Questões de Concurso Público MF 2013 para Arquiteto

Foram encontradas 50 questões

Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: MF Prova: ESAF - 2013 - MF - Arquiteto |
Q438474 Arquitetura
“Existem vários motivos para a decadência da arquitetura e, consequentemente, do papel dos arquitetos na sociedade nos tempos atuais. Um deles tem a ver com o fato de que o mundo atual parece ser regido pelos valores do mercado - e da sociedade de consumo que o define -, o que atinge, embora de modo parcial, inclusive os redutos mais resistentes da cultura. Entre esses valores estão o lucro imediato como objetivo primordial, a obsolescência planejada, a exacerbação da personalidade individual e o uso das situações de impacto como recurso promocional. Ao abraçar esses valores, a arquitetura passa a ter um papel instrumental e subalterno na sociedade. Prova disso é o fato de que a maior parte das decisões sobre o meio ambiente construído ou os objetos de uso já não passam pelas mãos de arquitetos, estando agora dominadas pelos aspectos prospectivos do marketing. Nesse cenário há pouco espaço para conceitos como o bem comum, a preservação ambiental e cultural, e a busca de soluções arquitetônico-urbanísticas adequadas e permanentes, as quais têm retorno em longo prazo.” (MAHFUZ, Edson da Cunha. Arquitetos e sua participação no debate público. Vitruvius 035.01ano 11, ago 2010) Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.035/3364).

Com base no texto acima, que trata da relação da arquitetura com a sociedade e a cultura, assinale a opção incorreta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: MF Prova: ESAF - 2013 - MF - Arquiteto |
Q438475 Arquitetura
“Há um século e meio, o historiador da arquitetura francês Auguste Choisy definiu a arquitetura como a “arte de construir”. A arquitetura é, portanto, construção – isto é, técnica – mas, também, arte. E, sendo arte, se constitui em uma manifestação cultural, portanto vinculada a uma determinada cultura e variando no tempo e no espaço. A arquitetura, porém, possui uma especificidade frente às demais produções artísticas: ela é o que podemos chamar de arte compulsória. Como observou um dos mais importantes arquitetos contemporâneos, o italiano Renzo Piano – co-autor do projeto do Centro Pompidou, em Paris –, “uma música ruim pode não ser escutada, e é possível não olhar para um quadro feio, mas um prédio feio está ali, diante de nós, e nós o vemos, necessariamente. E essa é uma responsabilidade pesada, até para as gerações futuras, pois permanece  fisicamente”. Dessa forma, o interesse pela produção de uma arquitetura de qualidade extrapola o círculo restrito dos arquitetos e estudantes de arquitetura e diz respeito diretamente a toda a sociedade. Arquitetura como segmento da cultura.” (ANDRADE, Nivaldo. Arquitetura como segmento da cultura, 2013) Fonte: http://www. iab-ba.org.br/arquitetura-como-segmento-da-cultura/)

Com base no texto anterior, que trata da relação da arquitetura com a cultura, marque V para Verdadeiro e F para Falso.

( ) Como produto da cultura, a arquitetura diferencia-se das demais manifestações artísticas por ser uma arte compulsória.

( ) A parte física da arquitetura, a construção, constitui uma responsabilidade pesada até para as gerações futuras.

( ) A arquitetura é compulsória porque todas as pessoas precisam de um abrigo.

( ) Diferentemente das outras artes, a arquitetura se transforma no tempo e no espaço.

Assinale a opção em que a sequência está correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: MF Prova: ESAF - 2013 - MF - Arquiteto |
Q438476 Arquitetura
Com base no estudo mostrado acima, referente a um método de projeto de arquitetura, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: MF Prova: ESAF - 2013 - MF - Arquiteto |
Q438477 Arquitetura
Quanto aos métodos e técnicas de projeto, avalie as afirmativas abaixo.

I. O uso do desenho no processo de criação diferencia o projeto arquitetônico da criação artesanal e também da construção vernacular.

II. A maquete em escala reduzida, do objeto sendo projetado, é uma representação menos fiel do objeto em relação aos desenhos 3D, já que nesses a terceira dimensão é real.

III. Usadas nos desenhos com papel e lápis, as habilidades da mão e do olho, que deram a gerações de arquitetos um prazer especial no exercício da profissão, foram substituídas com vantagem pelo uso do CAD.

IV. O objeto de projeto – seja ele uma edificação, uma cadeira ou um parque – é elaborado por meio da evolução do processo de projeto. A descrição parcial do objeto, no programa de necessidades, é transformada em desenhos.

V. O uso generalizado dos computadores ampliou as condições de produção de projetos de arquitetura, contribuindo para que as questões de arquitetura sejam pensadas de outra forma.

Assinale o grupo em que todas as a?rmativas estão corretas
Alternativas
Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: MF Prova: ESAF - 2013 - MF - Arquiteto |
Q438478 Arquitetura
Com relação às NBRs 13.531/1995 e 13.532/1995, que tratam, entre outros assuntos, das etapas do projeto de arquitetura, avalie os conteúdos das etapas de projeto mencionadas a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: D