Questões de Concurso Público SEDUC-MT 2025 para Professor de Educação Básica - Habilitação: Língua Portuguesa
Foram encontradas 10 questões
Diante desse cenário, qual atitude da professora representa corretamente o uso das práticas pedagógicas com tecnologias digitais?
Com base nessa situação, qual das alternativas representa corretamente o uso da análise de dados com tecnologias digitais?
Qual das ações abaixo representa uma prática inclusiva mediada por tecnologias digitais?
Considerando os conceitos de comunicação e colaboração com tecnologias digitais, qual das alternativas representa a conduta para potencializar o trabalho da equipe e fomentar a criação de uma rede de aprendizagem entre os profissionais?
Alcançar níveis mais amplos de compreensão leitora e produção textual demanda propor situações de fala, escuta, leitura e escrita em interações e a análise das relações que nelas se dão.
A metalinguagem tem o seu lugar no ensino, porém não há sentido em aprender Língua Portuguesa por meio das nomenclaturas e classificações, sem espaço para as reflexões acerca do uso dos diferentes recursos expressivos e seus possíveis efeitos”.
GARCIA, Mariana Guerato e SISLA, Heloisa Chalmers. Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25 [citado 2025-05-03], e204904. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 39932020000100301&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4904.
Partindo das ideias presentes no texto, uma professora de português concluiu que, no planejamento das aulas voltadas para a compreensão leitora e produção textual, será necessário
I. desenvolver atividades que permitam a reflexão sobre a língua em situações reais de comunicação.
II. priorizar o ensino da gramática normativa para garantir o domínio das regras linguísticas.
III. criar sequências didáticas que incluam o preenchimento de lacunas e a escrita de frases incorretas na lousa para que os estudantes as corrijam.
As atividades que se adequam ao que propõe o texto estão em:
Considere o cartaz.

Disponível no instagram de Gregório Duvivier.
O professor de português do Ensino Médio, ao saber que a peça de teatro anunciada no cartaz havia estreado em sua cidade, decidiu criar uma atividade interdisciplinar, relacionada ao item da BNCC EF15LP01: “Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam”. Assim, incluiu no planejamento da aula as seguintes atividades:
I. A divisão dos estudantes em grupos de discussão, para que, com a ajuda do professor, estabeleçam uma análise comparativa entre a imagem e o texto escrito apresentados, discutindo os efeitos de sentido do título da peça, assim como elementos do gênero “cartaz teatral” em comparação com outros gêneros publicitários.
II. A discussão com os estudantes dos efeitos de sentido da imagem projetada pelo ator no cartaz, chamando a atenção para os elementos de sua vestimenta, que remetem tanto a uma época passada como à contemporaneidade, conectando língua portuguesa, criação artística e história.
III. Explorar, em aula expositiva, o emprego dos advérbios de tempo, empregando o cartaz para contextualizar o uso da palavra "amanhã" que, nesse contexto, é exemplo de dêitico temporal, uma palavra que só tem significado completo quando considerada em relação ao contexto de enunciação (ou seja, o do cartaz). Em seguida, pedir aos estudantes que escrevam frases com diversos advérbios de tempo, para a fixação deste conteúdo gramatical.
Das estratégias didáticas propostas, as que se alinham à noção de que é preciso superar a fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, conforme preconizada na BNCC, estão apenas em:
