Questões de Concurso Público HCPA 2012 para Técnico de Manutenção III (Para atuar na Seção de Mecânica)
Foram encontradas 40 questões








I - O vocábulo como (l. 03) e o vocábulo como (l. 07) participam de construções com valor comparativo.
II - A conjunção porque (l. 28) e a conjunção porque (l. 38) introduzem orações com valor causal.
III - A expressão que nem (l. 27) e as duas ocorrência do advérbio mais (l. 32) são responsáveis pelo valor comparativo das construções de que participam.
Quais estão corretas?

I - A supressão concomitante das vírgulas depois de alguém (l. 04) e de toxicômano (l. 04) NÃO representa desrespeito à norma gramatical.
II - Mantendo-se o sentido original da frase, a supressão da vírgula depois de homossexuais (l. 21) NÃO representa desrespeito à norma gramatical.
III - É possível substituir o ponto final depois de punidos (l. 35) por ponto-e-vírgula, com o devido ajuste de passagem de maiúscula a minúscula na primeira letra do vocábulo no (l. 35).
Quais estão corretas?

I - inelutável (l. 05) – vírus (l. 07) – câncer (l. 08)
II - comentários (l. 15) – tolerância (l. 23-24) – misericórdia (l. 28)
III - só (l. 38) – aí (l. 39) – quê (l. 39)
Em quais deles todas as palavras são acentuadas pelo respeito a uma mesma regra de acentuação?
I - Multiplicar V por 20 e dividir o resultado por 100
II - Multiplicar V por 0,2
III - Dividir V por 5
IV - Dividir
V por 10 e multiplicar o resultado por 2
Quais permitem obter o resultado correto para o cálculo de 20% de um valor V?
Considere as igualdades apresentadas a seguir.

Quais são verdadeiras?
Com base nesses dados e sabendo que a média mensal de consumo de água de julho a dezembro de 2011 foi de 18 m3 , o consumo C, em dezembro, foi de
Portanto, em relação ao total dos pedidos de demissão, o percentual de pessoas que não apresentaram o motivo “mudança de país/estado/cidade” para pedir demissão foi de
Considerando o total de cubos que preencherão completamente a caixa, pode-se afirmar que a capacidade da mesma é de
Considerando que cada semicircunferência passa pelo centro O do quadrado e ambas têm pontos extremos em vértices do quadrado, o perímetro da figura sombreada é