Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2026 para Professor I - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Foram encontradas 60 questões

Q3997755 Pedagogia
Com base na Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), avalie se o ensino será ministrado, entre outros, com base nos seguintes princípios:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
IV. respeito à liberdade e apreço à tolerância.

Estão corretos
Alternativas
Q3997756 Pedagogia
O Plano Nacional da Educação (PNE) prevê, em seu Art. 2º, as seguintes diretrizes, entre outras, exceto uma, que está errada. Assinale-a.
Alternativas
Q3997757 Pedagogia
A Resolução CNE/CP nº 02/2017 institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela estabelece que a BNCC, em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), aplica-se à Educação Básica, e fundamenta-se em competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes.
Avalie, então, se tais competências incluem, entre outras:

I. valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
II. exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
III. desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q3997758 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
A Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Com base nessa Lei, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Considera-se criança, para os efeitos dessa Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
( ) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
( ) Os direitos enunciados nessa Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia, ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3997759 Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente dedica especial atenção ao Direito à Vida e à Saúde da criança e do adolescente. De acordo com seu Art. 8º, “é assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde”.

Em relação ao tema, é correto afirmar que
Alternativas
Q3997760 Pedagogia
Avalie se os objetivos expostos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos incluem:

I. Destacar o papel estratégico da educação em direitos humanos para o fortalecimento do Estado democrático de direito.
II. Enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.
III. Desencorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas.
IV. Propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, estimulando o desenvolvimento institucional e interinstitucional das ações previstas no PNEDH nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, entre outros).

Estão corretos os itens
Alternativas
Q3997761 Pedagogia
Com base na Lei nº 11.645/2008, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
( ) O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos (afrodescendentes e indígenas), tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
( ) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3997762 Pedagogia
Um dos principais impasses na formação de professores é uma compreensão equivocada da relação entre teoria e prática, já que uma dissociação entre elas compromete o sentido do trabalho docente.

De acordo com uma concepção dialética, teoria e prática
Alternativas
Q3997763 Pedagogia
Uma professora do Ensino Fundamental, percebendo que tem ensinado os conteúdos de forma fragmentada, decide adotar uma abordagem transdisciplinar. Seu objetivo é integrar campos de conhecimento, ultrapassando fronteiras disciplinares para que os alunos acessem uma visão mais ampla da realidade.

Assinale a opção que apresenta uma proposta de atividade adequada à transdisciplinaridade.
Alternativas
Q3997764 Pedagogia
O pensamento crítico denuncia a mercantilização do ensino como um dos seus principais problemas contemporâneos, e aponta a despolitização da educação como estratégia utilizada nesse processo. Isso significa que as escolas são levadas a não refletir sobre as tensões sociais e a priorizarem uma adaptação ao mercado.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de despolitização da educação, no sentido indicado.
Alternativas
Q3997765 Pedagogia
Considerando uma relação dialógica entre professor e aluno, avalie as afirmativas a seguir.

I. O professor deve praticar a escuta aberta aos alunos e valorizar seus saberes e vivências.
II. O professor deve manter-se neutro para não influenciar os alunos com valores diversos.
III. O aluno é sujeito no processo educativo e participa da construção do conhecimento.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3997766 Meio Ambiente
Um dos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental é considerar o meio ambiente em sua totalidade, isto é, compreendendo que natureza, modos de vida e realidades socioculturais fazem parte de uma mesma realidade integrada.

Assinale a opção que apresenta uma atividade pedagógica que contempla plenamente esse princípio.
Alternativas
Q3997767 Pedagogia
A professora preparou uma aula interativa sobre o período colonial, com recursos visuais e boa participação dos alunos. Ainda assim, ao final, eles não conseguiram identificar o que exatamente deveriam ter aprendido.

Considerando os componentes do processo de ensino, a situação descrita evidencia uma falha na definição de
Alternativas
Q3997768 Pedagogia
Com relação ao uso de tecnologias na educação, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As tecnologias digitais apresentam riscos para os processos educativos, mas também potencial para enriquecê-los.
( ) A mediação tecnológica no ensino é suficiente para garantir processos de aprendizagem significativos.
( ) O uso pedagógico das tecnologias deve estar articulado aos contextos sociais dos sujeitos da aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3997769 Português
Leia atentamente o trecho inicial de um informativo publicado pelo MEC acerca do Plano Nacional de Alfabetização.
Ao longo da atual gestão tornou-se usual utilizar-se de um adágio que sintetiza a importância fundamental da alfabetização: “É preciso aprender a ler para então ler para aprender”. Sob esse prisma, portanto, é possível ter uma noção da gravidade e dos impactos negativos de uma crise de aprendizagem nos primeiros anos da trajetória escolar.

https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estruturaorganizacional/orgaos-especificos-singulares/secretaria-dealfabetizacao/copy_of_programas-e-acoes acesso em 20.1.26

No sentido do que está exposto, é correto afirmar que a existência de um plano de alfabetização para todo o território nacional contribui para
Alternativas
Q3997770 Português
Leia a definição do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” a seguir:

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.

(https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada acesso em 20.1.26)

Uma informação que se pode depreender a partir da definição desse programa governamental é que trata-se de um compromisso
Alternativas
Q3997771 Pedagogia
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma estratégia governamental de acompanhamento da qualidade da educação em todo o país, por meio de informações sobre professores e estudantes.

Assinale a opção que apresenta um dos objetivos do SAEB.
Alternativas
Q3997772 Português
Observe atentamente o cartaz de campanha de divulgação do SAEB 2025, feita pelo governo do estado do Rio Grande do Sul:

Imagem associada para resolução da questão

(https://educacao.rs.gov.br/saeb acesso em 21.1.26)

Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997, orienta-se o ensino da Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais.
Um professor, ciente do potencial discursivo do trabalho por gêneros textuais em suas aulas, ao utilizar esse cartaz de campanha, com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, poderia explorar: 
Alternativas
Q3997773 Pedagogia
Leia o texto a seguir:

A Teoria da Psicogênese da escrita pressupõe um processo evolutivo de apropriação da língua escrita por meio do qual as crianças se esforçam para compreender o que os sinais gráficos da escrita representam e como eles são organizados para formar um sistema notacional.

(MONTEIRO, Sara Mourão e MARTINS, Margarida Alves. Relação entre níveis conceituais de escrita e estratégias de reconhecimento de palavras. In.: Educação em Revista - Dossiê Alfabetização e Letramento.v.36. Belo Horizonte, 2020.)

De acordo com a teoria da Psicogênese da linguagem escrita na alfabetização, construída em 1999 por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a criança aprende a escrever por meio de um processo
Alternativas
Q3997774 Português
Leia o texto a seguir:

Nos anos 1980, os limites do ensino e aprendizagem da língua escrita se ampliam (...), o que exigiu, consequentemente, reformulação de objetivos e introdução de novas práticas no ensino da língua escrita na escola, de que é exemplo a grande ênfase que se passa a atribuir ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita de uma gama ampla e variada de gêneros textuais. Surge então o termo letramento, que se associa ao termo alfabetização para designar uma aprendizagem inicial escrita entendida não apenas como a aprendizagem da tecnologia da escrita – do sistema alfabético e suas convenções –, mas também como, de forma abrangente, a introdução da criança às práticas sociais da língua escrita.

(SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 26-27)

O surgimento do termo letramento nas práticas de alfabetização, de acordo com o texto, está associado 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: A
5: D
6: C
7: B
8: E
9: B
10: D
11: A
12: C
13: C
14: E
15: D
16: A
17: E
18: B
19: B
20: C