Questões de Concurso Público FCEE-SC 2022 para Pedagogo

Foram encontradas 15 questões

Q1964113 Pedagogia
Complementar à CID-10 (décima edição da CID), a CIF fornece informações sobre a funcionalidade, considerando que “[…] duas pessoas com a mesma doença podem ter níveis diferentes de funcionamento, e duas pessoas com o mesmo nível de funcionamento não têm necessariamente a mesma condição de saúde” (OMS, 2003, p. 2-3).
Assinale a alternativa correta em relação ao uso social das informações da CIF, respeito e confidencialidade, com base nas diretrizes éticas para seu uso.
Alternativas
Q1964114 Pedagogia
De acordo com o Manual Prático para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) – (OMS, 2013), participação é o envolvimento em situações de vida diária.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a CIF.
( ) A CIF pode ser usada como um modelo para desenvolver indicadores para medir a participação geral das crianças na educação, e pode ajudar a identificar crianças com incapacidades.
( ) Para entender totalmente a participação na educação, deve-se observar para como as tarefas ou rotinas podem ser modificadas para assegurar a participação geral em um dado ambiente. Para isso, basta simplesmente medir o desempenho do estudante na execução de tarefas pré-definidas em um ambiente pré-definido.
( ) A educação na CIF também é conceitualizada como um ambiente em que diferentes cenários ou situações de vida são criados. A CIF como uma classificação e modelo pode ajudar a entender a interação entre os ambientes educacionais e a participação dos estudantes com incapacidades. A participação também pode ser vista como um indicador da inclusão nos serviços, sistemas e políticas de educação.
( ) A CIF é um modelo que representa informações sobre a qualidade dos ambientes educacionais, já que eles podem estar relacionados com as dificuldades funcionais dos estudantes. O conteúdo dos capítulos de fatores ambientais da CIF pode ser disposto para representar contextos educacionais. A CIF pode ser usada para integrar informações sobre a qualidade das oportunidades educacionais, a disponibilidade de sistemas de suporte, ou as crenças e atitudes dos professores ou de outros profissionais que trabalham em sistemas educacionais
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q1964115 Pedagogia
De acordo com as Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação especial (FCEE, 2020), relacione os serviços listados na coluna 1 aos seus respectivos objetivos na coluna 2.

Coluna 1 Serviços
1. Avaliação diagnóstica multidisciplinar
2. Programa de Estimulação Precoce
3. Serviço Pedagógico Específico
4. Programa de Educação Profissional
5. Serviço de Convivência
Coluna 2 Objetivos
( ) Proporcionar um conjunto de ações com objetivo de prevenir, avaliar, intervir e acompanhar, de forma clínico-terapêutica, o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, acometidas por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a fim de atenuar déficits e possibilitar evoluções significativas no desenvolvimento delas.
( ) Qualificar a pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e ou transtorno do espectro autista (TEA), para o desempenho de funções profissionais, bem como realizar o encaminhamento e o acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) no mercado de trabalho.
( ) Avaliar alterações no desenvolvimento e na funcionalidade de pessoas, identificando suas correlações biopsicossociais com os Transtornos do Neurodesenvolvimento.
( ) Qualificar o processo de viver e envelhecer das pessoas idosas e/ou em processo de envelhecimento.
( ) Oportunizar a apropriação e a elaboração dos conceitos científicos e o desenvolvimento da funcionalidade do educando.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1964117 Pedagogia
O documento intitulado “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializado do Estado de Santa Catarina – Transtorno do Espectro Autista” (FCEE, 2022) define as intervenções em autismo sob a ótica do conhecimento científico.
Nesse sentido, de acordo como o documento, as práticas de intervenção a serem utilizadas com educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em quaisquer serviços disponibilizados nos Centros de Atendimento Educacional Especializados, são nomeadas:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FCEE-SC Prova: FEPESE - 2022 - FCEE-SC - Pedagogo |
Q1964118 Pedagogia
Assinale a alternativa em que o conceito e sua definição estão corretos.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: E