Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Educação profissional de nível médio em saúde integrada às disciplinas da área de ciências da natureza e suas tecnologias
Foram encontradas 5 questões
O ensino de química, assim como de outras ciências, ainda é um desafio enfrentado pela maioria dos professores. Para facilitar o ensino-aprendizagem dos conteúdos de química, os docentes devem buscar e elaborar recursos eficientes que possibilitem o entendimento de assuntos, pois, em muitos casos, a metodologia de ensino não instiga a curiosidade nem a atenção dos estudantes, que consideram essa disciplina difícil e desmotivadora. Dentro desta perspectiva, avalie as afirmativas abaixo.
I. Devido à diversidade das situações educacionais presentes em nosso país, é impossível haver uma regra para contornar este problema, o que exige dos professores uma preparação profissional aprofundada, pesquisa da realidade escolar em que trabalha e capacidade de adaptação/criação dos recursos didáticos.
II. Metodologias ativas (i.e. sala de aula invertida, gameficação, etc) são eficientes para contornar a problemática apontada, independente da realidade escolar.
III. O nível de abstração requerido para se aprender química, assim como qualquer ciência, é muito alto. Por isso, uma das alternativas didáticas que vem sendo bastante utilizada no ensino de química é a contextualização e a experimentação, buscando conexões entre os mundos atômico/molecular e macroscópico.
IV. A utilização de experiências com um certo grau de ludicidade (surgimento de uma cor, explosão controlada de um balão de gás, corrosão de um recipiente) é uma estratégia que capta a atenção dos alunos, sendo suficiente para o processo de ensino-aprendizagem.
Das afirmativas acima, apenas:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que regulamenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes do país devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Trata-se de um documento de suma importância para o debate das políticas de currículo no país. Em relação à BNCC é CORRETO afirmar:
I. Que a base estabelece um conjunto específico de competências e habilidades específicas para a química.
II. Que a base não trabalha especificamente a química, mas a área das ciências da natureza e suas tecnologias, com os grandes temas “Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo”.
III. É um exemplo de habilidade específica da área de química: “(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.”
Das afirmativas acima: