Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraíso do Norte - PR 2018 para Nutricionista

Foram encontradas 4 questões

Q2010455 Nutrição
A realidade mundial revela que, paradoxalmente, enquanto pessoas sofrem por falta de alimentação, carecendo da disponibilidade de macro e micronutrientes, outras são vítimas do oposto e submetem-se a repetidas dietas desgastantes e caras, na tentativa de solucionar os estragos estéticos e fisiológicos causados pela superalimentação e a obesidade. Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:


( ) O índice de massa corpórea (IMC) não fornece informação sobre a distribuição de gordura corporal. ( ) Para obter as medidas das circunferências da cintura e do quadril, o paciente deverá manter-se ereto, com abdome contraído, braços para frente e pés unidos. ( ) A obesidade ginoide é caracterizada por um depósito aumentado de gordura na região do abdome e está relacionada com alto risco cardiovascular. ( ) Circunferência da cintura acima de 80 para mulheres e 94 para homens é considerada aumentada. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q2010456 Nutrição

No tratamento da diarreia, é importante investigar sua causa. O aumento da frequência (normalmente acima de 3 vezes/dia) de eliminação de fezes semipastosas ou líquidas caracteriza-se como diarreia, sendo acompanhada por perda excessiva de líquidos e eletrólitos. Sendo assim, recomendações nutricionais como a oferta de líquidos e eletrólitos suficiente para repor as perdas são necessárias:




1. Ocorrência de secreção ativa de eletrólitos e água pelo epitélio intestinal (por exemplo, por exotoxinas bacterianas ou vírus).

2. Presença no intestino de solutos osmoticamente ativos, inadequadamente absorvidos (por exemplo na deficiência de lactase).

3. Condições em que há exposição inadequada do quimo no epitélio intestinal (por exemplo, síndrome do intestino curto).

4. Associações a lesões de mucosa, que levam à eliminação de muco, sangue e proteínas plasmáticas (por exemplo, colite ulcerativa, enterite por radiação).



Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, a: 

Alternativas
Q2010457 Nutrição
Pancreatite é um termo genérico que engloba uma série de condições com variações na etiologia, curso clínico e tratamento. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2010463 Nutrição
Trigo, centeio e cevada, juntamente com o milho e o arroz, representam os cereais mais consumidos no mundo. Com o advento da agricultura e posterior industrialização, ocorreram importantes alterações nos padrões da alimentação, seja pela difusão ampla da dieta mediterrânea, principalmente nos países europeus, permitindo a incorporação dos cereais em quantidades ainda maiores na dieta, seja pela indústria alimentícia que utiliza principalmente o trigo no processamento dos alimentos. Isso porque o glúten proveniente principalmente do trigo confere às farinhas as propriedades de coesão e viscoelasticidade necessárias para o preparo de alimentos como pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo de medicamentos. Nos dias atuais, o glúten provê até 50% do valor energético consumido em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Observase, atualmente, uma eclosão substancial no número de casos de doença celíaca (DC), caracterizada por alterações imunomediadas decorrentes da exposição do glúten no lúmem intestinal em indivíduos geneticamente suscetíveis. Diante da prevalência aumentada da DC e de outros distúrbios associados ao glúten, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. As proteínas do glúten podem também ser divididas em duas frações principais de acordo com sua solubilidade aquosa em álcool: as gliadinas solúveis e as gluteninas insolúveis. II. As frações proteicas provenientes do trigo (gliadina), centeio (hordeínas) e cevada (secalina) são as que coletivamente caracterizam os principais peptidídeos de glúten imunogênicos e precipitadores da DC. III. A doença celíaca pode ser definida como uma enteropatia inflamatória mediada por características autoimunes e ativada com a ingestão do glúten dietético em indivíduos geneticamente predispostos. IV. Para o diagnóstico da DC, é fundamente realizar exames em que são pesquisados no soro dos pacientes os anticorpos contra IgG e IgA, gliadina, Ttg2 e EMA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A