Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Enfermeiro de Revezamento

Foram encontradas 30 questões

Q1169044 Português

O parágrafo reproduzido a seguir foi extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Considere-o para responder à questão seguinte.


“Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direto à narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos”

Neste parágrafo, o narrador do romance:
Alternativas
Q1169045 Português

O parágrafo reproduzido a seguir foi extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Considere-o para responder à questão seguinte.


“Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direto à narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos”

No início do parágrafo, o narrador afirma que “ainda ninguém relatou o seu próprio delírio”. Assinale a alternativa que contém o termo que exerce nessa oração a função sintática de sujeito.
Alternativas
Q1169046 Português

O parágrafo reproduzido a seguir foi extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Considere-o para responder à questão seguinte.


“Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direto à narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos”

Nessa parte do romance, o narrador confessa que alguns dos seus leitores talvez não sejam dados à “contemplação destes fenômenos mentais”. Em relação à palavra “contemplação”, marque a alternativa que NÃO apresenta um de seus significados possíveis.
Alternativas
Q1169048 Matemática
Quantos milímetros há em um quilômetro?
Alternativas
Q1169049 Raciocínio Lógico
Um conjunto A possui 20 elementos. A intersecção entre o conjunto A e o conjunto B possui 3 elementos, já a união entre os dois conjuntos possui 30 elementos. Quantos elementos possui o grupo B?
Alternativas
Q1169050 Matemática
Sobre polígonos convexos, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1169051 Atualidades

Leia a notícia jornalística a seguir, a respeito da crise política que atualmente ocorre em um dos países vizinhos ao Brasil, e assinale a alternativa que apresenta o nome que preenche CORRETAMENTE a lacuna.


“O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição, ___________, se declarou nesta quarta-feira presidente interino do país e foi reconhecido pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, entre outros. O presidente Nicolás Maduro reagiu e negou deixar o poder. ‘Aqui não se rende ninguém, aqui não foge ninguém. Aqui vamos ao combate. E aqui vamos à vitória da paz, da vida, da democracia’, disse em discurso na capital”.

(G1, 23/01/19, com adaptações)

Alternativas
Q1169052 Atualidades
No campo das relações internacionais, a China destaca-se como um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Analise as alternativas a seguir e assinale a que indica dois dos principais produtos brasileiros exportados para a China.
Alternativas
Q1169053 Conhecimentos Gerais

A matéria jornalística a seguir, publicada em maio deste ano, aborda uma recente polêmica ocorrida na Câmara dos Deputados, envolvendo sensíveis temas sociais brasileiros e suas raízes históricas. Examine-a e assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.


O plenário da Câmara dos Deputados foi palco de um protesto hoje durante uma sessão solene em homenagem aos cento e trinta e um anos da assinatura da __________, que deu fim à escravidão no Brasil. Em discurso, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança afirmou que a ‘escravidão é tão antiga quanto a humanidade’ e, por esse motivo, ‘é quase um aspecto da natureza humana’. A declaração não foi bem recebida pelo público presente na Casa, a maioria ligada ao movimento negro”.

(UOL, 14/05/19, com adaptações).

Alternativas
Q1169137 Português

O parágrafo reproduzido a seguir foi extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Considere-o para responder à questão seguinte.


“Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direto à narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos”. 

