Questões de Concurso Público Faceli 2015 para Professor - História

Foram encontradas 24 questões

Q610389 História
Leia o texto a seguir, sobre metodologia do ensino de história.

 “Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo que participou do ideário iluminista, mas endereçou suas críticas ao projeto iluminista, rechaçando confiança excessiva na razão humana e oferecendo lugar de importância às emoções. Nascido em Genebra na Suíça foi um dos fundadores do romantismo. Na área da educação, o filósofo é autêntico e muito relevante para os interessados em conhecer uma fundamentação filosófica perspicaz na sua recolocação do lugar da criança. Os pesquisadores da área parecem concordar que as pesquisas de Rousseau são um marco na pedagogia moderna. Não é de estranhar que esse filósofo seja considerado um revolucionário, tanto por modificar o eixo da educação como por valorizar a infância em si mesma".

NOGUEIRA JR, Renato.Aprendendo a ensinar: uma introdução aos fundamentos filosóficos da educação , 2009. 

De acordo com o exposto no texto e com os seus conhecimentos de metodologia de ensino, marque a única afirmativa correta.


Alternativas
Q610391 História
“Teoricamente, cada geração copia e reproduz sua predecessora até onde seja possível, e se considera em falta para com ela na medida em que falha nesse intento. Claro que uma dominação total do passado excluiria todas as mudanças e inovações legítimas, e é improvável que exista alguma sociedade humana que não reconheça nenhuma delas".

                                                                                          HOBSBAWN, Eric.Sobre História , 2011.

Com base no texto, é correto afirmar que o ensino de história:


Alternativas
Q610392 História
“A postura que adotamos com respeito ao passado, quais as relações entre passado, presente e futuro não são apenas questões de interesse vital para todos: são indispensáveis. É inevitável fazer comparações entre o presente e o passado: essa é a finalidade dos álbuns de fotos de famílias ou filmes domésticos. Não podemos deixar de aprender com isso, pois é o que a experiência significa. Podemos aprender coisas erradas – e, positivamente, é o que fazemos com frequência -, mas se não aprendermos, ou não temos nenhuma oportunidade de aprender, ou nos recusamos a aprender de algum passado algo que é relevante ao nosso propósito, somos, no limite, mentalmente anormais [...]".

                                                                                     HOBSBAWN, Eric.Sobre História , 2011. 

Para o historiador Eric Hobsbawn: 


Alternativas
Q610393 História
“Para deixar claro: o objetivo de se traçar a evolução histórica da humanidade não é antever o que acontecerá no futuro, ainda que o conhecimento e o entendimento históricos sejam essenciais a todo aquele que deseja basear suas ações e projetos em algo melhor que a clarividência, a astrologia ou o franco voluntarismo [...]".

                                                                                          HOBSBAWN, Eric.Sobre História , 2011. 

De acordo com o texto: 


Alternativas
Q610394 História
Leia os fragmentos a seguir relacionados a debate histórico sobre a questão da formação cultural do Brasil.

“[...] Em um de seus livros mais conhecidos, Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre abordou questões relativas às interações entre europeus, africanos e índios desde os primórdios da colonização, destacando as condições de reconhecimento social dos mestiços no mundo criado pelos portugueses e a suposta tolerância racial que marcaria o caráter da nação [...]". 

“Nas décadas de 1950 e 1960, diversos estudos sociológicos sobre o tema das relações raciais afastaram-se da imagem de harmonia inicialmente valorizada por Gilberto Freyre, explicitando as desigualdades entre brancos e negros na sociedade brasileira [...]". 

“[...] Debates propostos por Otávio Ianni e Fernando Henrique Cardoso, entre outros autores, argumentavam que a noção de classe social era mais importante que a ideia de raça na definição das relações sociais, encaminhando assim uma reflexão sistemática sobre o preconceito como sobrevivência do passado escravista [...]".

VIANA, Larissa. Mestiçagem e cultura histórica: debates. In: Cultura política e leituras do passado, 2007. 

O tema central dos fragmentos acima pode ser encontrado em uma das opções a seguir. Marque-a. 


Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: D
5: B