Questões de Concurso Público UNICAMP 2025 para Médico Cardiologista

Questões Discursivas

Foram encontradas 40 questões

Q4213648 Saúde Pública

Analise as seguintes diretrizes.


I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo;


II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;


III. Participação da comunidade;


IV. Organização da rede a partir da Atenção Básica.


De acordo com o artigo 198 da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as diretrizes: 

Alternativas
Q4213649 Saúde Pública
Considere as seguintes ações a serem realizadas em um centro de saúde:
I. Promover caminhadas pela paz, convidando a comunidade a elaborar e carregar cartazes sobre o tema que depois ficarão expostos no centro de saúde.
II. Realizar palestras, jogos e projetos de saúde nas escolas sobre sexualidade, prevenção de doenças e autocuidado.
III. Realizar oficinas de culinária focadas no melhor aproveitamento dos alimentos.
IV. Promover rodas de conversa visando os saberes populares e tradicionais da comunidade sobre o uso de chás e infusões e a construção de uma horta comunitária.
V. Criar uma conta em redes sociais para divulgação de dicas sobre alimentação saudável, higiene do sono, atividades físicas, entre outras.
Alinham-se aos objetivos específicos da Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS) as ações:
Alternativas
Q4213650 Direito Sanitário
De acordo com a Lei nº 8.142/1990, avalie as seguintes afirmativas.
I. A Conferência de Saúde tem como objetivos avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
II. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos, convocada oficialmente pelo Conselho de Saúde.
III. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente.
IV. A representação nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária entre usuários, gestores e profissionais da saúde.
Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q4213651 Saúde Pública
Em relação à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), avalie as seguintes situações:
I. Pessoa portadora de hipertensão arterial com PA 160/100 mmHg, IMC 38,5 kg/m², tem retorno agendado para 3 meses, enquanto outra pessoa portadora de hipertensão arterial, com PA 120/80 mmHg, sem outras comorbidades tem retorno agendado para 6 meses.
II. Elaboração de um grupo operativo com a participação de pessoas com diabetes para orientações sobre os cuidados com os pés.
III. Adolescente, sexo feminino, com 15 anos de idade, comparece à consulta para acompanhamento de asma. Durante a anamnese, relata início da atividade sexual e queixa presença de corrimento vaginal de odor fétido e de coloração acinzentada. São realizadas além das orientações, tratamento do corrimento vaginal e proposta para iniciar uso de método contraceptivo.
IV. Numa pequena cidade do nordeste do estado de São Paulo, em reunião local de saúde, um líder da comunidade solicita a alteração do horário de funcionamento do centro de saúde em alguns dias da semana para facilitar as consultas dos trabalhadores da lavoura de café.
São representações dos princípios da PNPS as situações:
Alternativas
Q4213652 Saúde Pública
Quando, nas seguintes situações, é representado um dos princípios da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)?
Alternativas
Q4213653 Saúde Pública

Analise as seguintes áreas:


I. Vigilância epidemiológica.


II. Vigilância sanitária.


III. Vigilância ambiental.


IV. Vigilância da saúde do trabalhador.


V. Vigilância alimentar.


São áreas que a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que está integrada ao Sistema Único de Saúde, abrange: 

Alternativas
Q4213654 Saúde Pública
Em relação às modalidades de Atenção Domiciliar (AD), analise os casos de dois pacientes, ambos com necessidade de cuidados multiprofissionais.
Sr. José, 69 anos de idade, com DPOC crônico agudizado em uso de ventilação mecânica não invasiva; e a Sra. Maria, 57 anos de idade, diabética, restrita ao leito por sequela de uma Acidente Vascular Cerebral há 2 anos, com necessidade de tratamento parenteral.
Esses pacientes têm indicação das modalidades de AD, respectivamente:
Alternativas
Q4213655 Saúde Pública
A PNAB define que a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve priorizar:
Alternativas
Q4213656 Saúde Pública
A partir da Política Nacional de Cuidados Paliativos, analise a seguinte situação:
Em uma reunião da comissão local de saúde é discutida a implantação de uma equipe de cuidados paliativos.
Dentre as sugestões a seguir, dadas pela população, qual delas pode ser aceita?
Alternativas
Q4213657 Direito Sanitário
Considere que, durante uma epidemia que atingiu grande parte da população de um município, com importante sobrecarga do SUS, o secretário de saúde contratou a participação complementar dos serviços do hospital filantrópico da cidade. Com o agravamento da epidemia, esse secretário procurou o prefeito para discussão de qual outro hospital contratar. No município havia duas opções: o hospital que o próprio secretário era diretor e outro hospital que era do candidato que perdeu as eleições, atual oposição política. Por ordem do prefeito, foi escolhido o hospital do qual o secretário era o diretor.
De acordo com a Lei nº 8.080, essa decisão está: 
Alternativas
Q4213658 Medicina
Paciente, 37 anos de idade, com taquicardia paroxística e ECG com PR curto, QRS largo e onda delta apresenta fibrilação atrial com QRS irregulares e frequência ventricular de 260 bpm.
Qual é a principal complicação temida nesse cenário? 
Alternativas
Q4213659 Medicina
Paciente com dor torácica estável e lesão de 50% em artéria descendente anterior proximal ao cateterismo.
Qual exame invasivo deve ser realizado para avaliar necessidade de intervenção? 
Alternativas
Q4213660 Medicina
Paciente com IC-FER, em uso de IECA, apresenta tosse seca persistente.
Qual substituição medicamentosa mantém o benefício prognóstico nesse caso? 
Alternativas
Q4213661 Medicina
Paciente com IAM inferior e uso de nitrato apresenta queda acentuada da pressão arterial.
Qual é o mecanismo mais provável? 
Alternativas
Q4213662 Medicina
Em pacientes com fibrilação atrial refratária aos antiarrítmicos classes I e III e com histórico de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, qual estratégia é recomendada para controle do ritmo? 
Alternativas
Q4213663 Medicina
Paciente com doença coronariana crônica e função renal normal evolui com angina refratária e lesão complexa em bifurcação de DA e Dg1.
Qual estratégia é preferida? 
Alternativas
Q4213664 Medicina
Em paciente com insuficiência cardíaca com fração de ejeção de 25% e frequência cardíaca de 88 bpm em ritmo sinusal, em uso de BB e IECA, mas sintomático, qual medicação deve ser adicionada prioritariamente? 
Alternativas
Q4213665 Medicina
Paciente com SCA (síndrome coronariana aguda) com supra de ST inferior evolui com hipotensão após administração de nitrato. ECG mostra infradesnivelamento em V1-V2.
Qual exame deve ser feito imediatamente?  
Alternativas
Q4213666 Medicina
Durante uma reanimação por FV (fibrilação ventricular) em um paciente com IAM, após 3 ciclos de desfibrilações, a próxima ação correta é: 
Alternativas
Q4213667 Medicina
No tratamento do IAM com supra de ST em paciente de 62 anos com doença renal crônica e ClCr 28 mL/min, qual antiplaquetário deve ser evitado?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: E
5: D
6: E
7: D
8: C
9: E
10: E
11: C
12: B
13: C
14: C
15: D
16: B
17: D
18: C
19: C
20: D