No parágrafo selecionado, em determinado momento o narrador afirma o seguinte: “faço-o eu, e a ciência mo agradecerá”. Em relação ao “-o”, que aparece após o verbo “faço”, pode-se dizer que:
Alternativas
Q1613319 Enfermagem
Sintomas como irresponsabilidade aos estímulos, respiração agônica ou ausente e pulso central palpável podem sugerir uma Parada Respiratória no adulto. Observe as alternativas e marque aquela que corresponda à ordem da conduta para atendimento, segundo o Protocolo de Suporte Básico de Vida.
(__) Checar pulso central (carotídeo) em 10 segundos. (__) Checar responsividade (tocar os ombros e chamar o paciente em voz alta) e checar a presença de respiração. (__) Aguardar orientação da regulação médica para procedimentos e/ou transporte para a unidade de saúde. (__) Solicitar ajuda (DEA). (__) Se não responsivo e respiração ausente ou gasping, posicionar o paciente em decúbito dorsal em superfície plana, rígida e seca. (__) Realizar contato com a regulação médica e passar os dados de forma sistematizada.
Alternativas
Q1613320 Enfermagem
Segundo a Lei 8080/90, entende-se por vigilância epidemiológica:
I - Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. II - O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
Observe as afirmativas e responda aquela que corresponda a CORRETA:
Alternativas
Q1613321 Enfermagem
Durante a parada cardíaca na gestante com mais de 20 semanas, a compressão da veia cava pelo útero pode reduzir o retorno venoso ao coração, diminuindo o débito cardíaco e agravando o choque. Para diminuir os danos causados por esse evento qual manobra deve ser realizada para desviar o peso do útero para fora destes vasos sanguíneos e melhorar o débito cardíaco?
Alternativas
Q1613322 Enfermagem
A experiência no tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de overdose em opióides tem demonstrado que a naloxona pode ser administrada com aparente segurança e eficácia no contexto de primeiros socorros e de Suporte Básico de Vida. Por esse motivo recomenda-se agora a administração de naloxona por socorristas leigos e profissionais de saúde (American Heart Association, 2015). As vias de administração recomendadas, segundo a AHA, são:
Alternativas
Q1613323 Enfermagem
Leia a matéria:
Enfermeiro que aplicou superdose presta depoimento em Conselho
O caso:
“R., 1 ano e 7 meses, foi levada ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) na tarde de domingo (20) com uma alergia. A médica que fez o atendimento prescreveu 3,5 miligramas de adrenalina. Segundo a mãe da criança, J.F., um enfermeiro estranhou a dosagem e a avisou. A mãe também relatou que a médica foi questionada, mas confirmou a aplicação. A menina começou a passar mal poucos minutos após a aplicação de adrenalina. Ela foi entubada ainda no HMIB e foi transferida na madrugada de segunda-feira (21) para o Hospital de Santa Maria. Na tarde da quarta-feira, a menina teve cinco paradas cardíacas e morreu.”
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/01/enfermeiro-que-aplicou- superdoseprestadepoimento-conselho.html (trecho da notícia de 29/01/2013)
Leia as afirmativas e marque a que corresponde à resposta CORRETA, de acordo com o Código de Ética de Enfermagem.
I - Seção II, Paragrafo Único: O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar somente prescrição medicamentosa em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. II - Seção II, Paragrafo Único: O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. III - Seção II, Paragrafo Único: O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar somente prescrição terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.
Alternativas
Q1613324 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação à Norma Regulamentadora Nº 32, que trata da segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, consideram-se Agentes Biológicos:
I - Os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons. II - Os microrganismos, geneticamente modificados; as culturas de células; as toxinas e os príons. III - Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado.
Alternativas
Q1613325 Enfermagem
De acordo com a Sistematização de Assistência de Enfermagem - SAE - “o processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados”, é denominado:
Alternativas
Q1613326 Enfermagem
Qual componente da rede de atenção de urgências tem por objetivo: “A ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades.”?
Alternativas
Q1613327 Enfermagem
Na abordagem de pacientes politraumatizados, compete ao Enfermeiro, EXCETO:
Alternativas
Q1613328 Enfermagem
Com relação a triagem e classificação de risco, segundo o Protocolo de Manchester, sintomas como hemorragia maior incontrolável, dor intensa e alteração da consciência são determinantes gerais para um atendimento:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: B
6: A
7: D
8: A
9: A
10: C
11: C
12: A
13: C
14: C
15: B
16: A
17: D
18: D
19: B
20: C