Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabaiana - PB 2026 para Professor de Matemática
Foram encontradas 12 questões
A respeito da LDB, analise as assertivas a seguir.
I- De acordo com o art. 1º da LDB, a vida familiar, a convivência humana, as instituições de ensino e pesquisa, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as manifestações culturais constituem os âmbitos nos quais se desenvolvem os processos formativos abrangidos pela educação.
II- A LDB determina que as escolas devem exibir, no mínimo, 2 (duas) horas de filmes de produção nacional por mês, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.
III- Conforme estabelece o art. 22 da LDB, “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, [assegurando-lhe] a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e [fornecendo-lhe] meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”, devendo ser obrigatoriamente organizada em séries anuais.
É CORRETO o que se afirma em:
I- No contexto das tecnologias digitais na educação, o termo está relacionado à capacidade de criar, recriar e cocriar bricolagem conteúdos a partir de releituras, misturas e remixagens, o estudante cria novos conhecimentos como um produtor ativo.
II- Ao utilizar uma ferramenta de IA (Inteligência Artificial), o professor deve atentar para o fornecimento de de comando prompts que indiquem um contexto genérico abrangendo o tema abordado, a fim de obter respostas adequadas.
III- As ferramentas de IA generativa possuem uma franca limitação criativa frente ao humano: a IA baseia-se em padrões estatísticos para emular a linguagem humana.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- As teorias tradicionais do currículo focavam em questões atinentes à organização e à transmissão do conhecimento a ser ensinado, sendo a sua seleção um processo neutro.
II- As teorias do currículo críticas e pós-críticas consideram o currículo um instrumento de poder que decorre da escolha que privilegia ou exclui e marginaliza saberes.
III- Para as teorias pós-críticas, a questão do poder associado ao currículo é focada na ideologia, estrutura de classes da sociedade e no modo de produção capitalista.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: SANTOS, Camila Marafigo dos; MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro. Educação inclusiva: do que estamos falando? Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2021.
Considerando o excerto acima e as questões abordadas pela perspectiva da Educação Inclusiva, é CORRETO afirmar:
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
O excerto acima faz parte da introdução do texto integral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre a BNCC, observado o excerto destacado, analise as assertivas a seguir.
I- Na BNCC, compreende-se competência como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores na resolução das demandas da vida.
II- Na BNCC, o conceito de educação integral refere-se ao tempo de permanência na escola, nos termos da lei que instituiu a reforma do Ensino Médio, em 2017.
III- O uso de “componentes curriculares” em vez de “disciplinas”, na BNCC, opõe-se à ideia de fragmentação do conhecimento, enfatizando a integração dos conhecimentos.
É CORRETO o que se afirma em:
“O ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado possível, antes de mais nada, implica a disposição de acolher. Isso significa a possibilidade de tomar uma situação da forma como se apresenta, seja ela satisfatória ou insatisfatória, agradável ou desagradável, bonita ou feia. Ela é assim, nada mais. Acolhê-la como está é o ponto de partida para se fazer qualquer coisa que possa ser feita com ela. Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer” (Luckesi, 2000, p. 6).
Fonte: LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, v. 12, p. 6-11, 2000.
A respeito da avaliação da aprendizagem, considerando o que afirma Luckesi (2000) no excerto destacado, analise as asserções a seguir.
I- Na avaliação diagnóstica, o papel do professor é de agente de controle e de julgamento.
II- Na avaliação diagnóstica, o “juízo de qualidade” consiste em verificar o quão satisfatória está a aprendizagem em relação a um padrão conhecido.
III- Para ser verdadeiramente diagnóstica, a avaliação da aprendizagem deve consistir num ato de acolhimento.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
I- Não é recomendado que o ensino de Geometria, no Ensino Fundamental, utilize-se de cálculos ou fórmulas, devendo se ater exclusivamente às representações das figuras e suas propriedades.
II- O ensino de Geometria, no Ensino Fundamental, deve contribuir para a formação do raciocínio hipotético-dedutivo.
III- A Unidade de Geometria inclui procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento.
IV- Na etapa do Ensino Fundamental, já é possível estabelecer conexões entre as Unidades de Geometria e Álgebra.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Encontre o valor de x de modo que x2 − 4 = 0.
II- É possível construir um quadrado de área 4 u.a.?
III- Se 1/3 dos 33 alunos de uma turma são canhotos, quantos alunos desta turma são destros?
Na perspectiva da Resolução de Problemas, é CORRETO afirmar que se constitui um problema apenas o que se afirma em: