Questões de Concurso Público Prefeitura de Olivedos - PB 2025 para Nutricionista

Foram encontradas 13 questões

Q3697704 Nutrição
Os alimentos são matéria-prima principal para o preparo de receitas. Estas requerem etapas e técnicas de pré-preparo e preparo. No tocante à técnica dietética, analise as seguintes afirmações:

I- O preparo dos alimentos deve assegurar um adequado valor nutritivo dos alimentos.
II- Descascar, peneirar e moer são operações de separação de partes sólidas.
III- Decantar e centrifugar são operações com a finalidade de união dos alimentos.
IV- O processo de cocção tem por objetivo apenas aumentar a palatabilidade e digestibilidade dos alimentos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3697705 Nutrição
A elaboração de cardápios é uma tarefa atribuída ao nutricionista que exige conhecimentos técnicos da nutrição, além de saberes da Antropologia, Sociologia e Economia, considerando também aspectos afetivos, culturais e políticos. Diante disto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697706 Nutrição
A estrutura física de uma Unidade de Alimentação e Nutrição deve atender a recomendações das legislações específicas, como a Portaria CVS-6/99. Com base nesta portaria, analise as sentenças abaixo:

I- Nas instalações sanitárias exclusivas para funcionários das empresas produtoras de alimentos, fica proibido o descarte de papel higiênico em lixeira, devendo ser este diretamente descartado no vaso sanitário.
II- As paredes devem ser azulejadas com altura mínima de 1,5 m, de cor branca, acabamento liso e impermeável.
III- As janelas devem possuir telas com malhas milimétricas de 2 mm, de fácil limpeza e em bom estado de conservação.
IV- A área destinada ao pré-preparo de carnes, aves e pescado deve ter bancadas, equipamentos e utensílios de acordo com as preparações. Quando climatizadas, devem manter a temperatura entre 12 e 21° C.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3697708 Nutrição
A busca pela praticidade tem elevado o consumo de alimentos prontos para o consumo, por exemplo, as frutas e hortaliças minimamente processadas. Estas passam por operações de pré-preparo e preparo, como seleção, lavagem, descascamento, corte e embalagem, e, durante seu tempo de estoque, sofrem reações enzimáticas. Sobre as transformações causadas pelas reações enzimáticas em frutas e hortaliças minimamente processadas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697709 Nutrição
A respeito das alterações sofridas durante a transformação do músculo em carne, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697710 Nutrição
Na prática clínica, durante a anamnese, o nutricionista pode utilizar ferramentas para avaliação do estado nutricional dos pacientes, visando a reunir informações e identificar o tratamento nutricional adequado, ou seja, a avaliação é o primeiro passo no processo de cuidados nutricionais. Desta forma, avalie as afirmativas abaixo:

I- Diário alimentar é uma ferramenta em que o próprio paciente registra os alimentos e quantidades consumidas, normalmente de 3 a 7 dias. É mais preciso quando as anotações são realizadas no momento do consumo, evitando problemas com a memória ou atenção.
II- A Avaliação Subjetiva Global (ASG) é um método clínico simples, de baixo custo, não invasivo e validado de avaliação do estado nutricional, que considera alterações da composição corporal e outros dados, como alterações funcionais do paciente não hospitalizado.
III- O Questionário de Frequência Alimentar (QFA) tem por objetivo avaliar a frequência de consumo de grupos alimentares com nutrientes comuns, não especificando os nutrientes separadamente.
IV- A ferramenta Recordatório de 24h é caracterizada pelo registro dos alimentos e quantidades ingeridas nas últimas 24 horas pelo paciente. É aconselhável o cruzamento de dados de outros métodos, como o QFA, a fim de melhorar a estimativa de consumo dos alimentos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3697711 Nutrição
Os manipuladores de alimentos são de fundamental importância no controle da qualidade das refeições preparadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. De acordo com a RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697713 Nutrição
A epidemiologia nutricional é a ciência que se ocupa em estudar o efeito da dieta no desenvolvimento de doenças específicas, buscando compreender como a alimentação e fatores relacionados ao estado nutricional estão envolvidos no surgimento dessas doenças. Diante deste conceito, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697714 Nutrição
De acordo com os conhecimentos sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (Resolução CFN nº599/2018), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697715 Nutrição
No âmbito das Políticas Públicas, a atuação do nutricionista em Programas de Alimentação e Nutrição é indispensável. Assim, com base nas normas que regulamentam a atuação do nutricionista em Políticas e Programas de Alimentação e Nutrição, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697716 Nutrição
A correta conduta dietoterápica no controle da Diabetes Mellitus tipo 2 em adultos é fundamental para a prevenção de agravos (DM2) da doença e manutenção da qualidade de vida do paciente. Considerando os princípios da fisiopatologia e diretrizes dietoterápicas para adultos com DM2, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697717 Nutrição
Com base nos princípios da epidemiologia nutricional e nos métodos utilizados para a avaliação do consumo alimentar e do estado nutricional de populações, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3697718 Nutrição
Óleos e gorduras são de grande importância na alimentação humana, pois, além do fornecimento de energia, 9 kcal/g, possuem características funcionais. Sobre óleos e gorduras, analise as afirmativas abaixo:

I- Quando utilizados em receitas, os óleos e gorduras podem favorecer a palatabilidade, melhorar a maciez e leveza e aumentar a estabilidade da preparação por formar uma barreira contra a umidade no alimento.
II- Ao ser exposto à luz, calor e umidade, o óleo sofre oxidação, produzindo sabor e odor de ranço.
III- Óleos e gorduras apresentam diversas formas de uso culinário, como, por exemplo, meio de cocção. O método “dourar” é caracterizado pela utilização de uma pequena quantidade de gordura aquecida de 130 °C a 150 °C, e passando o alimento já cozido rapidamente.
IV- O óleo misto é composto por uma mistura de óleo de soja com, no mínimo, 30% de azeite de oliva.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: E
6: A
7: E
8: A
9: C
10: B
11: A
12: E
13: D