Questões de Concurso Público Prefeitura de Duas Estradas - PB 2024 para Professor Classe "B" - Ciências
Foram encontradas 30 questões
De acordo com a tira a seguir, a alternativa CORRETA é:
Disponível em: <https://www.instagram.com/dona.anesia/>. Acesso em: 03 mai.2024.
A tira a seguir se refere à questão:

Analise os seguintes períodos compostos oriundos da reportagem:
Mediante a análise dos trechos (1), (2) e (3), é CORRRETO considerar que, de acordo com a Norma Gramatical Brasileira (NGB):



I- No PPP, a dimensão política se refere ao compromisso com a formação do cidadão para atuar particularmente no contexto escolar e a dimensão pedagógica busca a organização dos conteúdos de ensino e das atividades diversas que serão implementados na escola.
II- A liberdade, como um dos princípios norteadores do PPP, deve ser considerada também, como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
III- Na discussão do PPP, a valorização do magistério é um princípio central. Assim, cabe à escola proceder ao levantamento das necessidades de formação continuada de seus profissionais, bem como elaborar seu programa de formação, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação desse programa.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Registrá-los, simplesmente, no diário de classe ou caderneta, para que fique claro os estudantes que foram aprovados ou reprovados.
II- Oferecer ao estudante, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma oportunidade de melhorar a nota ou conceito, permitindo uma nova aferição, visando à possibilidade de sua aprovação.
III- Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos estudantes e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender.
IV- Fazer uma revisão dos conteúdos, na busca de favorecer uma aprendizagem ainda não realizada ou o aprofundamento de determinada aprendizagem.
As possibilidades de utilização dos resultados das avaliações que estão fortemente centradas na concepção classificatória são aquelas descritas apenas nas afirmativas:

Fonte: Adaptado por CPCOM/IBGE, Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023.
Com base nos dados apresentado no gráfico anterior, assinale a alternativa CORRETA.
I- Os fundamentos pedagógicos explicitados na BNCC são o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral.
II- Do ponto de vista pedagógico, a BNCC propõe o fortalecimento da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento e o protagonismo do professor nas práticas educativas.
III- Por meio da indicação clara do que os alunos devem saber e, sobretudo, do que devem saber fazer, a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A partir deste contexto, em relação às habilidades a serem desenvolvidas dentro da Unidade “Vida e evolução”, é CORRETO o que se afirma em:
I- Dentro da Unidade de Vida e evolução, a habilidade de analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana requer que sejam considerados indicadores ambientais e de qualidade de vida, identificando e reconhecendo aperfeiçoamentos ocasionados pelo avanço das ciências e da tecnologia ao longo da história da humanidade, como, por exemplo, no tratamento de doenças e no aumento da qualidade de vida das pessoas.
II- Dentro da Unidade de Terra e Universo, a capacidade de observar e descrever ritmos naturais, tais como dia e noite, variação de temperatura e de umidade, em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, diz respeito a reconhecer, ordenar e relatar diferentes ritmos da natureza por meio da observação da paisagem em distintas escalas, culminando com a compreensão de que os fenômenos naturais se repetem, e auxilia a compreensão da temporalidade dos acontecimentos.
III- Dentro da Unidade de Matéria e Energia, para desenvolver a capacidade de avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, é necessário que discentes sejam capazes de identificar o uso de combustíveis, renováveis e não renováveis, bem como o funcionamento das máquinas térmicas (convertendo calor em trabalho), compreendendo como se deu seu aprimoramento ao longo do tempo.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A ciência é entendida por docentes de Ciências Exatas e Ciências Biológicas em formação como um corpo de conhecimento pautado em atividades experimentais que exigem a aplicação de um método vinculado à observação e experimentação para obtenção de resultados comprovados.
II- A concepção do que é ciência de docentes de Ciências Exatas e Ciências Biológicas em formação pode gerar, entre outros problemas, limitações das suas capacidades de coletar dados e analisar evidências dos processos de aprendizagens discentes.
III- Docentes de Ciências Exatas e Ciências Biológicas em formação precisam ter a compreensão acerca da criatividade de quem pesquisa como um elemento importante para se propor estratégias de coleta de dados, que, contudo, deve ser evitada para garantir a neutralidade da metodologia.
É CORRETO o que se afirma em: