Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Nutricionista

Foram encontradas 4 questões

Q1252188 Nutrição
Abaixo seguem os valores referentes à proporção de alimentos usados no cálculo do pedido de compra de alguns insumos, que compõem a Farofa de Couve, um dos itens do cardápio de almoço especial de Natal, para 278 crianças, da creche Tia Naná, a saber:
Imagem associada para resolução da questão

Levando em consideração o per capta de 5 gramas de Salsinha Repolhuda e 20 gramas de Ovo de Galinha Graúdo (desconsiderando aqui o cálculo do fator de correção), quanto será necessário comprar, de cada insumo para compor a farofa?
Alternativas
Q1252191 Nutrição
Em relação às Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, há conceitos básicos atribuídos a elas. Correlacione os referidos conceitos com as técnicas e marque a alternativa CORRETA:
I. Operação que visa a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico após a lavagem e secagem das mãos. II. Operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento. III. Operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção. IV.Operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.
( ) Higienização. ( ) Desinfecção. ( ) Limpeza. ( ) Antissepsia.
Alternativas
Q1252195 Nutrição
A RDC 216/2004, dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, descrevendo os requisitos higiênico-sanitário gerais, aplicável em todo território nacional. Abaixo estão expostos alguns destes requisitos voltados para a preparação dos alimentos, devendo ser assinalada aquela que se apresenta como INCORRETA:
Alternativas
Q1252196 Nutrição
Durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas a fim de minimizar o risco de contaminação dos alimentos prontos para o consumo humano. Considerando a lavagem e desinfecção de verduras, legumes e frutas, devem-se percorrer, sequencialmente, as seguintes etapas de tais tarefas:
I- Remover as partes estragadas ou impróprias para o consumo. II- Lavar folha a folha ou um a um em água potável corrente. III- Deixar de molho em água clorada com a diluição de 100 ml água sanitária (entre 2,0%- 2,5 %) para 10 litros de água limpa, por 15 minutos. Observar se o fabricante da água sanitária, recomenda o uso da mesma para a desinfecção dos hortifrutis. IV- Para finalizar, enxaguar os alimentos em água potável a 65°C.
As etapas CORRETAS são:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B