tarefa de toda a sociedade fazer com que esses valores vivam e se desenvolvam. E, decorrentemente, é também tarefa da escola.

III. Acrescente-se ainda que os ideais e valores morais de cada religião sobrepujam os ideais da Constituição Brasileira por serem intimamente legitimados pelos próprios indivíduos que compõem suas confissões religiosas, sem prejuízo para o seu exercício da cidadania.

Assinale a alternativa que expresse coerência com a Constituição Brasileira:

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior