Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rita - PB 2023 para Psicopedagogo

Foram encontradas 30 questões

Q2297967 Pedagogia
“Incluir é a palavra de ordem na atualidade. A educação inclusiva tem por objetivo atender aos alunos, em principal, aqueles que se encontram à margem do conhecimento. Esses devem receber um atendimento educacional especializado, conforme suas especificidades, porque estão mais vulneráveis à exclusão do contexto educacional e, por conseguinte, do social”. (CEREZUELA, 2016, p. 26). O público-alvo do atendimento educacional especializado está categorizado em três grupos: alunos com deficiência; alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento e alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Diante do exposto, relacione os termos da 1ª coluna com os seus respectivos significados.

TERMO
I. alunos com deficiências
II. alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
III. alunos com Altas habilidades/Superdotação 

CONCEITO
( ) são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
( ) são àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
( ) demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

Assinale a alternativa que corresponda a opção correta:
Alternativas
Q2297968 Pedagogia
Na atualidade, diante dos desafios interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos, torna-se urgente retomar o significado, o sentido, as teorias e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica. E, é nesse viés, que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira. Elas vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento, tornando-os mais engajado na prática de ensino, interessado no que o professor tem para passar e atuante em todo o processo de aprendizagem. (BACICH; MORAN, 2018).

A partir de uma nova perspectiva de educação inovadora e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio de metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. As metodologias ativas são caminhos para avançar mais no conhecimento cotidiano, nas competências socioemocionais e em novas práticas pedagógicas.
II. Dentre as diversas estratégias que podem ser usadas para se conseguir ambientes de aprendizagem ativa em sala de aula, destacamos, entre outras, o trabalho em equipe com tarefas que exigem colaboração de todos, geração de ideias (brainstorming) para buscar a solução de um problema e produção de mapas conceituais para esclarecer e aprofundar conceitos e ideias.
III. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando e criando com a orientação do professor.
IV. Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada, colaborativa e híbrida.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2297969 Pedagogia
Saviani (2008, p. 7) pontua que a educação é a forma pela qual o homem assimila o mundo para se tornar humano: “[...] o homem não se faz homem naturalmente, ele não nasce sabendo ser homem, vale dizer, ele não nasce sabendo sentir, pensar, avaliar, agir. Para saber pensar e sentir, para saber querer, agir ou avaliar é preciso aprender, o que implica o trabalho educativo”. O trabalho educativo incide sobre o homem em sua singularidade, mas para isso ocorrer há a necessidade da intervenção intencional de outro homem mais desenvolvido.
A partir da leitura do texto, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação é o processo de humanização do homem, logo, ela não pode ser considerada uma ciência isolada, pois envolve todas as dimensões que compõem a coletividade humana: histórica, cultural, política, social e pedagógica.
( ) A educação nunca é neutra, mas sempre ideológica e politicamente comprometida, pois cumpre uma função específica de ensinar.
( ) A importância política da educação reside na sua função pedagógica de socialização do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q2297970 Pedagogia
De acordo com os estudos do Prof. Dr. Newton Duarte (1999, 2007) a educação é mediadora entre o cotidiano e o não-cotidiano na formação do indivíduo. Isto é, a educação tem a função de mediar o que ele já sabe (conceito cotidiano) com aquele saber que ele ainda não adquiriu, ou que por si só, não se apropriaria (conceito científico).
Com base no excerto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) A função educacional de socialização dos conhecimentos históricos e socialmente produzidos e reproduzidos pelo homem é evidenciada como a mediação da vida cotidiana e as esferas não-cotidianas da prática social do indivíduo.
PORQUE
II) A educação é um processo de mediação entre a vida do indivíduo e a sociedade.
Alternativas
Q2297971 Pedagogia
Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo, educador, pesquisador e escritor brasileiro. Autor de quase 40 livros, além de artigos acadêmicos e jornalísticos, e é considerado patrono da educação brasileira desde 2012. O educador defendia que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade. Ao refutar a visão tradicional da educação (de transferência de conhecimento), Paulo Freire cria um método baseado no diálogo entre os professores e os alunos, fazendo das necessidades diárias dos alunos a base do seu aprendizado.
Analise as afirmativas a seguir sobre o legado de Paulo Freire para a educação.
I) Ensinar não é transferir conhecimento.
II) Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
III) Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
IV) Ensinar exige reprodução da realidade.

É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: D