Questões de Concurso Público Prefeitura de Caranaíba - MG 2019 para Bioquímico

Foram encontradas 5 questões

Q1088542 Biomedicina - Análises Clínicas
Sabe-se que a tuberculose (TB) pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. Dessa forma, a pesquisa bacteriológica é considerada de grande importância em adultos tanto para o diagnóstico quanto para o controle do tratamento da doença. O TRM-TB é um teste utilizado para a detecção de DNA dos bacilos do complexo M. tuberculosis e a triagem de cepas resistentes à rifampicina pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real (WHO, 2011).
Avalie o que se afirma acerca da doença, seu diagnóstico e tratamento.
I - A baciloscopia de escarro é indicada no sintomático respiratório, durante estratégia de busca ativa, em caso de suspeita clínica e/ou radiológica de TB pulmonar, independentemente do tempo de tosse, para acompanhamento e controle de cura em casos pulmonares com confirmação laboratorial. II - A baciloscopia de escarro, deve ser realizada em apenas uma única amostra. III - O teste rápido molecular para Tuberculoses (TRM-TB, GeneXpert®), disponível em alguns municípios da rede pública, consiste em um teste referente ao estudo direto dos bacilos do complexo M. tuberculosis, através da coloração de Ziel Nilsen. IV - Dentre as amostras recomendadas para a realização de TRM-TB podem-se citar: escarro, escarro induzido, lavado broncoalveolar, lavado gástrico, líquor e gânglios linfáticos. V - A sensibilidade do TRM-TB em amostras de escarro de adultos é muito baixa, sendo cerca de 40%; o teste também detecta a resistência à rifampicina, com a mesma sensibilidade.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1088543 Biomedicina - Análises Clínicas
Avalie o que se afirma em relação à coleta, ao armazenamento e ao transporte de amostras de escarro.
I - Uma boa amostra de escarro pode ser a proveniente da faringe ou de secreções nasais, sem necessidade de submeter o paciente ao esforço de tosse. II - Para a coleta do material é importante que cada paciente seja identificado através de um número próprio; o nome do paciente deve ser registrado apenas em planilha e o recipiente da amostra deve ser identificado com caneta ou fita crepe. III - Quanto ao local da coleta das amostras, ele deve ser aberto (ar livre) ou apresentar condições adequadas de biossegurança. IV - Amostras coletadas preferencialmente ao despertar são as de melhor qualidade, já que são provenientes das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite. V - Uma vez coletadas as amostras, estas podem ser conservadas sob refrigeração por, no máximo, 14 dias.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1088546 Biomedicina - Análises Clínicas

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito dos riscos relacionados à segurança do laboratório clínico.


( ) Considera-se risco de acidente qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de perigo e possa afetar sua integridade e bem-estar físico e moral.

( ) Considera-se risco físico qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando-lhe desconforto ou afetando sua saúde.

( ) Consideram-se agentes de risco ergonômico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores.

( ) Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória.

( ) Consideram-se agentes de risco biológico as bactérias, fungos, parasitos, vírus, entre outros. A classificação do risco biológico é definida pela patogenicidade para o homem, virulência e modos de transmissão.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q1088547 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame do sangue periférico é solicitado na avaliação hematológica do paciente.
A esse respeito, avalie o que se afirma.
I- O sangue pode ser obtido por flebotomia e coletado em tubos sem anticoagulante. II- Dentre os fatores fisiológicos que podem afetar significativamente os parâmetros hematológicos, citam-se o sexo do paciente, a idade, a raça, a atividade física, o nível de hidratação e de temperatura corporal, o tabagismo, o uso de medicamentos, dentre outros. III- Enquanto a heparina é o anticoagulante de escolha nas contagens hematológicas e na confecção de esfregaços juntamente com o citrato trissódico nos estudos da hemostasia, o EDTA neutraliza a trombina, inibindo a interação de vários fatores da coagulação. IV- O local ideal do esfregaço para a análise individual das células é na transição do corpo com a cauda e na cauda, onde as mesmas se encontram lado a lado, sem estarem em contato. V- O estudo microscópico do esfregaço pode ser sistematizado em duas fases: 1ª fase - em aumento de 1.000 vezes, sob imersão em óleo, quando se fazem a contagem diferencial e a avaliação das características citomorfológicas dos diferentes tipos celulares; e a 2ª fase - em aumento de 100 e 400 vezes, quando se analisam os aspectos gerais do esfregaço.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1088550 Biomedicina - Análises Clínicas
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a espectrofotometria.
( ) Uma vez realizadas as medições de absorbância e de transmitância de um determinado padrão, as curvas encontradas são as seguintes:
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: ERICHSEN E. S. VIANA et al (2009, p.41.)
( ) Uma amostra para a análise espectrofotométrica, quando colocada numa cubeta de 2 cm, terá absorvância 2 vezes maior do que sua absorvância quando colocada numa célula de 1 cm. ( ) A absorvância e a transmitância de uma solução de 0,00240 mol L-1 de uma substância com coeficiente de absortividade molar de 313 L mol-1 cm-1 numa cubeta de 1,00 cm de caminho ótico são: A: 1,5 e T: 3,14%, respectivamente. ( ) Uma solução com uma concentração 2,31 x 10-5 mol L-1 tem uma absorvância de 0,822, no comprimento de onda de 266 nm, numa cubeta de 1 cm de caminho ótico e de absortividade molar igual a 3,57 x 104 L mol-1 cm-1. ( ) A Transmitância (T) corresponde ao simétrico do logaritmo decimal do inverso da Absorvância (A), que é o quociente entre a potência radiante de saída (após atravessar a amostra em estudo) e a de entrada, respectivamente.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: A